Buscar

Resenha Criança e a Cidadania

Prévia do material em texto

Resenha: A Criança e a Cidadania
 As propostas e práticas educativas possuem relação com a educação, pois através da semelhança das crianças na família, escolas, pré-escolas, creches e instituições.
 Entender como é a interação de uma criança na sociedade é como estar presente na Educação Infantil. Seu primeiro contato em sociedade está relacionado com sua educação. Porém desde o momento de seu nascimento esta criança já se torna uma cidadã. Foi dado à ela o direito a vida, a saúde, a educação ao lazer e etc.
 A partir da década de 1980 ampliou-se a garantia dos direitos dos cidadãos brasileiros, dentre eles a educação de crianças pequenas. A Educação Infantil foi contemplada como um desses direitos.
 A legislação educacional passou a reconhecer a criança como sujeito de direitos - “criança cidadã”. Entre esses direitos o acesso à educação em pré-escolas, creches e instituições.
 Os projetos e práticas pedagógicas constituem o processo no atendimento às crianças de até seis anos de idade.
 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) especifica bem essa lei dos direitos da criança e considera-se que a criança tenha direito á cidadania. As leis promovem o desenvolvimento integral da criança.
 As preocupações hoje estão voltadas à formação dos cidadãos , que discutem a qualidade da educação oferecida. Porém, nem sempre houve essa preocupação, acarretando com isso precariedades no funcionamento das instituições.
 Durante algumas pesquisas nota-se que que a educação infantil mantém relação com a concepção que se tem do papel docente.
 O professor de Educação Infantil tem fundamental importância diante da criança, tanto ele quanto a criança interagem juntos.
 Torna-se importante mudar a ruptura que ainda existe nas escolas hoje entre o discurso e a materialização nas instituições de crianças menores de seis anos.

Continue navegando