Buscar

1.1 Sistema da Informação

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GDU0006_A1_201402263783_V2
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ELIANE MACHADO DE SOUZA
	Matrícula: 201402263783
	Disciplina: GDU0006 - ADMINISTRAÇÃO DE S.I 
	Período Acad.: 2017.1 DP (GF) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Os sistemas podem ser classificados de muitas formas. Eles podem ser considerados simples ou complexos. Um sistema estável e não adaptável, permanece igual ao longo do tempo. Enquanto um sistema dinâmico e adaptável sofre modificações. Sistemas abertos interagem com seus ambientes; sistemas fechados não. Alguns sistemas existem temporariamente, outros são considerados permanentes. Nas alternativas a seguir indique aquela que possui o conceito correto
		
	
	
	
	
	Estabilidade: todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos.
	
	
	Globalismo: todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade deverá produzir mudanças em todas as outras unidades deste.
	
	
	Totalidade: todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos.
	
	
	Objetivo: todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade deverá produzir mudanças em todas as outras unidades deste.
	
	
	Propósito: todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade deverá produzir mudanças em todas as outras unidades deste.
	
	
		2.
		O principal desafio do administrador da área de Tecnologia da Informação (TI) é projetar e gerenciar a tecnologia para ajudar a empresa a construir vantagem competitiva. Nesse sentido, pode-se afirmar que Gestão Estratégica de TI consiste em:
		
	
	
	
	
	Focar na operação de hardware da empresa.
	
	
	Implantar portal de internet junto ao sistema da empresa.
	
	
	Atualizar a base computacional instalada na empresa.
	
	
	Responder às necessidades de informação pelos diversos usuários da empresa.
	
	
	Identificar oportunidades de diferenciação da empresa no mercado possibilitadas pela TI.
	
	
		3.
		Característica que faz parte da organização como um sistema aberto, exceto:
		
	
	
	
	
	Comportamento probabilístico e não- determinístico: o ambiente inclui variáveis desconhecidas e incontroláveis.
	
	
	Fronteiras ou limites: Os sistemas abertos não possuem fronteiras ou limites.
	
	
	Resiliência: Capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo.
	
	
	Interdependência das partes: A mudança em uma das partes provoca impacto sobre as outras
	
	
	Morfogênese: Capacidade de modificar a si próprio e sua estrutura básica.
	
	
		4.
		Os sistemas podem ser classificados em abertos ou fechados, conforme sua natureza. Os sistemas abertos são mais complexos e exigem mais atenção. A empresa ou organização é um sistema, posto que é um conjunto de partes, cada qual com seu objetivo, que juntas concorrem a um objetivo comum.
I. A empresa é um sistema aberto
PORQUE
II. Possue relação de troca com o meio ambiente em que está inserida.
Com relação a relação entre as afirmativas I e II, podemos concluir que:
		
	
	
	
	
	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa
	
	
	A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
	
	
	Ambas as afirmativas são falsas
	
	
	As 2 afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	
	
	As 2 afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
	
	
		5.
		Com a implementação de um Sistema de Informação as empresas procuram um benefício significativo, preferencialmente de longo prazo sobre a concorrência, e que proporcione o aumento do custo de oportunidade. De qual benefício estamos falando:
		
	
	
	
	
	Estratégia
	
	
	Clientes
	
	
	Vantagem Competitiva
	
	
	Operações
	
	
	Lucro
	
	
		6.
		O sistema de informação assume papel estratégico nas organizações na era dos mercados globais. Auxiliando na tomada de decisões rápidas e acertadas, revitalizando processo de negócios e obtendo vantagens competitivas. Dentre as principais funções de um Sistema Organizacional, podemos citar EXCETO:
		
	
	
	
	
	Comportamento probabilístico: no qual a ação humana nunca é totalmente previsível. As pessoas são complexas, respondendo a muitas variáveis, que não são totalmente compreensíveis.
	
	
	Fronteiras ou Limite: é a linha que serve para demarcar o que está dentro e o que está fora do sistema. Nem sempre a fronteira de um sistema existe fisicamente.
	
	
	Recursos de Dados: que constituem conhecimento valioso como recurso para o Feedback.
	
	
	Adaptabilidade: que é a mudança na organização do sistema, na sua interação ou nos padrões requeridos para conseguir um novo e diferente estado de equilíbrio com o ambiente externo.
	
	
	Interdependência das Partes: a organização é um sistema social com partes independentes e inter-relacionadas. O sistema organizacional compartilha com os sistemas biológicos a propriedade de uma intensa interdependência de suas partes, de modo que uma mudança em uma das partes provoca um impacto sobre as outras.
	
	
		7.
		De acordo com a Teoria Geral de Sistemas (TGS), um sistema é caracterizado por um conjunto determinado de parâmetros. Os parâmetros de um sistema são: Entrada (ou Insumo), Processamento (ou Processador), Saída (ou Produto), Retroalimentação (ou Retroação) e Ambiente.
Com relação aos parâmetros de um sistema, avalie as afirmações seguintes:
I. Ambiente é o meio que envolve externamente o sistema. Em um sistema aberto esse meio se relaciona de tal forma com o sistema que existe entre ambos - sistema e ambiente - uma constante interação.
II. Processamento é a função de sistema que visa comparar a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido. O processamento tem por objetivo a atividade de controle.
III. Saída (output) é a finalidade para a qual se reuniram elementos e relações do sistema.
IV. Retroalimentação (feedback) é  o fenômeno que produz mudanças, é o mecanismo de conversão das entradas em saídas.
V. Entrada (input) é a força de arranque ou de partida do sistema que fornece o material ou energia para a operação do sistema.
São verdadeiras SOMENTE as afirmações:
		
	
	
	
	
	I e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	II, III e V.
	
	
	I, III e V.
	
	
		8.
		Há um modelo que é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. Dentro desse novo posicionamento, a abordagem sistêmica teve profundas repercussões na teoria administrativa. Estamos falando de que modelo?
		
	
	
	
	
	Modelo do Sistema Integrado
	
	
	Modelo do Sistema Probabilístico
	
	
	Modelo de Sistema Fechado
	
	
	Modelo de Sistema Aberto
	
	
	Modelo do Sistema de Regulações

Continue navegando