Buscar

22 Unidade I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Unidade I
Introdução ao estudo da percepção
Disciplina: Psicologia da Percepção
Profa: Lucyenne Rosas
Referência: Schiffman, H. R. Sensação e Percepção. 5ªed. LTC. RJ, 2005. (Capítulo 1)
*
*
*
Sentimos naturalmente nosso 
ambiente e tudo o que dele faz parte.
A percepção tem relevância para a 
psicologia? 
Como conhecemos nosso ambiente?
O mundo existe exatamente como o percebemos?
*
*
*
Quão próxima será a correspondência 
verdadeira entre o mundo físico e o
mundo subjetivo e interior criado por
nossos sentidos? 
Por exemplo:
Examinem as duas linhas a seguir:
*
*
*
*
*
*
As duas linhas verticais parecem desiguais no comprimento. No entanto, apesar dessa evidência óbvia fornecida por nossos sentidos, as duas linhas são fisicamente iguais. O que observamos é uma ilusão de comprimento, chamada ilusão de Müller-Lyer.
*
*
*
Ainda que nosso conhecimento do mundo dependa dos sentidos, é importante reconhecer que o mundo criado por eles nem sempre corresponde exatamente à realidade física.
Certas fontes de informação sensorial muitas vezes nos induzem a erros e distorções que desvirtuam a representação do mundo.
*
*
*
A compreensão de como nos tornamos conscientes do nosso ambiente físico e da relação entre mundo exterior e nossa experiência consciente lança desafios fundamentais aos psicólogos que estudam a sensação e a percepção.
*
*
*
SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
Sensação:refere-se ao processo inicial de detecção e codificação da energia ambiental. É o contato inicial entre o organismo e o ambiente. Esse contato se dá através de unidades neurais especializadas ou células receptoras que reagem a tipos específicos de energia.
*
*
*
Percepção: refere-se ao produto dos processos psicológicos nos quais significado, relações, contexto, julgamento, experiência passada e memória desempenham um papel.
A percepção envolve organização, interpretação e atribuição de sentido àquilo que os órgãos sensoriais processam inicialmente.
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Por que estudar a sensação e a percepção?
*
*
*
PORQUE:
Seus conceitos, problemas e temas são essenciais para a história da ciência, em geral, e fundamentais para a psicologia experimental, em particular
Esses conceitos são importantes para o conhecimento e tomada de consciência no presente de nós próprios e de nosso ambiente. 
*
*
*
Esses conceitos estão intimamente ligados a aspectos importantes da nossa interação diária com o ambiente. Por exemplo, a uma vasta relação de aparelhos que são projetados para a extração de informações significativas pelos sistemas sensoriais humanos:
*
*
*
Semáforos, automóveis, relógios, 
telefones, aparelhos de som, imagens
de vídeo, etc.
*
*
*
O estudo da sensação e da percepção permite aos cientistas identificar e tratar indivíduos com deficiências sensório-perceptuais.
Estudar a sensação e a percepção deriva da curiosidade científica geral sobre o mundo em que vivemos e sobre nós mesmos.
*
*
*
Finalmente, estudamos a sensação e a percepção porque são tópicos intrinsecamente interessantes que nos ajudam a responder a questões básicas relativas a nossa existência diária, especialmente como vemos, ouvimos, sentimos o gosto e usamos os outros sentidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando