Buscar

Avaliandos de arranjos

Prévia do material em texto

Avaliando 1
	
	 1a Questão (Ref.: 201307383805)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como é determinado o estado físico dos fluidos presentes no reservatório?
		
	 
	Através da análise do comportamento da mistura e das condições de pressão e temperatura a que estiver submetida.
	
	Através da análise do comportamento da mistura.
	
	Através da análise da variação de pressão.
	
	Através da análise da variação de temperatura.
	
	Através da análise do tipo de fluido que vai ser levado pra superfície.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307441820)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão Modificada - UDESC/11) A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912. Segundo este autor a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o período Mesozóico, como se fosse uma espécie de nata flutuando sobre um magma semilíquido e passeando em diferentes direções. Assinale a alternativa que contém o nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial.
		
	
	Gaia
	
	Riftis
	 
	Pangéia
	
	Placas tectônicas
	
	Folhelhos de Wegener
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307442581)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	( Questão modificada - Petrobras,2010) O conjunto de transformações físicas e químicas sofridas pelos sedimentos, após a sua deposição, dá-se o nome de:
 
		
	
	Metassomatismo;
	
	Recristalização.
	 
	Diagênese;
	
	Compactação;
	
	Cimentação;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307441383)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise os estágios evolutivos descritos a seguir marque a opção correta;
I - Diagênese, caracteriza-se por ocorrências de atividade bacteriana, a uma dada temperatura apropriada, onde existe a formação do querogênio.
II - Catagênese, caracteriza-se por ocorrência de temperaturas mais altas que a diagênese, onde o querogênio se transforma em hidrocarbonetos líquidos e gasosos.
III - Metagênese, caracteriza-se por ocorrências de temperaturas mais altas que a catagênese, onde há a transformação dos hidrocarbonetos líquidos em óleo pesado e gás.
 IV- Metamorfismo, caracteriza-se por temperaturas mais altas que a metagênese, onde há a transformação dos hidrocarbonetos em xisto, gás carbônico e hidrogênio. Para que ocorra a geração do petróleo e gás natural é necessário que seja delineado um processo natural com os estágios.
		
	
	As opções I, II e III estão corretas;
	 
	As opções I e II estão corretas;
	
	Estão corretas as Opções II, III e IV.
	
	As opções I e III, estão corretas;
	
	Todas as opções estão corretas;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307441386)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre Diagênese é correto afirmar que;
		
	
	O produto gerado é o gás Pentano bioquímico ou biogênico;
	
	A continuação do processo, avançando até 210 C, propicia a quebra das moléculas de hidrocarbonetos líquidos e sua transformação em gás leve;
	
	O incremento de temperatura até 165 C, é determinante da quebra das moléculas de querogênio e resulta na geração de hidrocarbonetos líquidos e gás;
	 
	Esta na faixa de temperatura de 65 C, predomina a atividade bacteriana que provoca a reorganização celular e transforma a matéria orgânica em querogênio.
	
	Ultrapassando a temperatura de 210 c, a continuação do incremento de temperatura leva à degradação do hidrocarbonete gerado, deixando como remanescente Grafite, Gás Carbonico e algum resíduo de Gás metano
		
Avaliando 2
	
	 1a Questão (Ref.: 201307441856)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Das alternativas abaixo, qual melhor define o conceito de Compressibilidade efetiva da formação:
		
	 
	É quando os poros de uma rocha-reservatório estão cheios de fluidos que exerce pressão sobre as paredes dos mesmos, então o volume dos poros dependerá sua pressão interna.
	
	Nos espaços vazios encontra-se o óleo e os grãos da rocha estão rodeados de água, embora seja possível que os grãos estejam rodeados pelo óleo;
	
	A compressibilidade efetiva da formação é o somatório da variação fracional dos volumes dos poros e a variação de pressão.
	
	ao ser retirado uma certa quantidade de fluido do interior de uma rocha, a pressão aumenta e os poros têm os seus valores reduzidos.
	
	Pode ser calculado como o percentual de espaços vazios encontrados na rocha dividido pelo volume total da mesma;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307441890)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os mecanismo de produção é correto afirmar que: I _ Os mecanismos de produção de reservatório são os fatores que desencadeiam os efeitos que permitem a produção. II - Mecanismo de gás em solução - Ocorre exclusivamente em reservatórios de óleo. Quando uma zona de óleo é colocada em produção observa-se uma queda de pressão no reservatório. Quando se atinge o ponto de saturação do óleo dá-se a deslocação dos líquidos e vaporização das frações mais leves do óleo. O gás ao ser mais expansível que o líquido, facilita o deslocamento do óleo do meio poroso para o poço. No entanto, este mecanismo possui uma limitação. Quanto maior a queda de pressão, mais gás se expande e mais líquido é deslocado. Mas mais hidrocarbonetos são vaporizados e também deslocados para o poço. Quanto mais gás fluir mais dificilmente o óleo se movimenta na rocha, tendo como resultado o abandono do reservatório mesmo quando as quantidades de óleo ainda são significativas. III - Mecanismo de capa de gás - ocorre em reservatórios que contém líquido e vapor em equilíbrio. A fase de vapor por ser menos densa acumula-se acima da fase líquida, formando uma capa de gás. Quando se dá a redução da pressão no reservatório, que se transmite para a capa de gás, a capa de gás expande-se e penetra na zona de óleo. O gás ao ser mais expansível que o líquido, facilita o deslocamento do óleo do meio poroso para o poço. IV - Mecanismo de influxo de água - Ocorre em reservatórios de óleo ou gás, que se encontrem em contacto com formações saturadas em água (aquíferos). Após a redução da pressão do reservatório, que se transmite para o aquífero, dá-se a redução do volume do poro que contém a água, o que induz à invasão de água na zona de óleo. O influxo de água desloca o óleo para os poços de produção e mantém a pressão elevada na zona de óleo.
		
	
	Somente a opção I esta correta
	 
	Todas as afirmações estão corretas;
	
	As afirmações I, II e III estão corretas;
	
	Apenas a opção I esta incorreta;
	
	Todas as afirmações estão incorretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307444170)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESGRANRIO,2011) Viscosidade de fluidos é comumente expressa em centipoise, apesar de sua unidade no SI ( sistema internacional ) de unidades ser Pa.s. Sabendo-se que centipoise (cP) é a centésima parte do Poise (P) e que Poise é g.cm-1.s-1, pode-se afirmar que um óleo com viscosidade igual a 30 cP tem uma viscosidade, expressa em Pa.s, igual a:
		
	 
	0,3
	
	0,03
	
	3
	
	30
	
	0,003
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307444171)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão modificada - CESGRANRIO,2012) Para perfuração de poços, utilizam-se sondas de perfuração. Para auxiliar nessa tarefa, utilizam-se fluidos de perfuração, conhecidos como lamas. Os principais tipos de lamas são à base água, óleo e/ou ar. Tais fluidos (lamas) servem para:
		
	
	retirar material formado pela operação da broca e eliminar o desgaste da broca;
	
	lubrificar a broca e cimentar as paredes do poço com a formação rochosa;
	
	garantir a total estabilidade da parede do poço e lubrificar a coluna de perfuração.
	 
	lubrificar a broca e para auxiliar a estabilidade da parede do poço;
	
	garantir a total estabilidade da parde do poço e eliminaro desgaste da broca;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307442590)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As zonas sísmicas do globo estão associadas:
		
	
	aos escudos cristalinos ou maciços antigos.
	
	à presença de estruturas geológicas muito antigas.
	
	aos dobramentos antigos.
	 
	às áreas de contacto das placas tectônicas.
	
	à formação das bacias sedimentares.
Avaliando 3
	
	 1a Questão (Ref.: 201307444143)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Questão modificada - CESGRANRIO,2005) A Razão de Solubilidade (Rs) é definida como: Rs = [volume de gás dissolvido (std)] / [volume do óleo residual (std)] onde (std) significa condição standart. Tomando como base esta definição, assinale a afirmação que não esta correta.
		
	 
	Rs é constante acima da pressão de bolha;
	 
	O valor de Rs independe da maneira como o gás é liberado do óleo;
	
	A Rs do óleo residual é conceitualmente igual a zero.
	
	Rs aumenta com a pressão até o limite da pressão de saturação;
	
	A Rs resultante do processo de liberação diferencial é menor ou igual, do que a obtida pelo processo de liberação flash;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307442659)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma lata contém 900 ml de óleo. Usou-se 3,5 recipientes desse óleo. Se cada recipiente tem a capacidade de 150 ml, quantos mililitros de óleo sobraram na lata?
		
	
	3750 ml
	
	3.75 ml
	
	600 ml
	
	60 ml
	 
	375 ml
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307383805)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como é determinado o estado físico dos fluidos presentes no reservatório?
		
	
	Através da análise do comportamento da mistura.
	
	Através da análise do tipo de fluido que vai ser levado pra superfície.
	
	Através da análise da variação de pressão.
	
	Através da análise da variação de temperatura.
	 
	Através da análise do comportamento da mistura e das condições de pressão e temperatura a que estiver submetida.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307441888)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as afirmações abaixo, e marque a opções corretas:
I - A saturação (indica a relação entre o volume que cada uma das fases - óleo, gás e água - ocupa no volume total do poro); II
 - A permeabilidade absoluta (capacidade de uma rocha permitir o fluxo do fluido através dos seus canais porosos, considerando que a rocha está 100% saturada com um único fluido);
III - A permeabilidade efetiva (capacidade com que cada fluido se move nos canais porosos da rocha, no caso da existência de mais de um fluido na formação);
IV - A permeabilidade relativa (é uma propriedade adimensional, que corresponde ao quociente entre a permeabilidade efetiva de um determinado fluido pela permeabilidade absoluta); a mobilidade (corresponde ao quociente entre a permeabilidade efetiva de um determinado fluido numa camada rochosa e a sua viscosidade);
V - A porosidade absoluta (corresponde ao quociente entre o volume total dos poros numa rocha e o volume total da rocha);
VI - A porosidade efetiva (corresponde ao quociente entre a conexão entre os poros que contém o volume de fluidos recuperáveis e o volume total da rocha).
		
	 
	Todas as opções estão corretas;
	
	As opções I, II e III estão erradas;
	
	Todas as opções estão erradas;
	
	A opção III esta errada;
	
	As opções IV, V e VI estão erradas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307442661)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Fui colocar gasolina no meu carro, que estava com o tanque pela metade.
Coloquei 35 litros e enchi o tanque.
Qual é a capacidade do tanque em m3?
		
	
	70 m3
	
	17,5 m3
	 
	0,07 m3
	
	7 m3
	
	17,500 m3
		
Avaliando 4
	
	 1a Questão (Ref.: 201307444899)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual equipamento abaixo não faz parte de um sistema Submarino.
		
	
	PLET (pipeline end terminator).
	
	ANM;
	
	PLEM (pipeline end manifold);
	
	BOP;
	 
	ANC;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307442888)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre GAS LIFT INTERMITENTE ( GLI );
I - O método gas-lift intermitente baseia-se no deslocamento de golfadas de fluido para a superfície através de injeção de gás a alta pressão na base da coluna;
II - Esta injeção de gás possui tempos bem definidos e, normalmente, é controlada na superfície por um intermitor de ciclo e no poço por uma válvula de gas lift;
III - O sistema, porém é muito parecido com o gas lift contínuo, sendo o principio de funcionamento completamente diferente. Aplicável apenas a poços de baixa produtividade;
		
	
	Somente a opção II esta correta;
	
	Somente as opções I e II estão corretas;
	 
	Todas estão corretas
	
	Somente a opção III esta correta;
	
	Somente a opção I esta correta;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307444883)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão modificada - CESGRANRIO,2010) O Bombeio Centrífugo Submerso (BCS) é um método de elevação artificial muito usado na produção de petróleo e se caracteriza por utilizar uma bomba centrífuga de múltiplos estágios, acionada por um motor de elétrico. Para permitir uma partida suave do motor e aumentar a flexibilidade operacional do sistema, é utilizado, na superfície, um equipamento elétrico chamado de variador de frequência (VSD). Com relação a esse método, afirma-se que:
		
	 
	potência requerida ao eixo do motor varia na razão cúbica da variação da frequência elétrica utilizada no VSD;
	
	capacidade de elevação da bomba centrífuga (Head) depende da densidade dos fluidos produzidos e da configuração do poço;
	
	potência elétrica requerida ao eixo do motor é diretamente proporcional ao quadrado da densidade média dos fluidos produzidos;
	
	rotação do conjunto motor-bomba é diretamente proporcional ao quadrado da variação da frequência elétrica utilizada no VSD.
	
	eficiência de bombeamento independe da vazão de líquido bombeado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307444169)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão modificada - CESGRANRIO,2010) A viscosidade é uma propriedade dos fluidos relacionada a força volumétricas de atrito interno que aparecem em um escoamento devido ao deslizamento das camadas fluidas, umas sobre as outras. Para um fluido newtoniano, a viscosidade é fixada em função do estado termodinâmico em que o fluido se encontra. A propriedade que mais influencia na viscosidade de líquidos e gases é a temperatura. Para a maioria dos fluidos industriais, à medida que a temperatura aumenta, a viscosidade:
 
 
		
	
	dos líquidos e a dos gases aumentam;
	
	dos líquidos aumenta, e a dos gases diminui;
	
	dos líquidos e a dos gases decrescem;
	
	dos líquidos diminui, e a dos gases não sofre alteração.
	 
	dos líquidos diminui, e a dos gases aumenta;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307442884)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre GAS LIFT CONTÍNUO (GLC), das opções abaixo qual é a afirmativa incorreta;
		
	
	Reduz a densidade dos fluidos produzidos;
	 
	Nâo é utilizado em poços desviados;
	
	Uso similar offshore e onshore;
	
	Método padrão e versátil com excelente continuidade operacional;
	
	Propício para poços que produzem fluidos com alto teor de areia ou com elevada razão gás-líquido;

Continue navegando