Buscar

002) PROTOCOLOS DE REDES DE COMPUTADORES (QUESTÕES DE REVISÃO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Netstat – Exibe o estado da pilha TCP/IP na sua máquina local. 
Netstat -a – Afixa todas as conexão e portos de escutas (As conexões do lado do servidor são normalmente inibidas). 
Netstat -e – Afixa as estatísticas Ethernet. Pode ser combinada com a opção -s. 
Netstat -n – Afixa os endereços e os números de portos sob a forma numérica.
Netstat -p proto – Afixa as conexões para o protocolo especificado pelo proto. proto pode ser utilizado com a opção -s para afixar as estatísticas por protocolo. Proto pode ser TCP, UDP, ou IP. 
Netstat -r – Afixa o conteúdo da tabela do roteador. 
Netstat -s – Afixa as estatísticas por protocolo. Por padrão, as estatísticas em TCP, UDP e IP são visualizadas. A opção -p pode ser utilizada para especificar em sub-conjunto do padrão. 
Netstat intervalo – Afixa novamente as estatísticas selecionadas, com uma pausa de « intervalo » segundos entre cada afixagem. Pressione sobre Ctrl+C para parar a afixagem das estatísticas. 
Netstat -abnov – Afixa os processos que utilizam a conexão internet (Endereço IP, porto, endereço distante e o PID do processo que utiliza a conexão bem como seu nome).
Nbtstat – Atualização do cache do arquivo Lmhosts. Afixa as estatísticas do protocolo e as conexões TCP/IP atuais utilizando NBT (NetBIOS sobre TCP/IP). 
nbtstat-a – (Estado da carta) Lista da tabela de nomes da máquina distante (nome conhecido) 
nbtstat -A – (Estado da carta) Lista da tabela de nomes da máquina distante (endereço IP). 
nbtstat -c – (Cache) Lista o cache de nomes distantes e tidos como os endereços IP. 
nbtstat -n – (nomes) Lista os nomes NetBIOS locais. 
nbtstat -r – (Resolvidos) Lista os nomes resolvidos pela difusão e via Wins. 
nbtstat -R – (Carga) Esvaziamento e carregamento da tabela do cache de nomes distantes. 
nbtstat -s – (sessões) Lista a tabela de sessões convertendo os endereços de destino IP em nomes de hóspedes via o arquivo hóspedes. 
nbtstat -S – (Sessões) Lista a tabela de sessões com os endereços destino IP.
Arp – Resolução dos endereços IP em endereços MAC. Afixa e modifica as tabelas de traduções dos endereços IP em endereços físicos utilizados pelo protocolo de resolução de endereços ARP. 
Arp -a – Afixa as entradas ARP interrogando o protocolo de dados ativos. Se adr_inet é especificado, somente os endereços IP e físico do computador serão afixados. Se mais de uma interface de rede utiliza ARP, as entradas de cada tabela ARP são afixadas. 
Arp -g – Idêntica a (-a). 
Arp adr_inet – Especifica um endereço internet. 
Arp -N adr_if – Afixa as entradas ARP para a interface de rede especificada por adr_if. 
arp -d – Apaga o hóspede específico por adr_inet. 
arp -s – Acrescenta um hóspede e associa o endereço Internet adr_inet com o endereço físico adr-eth. O endereço físico é dado sob forma de 6 octetos hexadecimais separados por hífens. A entrada permanente. Especifica um endereço físico. 
adr_if – Definida, ela especifica o endereço Internet da interface cuja tabela de tradução dos endereços deveria estar modificada. Não definida, a primeira interface aplicável será utilizada.
ipconfig – Exibe as configurações de rede TCP/IP 
ipconfig /all – exibe o endereço físico (Mac Adress) de sua máquina. 
ipconfig /release – libera o ip 
ipconfig /renew – renova o ip 
ipconfig /flushdns – limpa o cache de dns da máquina.
Ping – Teste a conexão com um endereço IP. 
ping -t – IP ou host 
ping -l 1024 – IP ou host
Tracert – Exibe todos os endereços IP intermediários pelos quais passa o pacote entre a máquina local e o endereço IP específico. Este comando é útil se o comando ping não der resposta, para estabelecer qual o nível de falha da conexão. 
tracert [IP ou não do host] – (exemplo: tracert www.google.com.br)
Pathping – Ferramenta de rastreamento de rota que combina recursos dos comandos ping e tracert. Envia pacotes para cada roteador no caminho até o destino final durante um determinado período e depois calcula os resultados com base nos pacotes retornados de cada salto. Como o comando indica o grau de perda de pacotes em qualquer roteador ou link fornecido, fica fácil determinar quais roteadores ou links podem estar provocando problemas na rede.
1) Quais são os protocolos da camada de Internet da pilha TCP/IP. Explique cada um. R: Protocolo IP (Internet protocol) – Faz o caminhamento dos pacotes entre eles (Local ou Remoto) / Identifica se o pacote é para a rede local ou remota: Se for para a rede local ele solicita ao ARP o endereço físico do destino e envia o pacote. Se não for para a rede local, ele solicita ao ARP o endereço físico do Gateway Padrão / Consulta a tabela de rotas e identifica o IP do próximo salto / Ele pega o IP de destino e tenta achar uma rota para a máquina / Solicita ao ARP o endereço físico de destino do próximo salto / Decrementa o TTL (Time to Live). / Protocolo ICMP (Protocolo de Mensagens de Controle da Internet) – Quando algo inesperado acontece durante o processamento do pacote em um roteador, o evento é reportado ao dispositivo de origem pelo ICMP. Além desse monitoramento das operações da Internet realizado pelos roteadores, o ICMP também é usado para testar a Internet. Cada um desses tipos de mensagem ICMP é transportada e encapsulada dentro de um pacote IP. / Protocolo IGMP (Protocolo de Gerenciamento de Grupos de Internet) – É usado por hosts para reportar seus participantes de grupos de hosts a roteadores multicast vizinhos, é um protocolo assimétrico. / Protocolo ARP – Resolve o endereço lógico para o físico. / Protocolo RARP (Protocolo de Resolução Reversa de Endereços) – Associa um endereço MAC conhecido a um endereço IP. Permite que os dispositivos de rede encapsulem os dados antes de enviá-los à rede. Os dispositivos que usam o RARP exigem que haja um servidor RARP presente na rede para responder às solicitações RARP. 
2) Quais são os protocolos da camada de Transporte da pilha TCP/IP. Explique cada um. R: TCP – Transporte com garantia de entrega. A entrega é unicast, sequencial e confiável. Permite, Estabelecimento de conexão, Controle de fluxo e Controle de congestionamento. / UDP – Transporte sem garantia de entrega. A entrega pode ser unicast ou multicast, não confiável e não sequencial. 
3) O que é CSMA/CD. Explique. R: CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection) – Sistema de gerenciamento de tráfego que garante o funcionamento das redes Ethernet. Com este protocolo, um host verifica se há alguma onda portadora (Carrier) no barramento. Se não houver, é iniciada a transmissão. Logo em seguida, o host verifica novamente o barramento para certificar-se de que não houve colisão. Caso ela ocorra, todos os hosts envolvidos interrompem a transmissão e enviam uma mensagem a todos os hosts da rede (Broadcasting) para descartarem os dados. O host aguarda um tempo aleatório antes de tentarem transmitir novamente. 
4) Qual a camada e a porta dos protocolos a seguir. Explique para que serve. 
HTTP – Camada de Aplicação. Porta 80. Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) para serviços WWW (World Wide Web). 
HTTPS – Camada de Aplicação. Porta 443. Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. 
SMTP – Camada de Aplicação. Porta 25. Protocolo de transferência de correspondência Simples. 
SNMP – Camada de Aplicação. Porta 161. Protocolo de Gerenciamento de Rede Simples. 
DNS – Camada de Aplicação. Porta 53. Serviços de Nome de Domínio. 
DHCP – Camada de Aplicação. Porta 67. Protocolo de Configuração da Máquina Dinâmica. 
FTP – Camada de Aplicação. Porta 21. Protocolo de transferência de arquivos (FTP). 
FINGER – Porta 79. Serviço finger para informações de contato do usuário. 
GOPHER – Porta 70. Ferramenta de busca e recuperação de documentos de Internet Gopher. 
IMAP – Camada de Aplicação. Porta 143. Protocolo de Acesso à Mensagem via Internet. 
POP3 – Camada de Aplicação. Porta 110. Protocolo de Correio Eletrônico (versão 3). Usada para recebimentode e-mail. 
MYSQL – Porta 3306. Serviço de Banco de Dados MySQL. 
VNC – Porta 5900. Protocolo de internet que permite acessos remotos a outras máquinas. 
TELNET – Camada de Aplicação. Porta 23. O Serviço telnet. 
MICROSOFT-DS – Porta 445. Server Message Block (SMB) sobre TCP/IP. 
5) Para a realização de tarefas de forma remota, muito comum atualmente, podemos utilizar alguns protocolos. Qual dos protocolos, abaixo listados, permite uma comunicação remota segura com tráfego criptografado? R: SSH 
6) Quais frases abaixo descrevem protocolos da camada de aplicação? R: As afirmativas I e IV
I. Envio de e-mail / II. Encaminhamento de datagrama / III. Transporte lógico fim a fim / IV. Resolução de nomes na Internet / V. Adaptação a diferentes tipos de canal
7) É responsável pelo roteamento e endereçamento lógico das interface, trabalhando com os dados no formato de pacotes. Esta camada verifica o endereço lógico para constatar se o endereço corresponde ao dispositivo. A qual camada o texto se refere? R: Rede 
8) O uso de portas de aplicação permite a utilização de diversas aplicações simultâneas num dispositivo e o tratamento de diversas solicitações. A camada da arquitetura TCP/IP que faz uso dessa informação para executar sua tarefa é: R: Camada de Transporte 
9) Um determinado grupo formado por Universidades e Grandes empresas desejam criar uma grande rede no formato da Internet sendo assim é correto afirmar que: R: I e II
I. O grupo poderia usar o modelo de comutação de pacotes para ser implementado nessa rede como o melhor custo e desempenho / II. Poderia ser utilizado o modelo de camadas como forma de organizar os protocolos existentes na rede / III. Poderia utilizar um protocolo orientado a conexão com controle de fluxo e congestionamento como alternativa para um maior desempenho nas aplicações de voz e vídeo.
10) Baseado no modelo OSI, correlacione a coluna 1 com a coluna 2, temos:
A opção que apresenta de forma correta a sequência que será apresentada na coluna 2 é: 
R: III - V - II - VI - I - VII – IV
11) Qual camada do modelo OSI encapsula o segmento em pacotes? R: Rede
12) Em cada estágio do processo de envio e recebimento de mensagens, uma PDU (Unidade de dados de protocolo) recebe um nome diferente em cada camada de comunicação. Baseada na figura abaixo, assinale a opção correta de nomeclatura de PDU que corresponde respectivamente as seguintes camadas: aplicação, transporte, rede, enlace e física: R: Dados, segmento, pacote, quadro e bit
13) Uma arquitetura de rede é usualmente organizada em um conjunto de camadas e protocolos com o propósito de estruturar o hardware e o software de comunicação. Como exemplos, têm-se as arquiteturas OSI e TCP/IP. A arquitetura TCP/IP, adotada na Internet, é um exemplo concreto de tecnologia de interconexão de redes e sistemas heterogêneos usada em escala global. Com relação à arquitetura TCP/IP, assinale a opção correta. R: A camada de rede, também denominada inter-rede, adota endereços IP para identificar as redes e seus dispositivos. Para interconectar redes básicas que adotam diferentes tamanhos máximos de quadros, a camada de rede adota os conceitos de fragmentação e remontagem de datagramas. 
14) Os protocolos orientados à conexão são caracterizados pela necessidade de estabelecimento de uma conexão e consequente verificação da disponibilidade do receptor antes do início da transmissão efetiva dos dados. Sobre os protocolos orientados à conexão é correto afirmar: R: É utilizado quando é necessária a garantia da entrega.

Continue navegando