Buscar

Ética no trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética: conceito e evolução 
A ética nasceu na Grécia,  que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens.
O pensamento ético busca julgar o comportamento humano, dizendo o que é certo e errado, justo e injusto. A busca pela ética se traduz pelas escolhas que o homem faz. As opções certas leva à um caminho de virtude, verdade e a relações justas.
A distinção entre ética e moral é que são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.
É preciso saber a diferença entre ética da moral e do direito, elas se distinguem porem tem grandes vínculos . Ética e o Direito têm seus próprios rumos, sem que um dependa do outro. Correm paralelos e podem ter sobreposições por provir da moral. A ética é, necessariamente, individual e o Direito, individual ou coletivo. A ética baseia-se em valores predominantemente culturais e o Direito, para manter a ordem social.
A ética na civilização grega tinha uma relação muito estreita com a política, tendo como base a cidadania e a forma de organização social. Segundo os filosóficos Sócrates, Aristóteles e Platão o ponto em comum é que o homem deverá pôr os seus conhecimentos ao serviço da sociedade, de modo a que cada um de seus membros possa ser feliz.
 A ética antiga era uma maneira de educar o sujeito moral (seu caráter) no intuito de propiciar a harmonia entre o mesmo e os valores coletivos, sendo ambos virtuosos.
 Na idade media o conceito de ética altera-se radicalmente com o cristianismo, através de S. Tomás de Aquino , tem a idéia de que a virtude se define a partir da relação com Deus e não com a cidade ou com os outros. Deus nesse momento é considerado o único mediador entre os indivíduos. Defendia que só o encontro do homem com Deus lhe permitirá atingir a felicidade.
A partir da Idade moderna os princípios éticos e morais distanciam da doutrina religiosa, a ética passou a ser vista novamente enquanto voltada para a busca da felicidade coletiva, retomando seu sentido original grego, vinculado com a política, compondo orientações para a realização plena do cidadão. A ética moderna traz à tona o conceito de que os seres humanos devem ser tratados sempre como fim da ação e nunca como meio para alcançar seus interesses. Essa idéia foi defendida por Kant.
Na era contemporânea , Friedrich Hegel traz uma nova perspectiva sendo que a ética deve ser determinada pelas relações sociais.
Nietzsche atribui a origem dos valores éticos, não à razão, mas a emoção, totalmente desvinculada da religião. Para ele, o homem forte é aquele que não reprime seus impulsos e desejos.

Outros materiais