Buscar

ED Políticas Publicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED Políticas Publicas
Questão 1
Os índices de violência contra a mulher no Brasil são elevados e a própria violência se caracteriza das mais diversas formas, atingindo mulheres de todas as classes sociais, nível de instrução, raça e região do país. Entender esse contexto a partir de dados reais permite visualizar a dimensão a dimensão dessa problemática. Buscando uma apropriação maior sobre essa temática, responda: quais os tipos de agressão que a mulher sofre e quem são os agressores?
R: No Brasil a violência contra a mulher está se tornando algo cada vez mais comum, a todo instante as mulheres sofrem insultos, xingamentos, são ameaçadas, e sofrem violência física, como socos, tapas, espancamentos, e na maioria dos casos os agressores são pessoas próximas, como marido, irmão, pai, vizinho, e etc.
Questão 2
Analisando a existência da violência contra a mulher, por que a mesma vem sendo debatida e combatida por diferentes setores sociais e por meio de políticas publicas? Por que essa temática demanda maior informação e esclarecimento por parte dos cidadãos brasileiros?
R: A violência contra a mulher só vem crescendo, e devemos criar um quadro para reverter essa situação, as mulheres tem que conquistar o seu espaço, e viver sem medo e sem correntes, a sociedade brasileira por si própria é bem machista, e tendem a levar a maioria das mulheres para baixo fazendo as se sentirem inferiores, mas isso não se constitui devemos ter uma sociedade igualitária, por isso deve se combater e debater esse assunto para acabar com a violência e a diminuição da mulher.
Questão 3
No Brasil qual é a legislação mais relevante no combate à violência contra a mulher? Qual é a previsão legal para garantir a justiça e segurança para a mulher vitima de violência?
R: A legislação mais relevante é a Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006), a norma é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento a violência de gênero, a Lei aumenta a pena e proporciona prisão em flagrante para os que comentem violência contra a mulher, também cria mecanismos desde afastar o homem da casa onde a mulher está morando, até afastar o agressor da vitima por medidas judiciais.

Continue navegando

Outros materiais