Buscar

ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Prévia do material em texto

ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA
	
	 1a Questão (Ref.: 201609144723)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com base nas ações básicas de saúde no âmbito da saúde da família, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma ação preventiva
		
	 
	Prescrição de exercícios físicos, fármacos e aferição da PA em pacientes hipertensos
	
	O profissional em saúde deve orientar a futura mãe a amamentar, informando-a sobre as vantagens do aleitamento materno tanto para mãe quanto para o bebê
	 
	Distribuição gratuita de preservativos nos hospitais
	
	Controle de vetores, como o mosquito da dengue
	
	Instruções e incentivo ao cumprimento do calendário vacinal, em especial, às crianças
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609989315)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação à Portaria n. 2.488, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, afirma-se:
		
	
	Para a Estratégia de Saúde da Família (ESF)
	 
	Para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde(PACS).
	 
	Para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
	
	Para as ações somente de prevenção à saúde.
	
	Para as Equipes de Saúde Bucal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609144714)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a legislação do SUS, é da competência dos municípios
		
	
	O atendimento de emergência e atenção primária e secundária dos partos e vigilância sanitária, cabendo aos níveis estaduais os programas de saúde pública e o atendimento hospitalar altamente especializado
	
	O conjunto das atividades de emergência médica e de saúde pública, cabendo aos níveis estaduais as campanhas de vacinação e o atendimento altamente especializado ao setor privado
	
	O cuidado médico hospitalar e médico individual, em todos os níveis de complexidade, cabendo aos governos estaduais os programas de saúde pública
	
	Desenvolver os programas de saúde pública em conjunto com o setor privado e delegar a responsabilidade da assistência hospitalar aos convênios de saúde
	 
	Prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609845812)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação ao Programa Estratégia Saúde da Família, as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:
		
	 
	Todas as alternativas estão erradas.
	
	c) A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.
	 
	Embora seja coordenado por enfermeiro, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde não faz parte da Estratégia de Saúde da Família.
	
	Os princípios fundamentais da atenção básica no Brasil são: integralidade, universalidade, eqüidade e participação social.
	
	As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde da comunidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609813624)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O sistema de saúde brasileiro está constituído por um amplo conjunto de instituições gestoras e prestadoras de serviços do setor público de saúde, mantido pelas três esferas de governo, e ampliado com a participação do setor privado contratado. Em relação ao SUS, julgue os itens seguintes com V para verdadeiro e F para falso:
		
	 
	Compete ao Ministério da Educação ordenar a formação dos recursos humanos de todas as áreas, incluindo a área da saúde, podendo, no entanto, sempre que necessário, convocar o SUS para participar e emitir parecer a respeito de cada processo.
	 
	A legislação permite, de maneira ampla, que a assistência à saúde seja livre à iniciativa privada, porém estabelece que a contratação de serviços privados de saúde pelo SUS, em caráter complementar, deverá considerar de forma preferencial as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
	 
	O poder de regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre o setor de planos privados de saúde implica em, entre outras medidas, celebrar termos de compromisso de ajuste de conduta, estabelecer normas para ressarcimento do SUS, e até a liquidação extrajudicial de uma empresa, quando cabível.
	 
	Pessoas que sejam proprietárias, administradores ou dirigentes de entidades ou serviços contratados pelo SUS estão impedidas de exercerem cargos de chefia no âmbito do próprio SUS.
	 
	Estão submetidas à regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) as empresas que operam planos privados de assistência à saúde, excluídas aquelas do tipo cooperativas médicas e cooperativas odontológicas.

Continue navegando