Buscar

201785 143216 MINI+AULA+

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“ Estágios de desenvolvimento e de crescimento econômico ” 
Tatiane SANTOS BERNARDY
Definição de economia:
Economia é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.
Ex: a construção de uma casa.
Economia na Bíblia …
Economia é na verdade uma palavra muito antiga . Já no Novo Testamento, ela é usada para referir-se ao “governo de Deus sobre as coisas do mundo”.
CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:
O desenvolvimento econômico aborda questões de caráter social, como o bem-estar, nível de consumo, índice de desenvolvimento humano, taxa de desemprego, analfabetismo, qualidade de vida, entre outros.
O Processo de desenvolvimento econômico supõe ajustes institucionais, fiscais e jurídicos, incentivos para inovações , empreendedorismo e investimentos, assim como condições para um sistema eficiente de produção, circulação e distribuição de bens e à população.
Fazendo uma analogia,
Quando uma semente se torna uma planta adulta, está exercendo um potencial genético: em outras palavras, está desenvolvendo-se. 
Desenvolvimento - macroeconomia
A macroeconomia estuda o comportamento dos grandes sistemas econômicos e a economia do mundo como um todo, níveis de produção e de renda, flutuações da economia, inter-relações entre setores da economia, efeitos das decisões governamentais sobre o processo econômico e também do nível de emprego, poupança, investimento e consumo do nível geral de preços. 
Macroeconomia:
Seus principais focos são geralmente colocados sobre o rápido crescimento do produto e do consumo, o aumento da oferta de empregos, a manutenção da baixa inflação e o comércio internacional.
- Estuda o todo, a nação.
Desenvolvimento - microeconomia
A microeconomia, em contraposição, tem por objeto o modo como os indivíduos, suas famílias e as organizações – em especial, as empresas fazem negócios e tomam decisões econômicas, ou seja, microeconomia é a ciência econômica voltada ao estudo do comportamento de “unidades de consumo”.
Microeconomia: 
é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, comportamento dos compradores e vendedores de tais bens.
 
- Estuda a individualidade e a particularidade.
PODE-SE DIZER QUE:
A microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo, com o geral.
Estágios do desenvolvimento econômico:
Período pré-moderno:
Período moderno: 
Período contemporâneo: 
período pré-moderno: 
compreende as economias das civilizações antigas.
Regimes teocráticos, e obedientes à férrea disciplina e ao controle total do comércio pelos seus dirigentes. 
A partir do ano 1000 a.C.: preocupação mais concreta com os fatos econômicos.
No Império Romano, houve grandes modificações no sistema econômico, perceba:
Com o Império Romano, consolidava-se a expansão comercial, as funções do dinheiro, criavam-se os impostos mais altos e aumentavam as despesas do governo. 
Foi com o Império Romano que nasceu a agiotagem, e a riqueza se concentrou nas mãos de uma minoria. Haviam pessoas abastadas e profundamente ricas, assim como pessoas absolutamente pobres.
As causas econômicas do declínio do Império Romano resultaram da grande concentração das riquezas por grupos minoritários, grandes propriedades rurais improdutivas, servidão dos pequenos e médios agricultores, separação sempre maior entre ricos e pobres e crescente escassez de alimentos.
período moderno: 
inclui as épocas do mercantilismo e da fisiocracia.
No Mercantilismo : 
Período do século XV até meados do século XVIII;
- Principal característica: forte intervenção estatal na economia. Serviu como uma fase de transição entre o pensamento feudal para o pensamento capitalista. 
Os tipos de mercantilismo adotados tinham como princípios:
O acúmulo de metais preciosos;
Balança comercial favorável;
-Grande intervenção do Estado (absolutista), que controlava preços, fixando tarifas alfandegárias, controlando a quantidade de mercadoria.
na fisiocracia:
Em oposição a esta prática mercantilista surge a primeira corrente de pensamento (em meados do século XVIII), a Escola Fisiocrata, que, apesar de destacar a atividade agrícola e não a industrial, vai abrir caminho para o Liberalismo Econômico . 
 
Fisiocrata vem de Fisiocracia que significa "Reino da Natureza".
 
Os fisiocratas acreditavam que a riqueza de uma nação não estava no acúmulo de metais preciosos mas na produção.
Não na produção industrial mas na agrícola. Para eles esta atividade era a única que partia de uma quantidade de objetos e no final obtinha uma quantidade maior dos mesmos objetos. Com a atividade industrial isto não acontecia: apenas havia a transformação de uns objetos em outros não aumentando, por conseqüência, a riqueza das nações.
Idade Contemporânea:
 época da História que tem início em 1789 (começo da Revolução Francesa) e que se estende até os dias atuais.  
 
- Se inicia com Adam Smith no final do século XVIII chegando aos nossos dias.
- Consolidação do capitalismo como sistema econômico.
- Desenvolvimento industrial.
- Ascenção política e econômica da burguesia industrial, principalmente nos países europeus.
- Consolidação do regime democrático após meados do século XIX.
Neocolonialismo e Imperialismo: disputa de territórios, mercados consumidores e fontes de matérias-primas pelas potências europeias.
Amplo desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir de meados do século XX.
Despontamento, no século XX, dos Estados Unidos como grande potência.
- Globalização da economia a partir de meados do século XX.
 
Crescimento econômico:
Crescimento econômico: 
- Refere-se ao aumento da capacidade produtiva da economia e, portanto, da produção de bens e serviços de determinado país ou área econômica. 
 Também colaboram para o crescimento econômico as inovações tecnológicas, expansão da força de trabalho e o aumento da receita nacional poupada e investida.
Crescimento econômico:
É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB) per capita. Diferentemente do Produto Interno Bruto (PIB), relativo à produção no âmbito do território nacional, o PNB refere-se ao valor agregado de todos os bens e serviços que resultam da mobilização dos recursos nacionais, incluindo-se aí os rendimentos obtidos de investimentos no exterior.
Produto Interno Bruto (PIB)
O PIB corresponde a soma de tudo o que é produzido dentro de um espaço geográfico, em determinado período de tempo, independente de quem o produziu, seja agente econômico nacional ou estrangeiro.
Produto Nacional Bruto (PNB)
PNB é o resultado de tudo o que foi produzido pelos agentes econômicos de determinado país, em qualquer parte do mundo.
Se o PIB considera o que foi feito dentro de um país, o PNB considera, para seu cálculo, o que foi produzido pelos agentes econômicos nacionais, localizados em qualquer parte do mundo. 
- Ex: Refinaria de Pasadena (EUA) - Petrobrás
sintetizando ……
Quando se fala em crescimento econômico , estamos pensando na renda nacional per capita . A renda per capita é considerada o melhor indicador para se aferir a melhoria do bem estar , do padrão de vida da população.
Mas, o fato do país estar aumentando sua renda per capita não necessariamente significa que está tendo uma melhoria do seu padrão de vida. O crescimento econômico capta apenas o crescimento da renda per capita. 
Um país está realmente melhorando seu nível e desenvolvimento ecônomico e sociais, juntamente com o aumento da renda per capita, se estiver também melhorando os indicadores sociais (pobreza, desemprego, saúde, educação, etc.).
RESUMINDO……
O "crescimento econômico" difere do "desenvolvimento econômico" em alguns aspectos, pois, enquanto o crescimento econômico se preocupa apenas com questões quantitativas, como por exemplo, o produto interno bruto e o produto nacional bruto, o desenvolvimento econômico aborda questões de caráter social, como o bem-estar, nível de consumo, índice de desenvolvimento humano, taxa de desemprego, analfabetismo, qualidade de vida, entre outros.
OBRIGADA !!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando