Buscar

trabalho em equipe

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A relação com o líder
Controle emocional no trabalho
&
Trabalho em Equipe
A relação com o líder 
		A aproximação entre líder e subordinado é uma das bases de uma boa liderança.
		5 orientações para uma boa relação entre líder e funcionário: 
Conheça bem a sua equipe como um todo e individualmente
Seja participativo
Saiba o grau de maturidade de cada um
Tome iniciativas que inspirem o espírito coletivo
Seja humilde
Estilos de liderança 
Líder autocrático: O líder autocrático centraliza totalmente a autoridade e as decisões. Os funcionários não tem nenhuma liberdade de escolha.
O líder autocrata é: 
Dominador;
 Emite ordens e espera obediência plena.
Líder liberal: Neste modelo de liderança, o líder dá total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando apenas quando é solicitado.
A equipe do líder liberal apresenta:
-Fortes sinais de individualismo
Desagregação ;
Insatisfação;
 Agressividade;
Pouco respeito ao líder, que é ignorado pelo grupo.
Líder democrático: O líder trabalha e toma decisões em conjunto com os funcionários, ouvindo e orientando o grupo.
O grupo desse tipo de liderança apresenta:
Boa qualidade no trabalho;
Boa quantidade de trabalho;
Satisfação;
 Integração;
Responsabilidade e comprometimento dos membros.
Papeis do líder
		Enxergar cada subordinado como uma pessoa "única", com características, expectativas, ambições, desejos e necessidades próprias.
		Entender que, para cada tipo de colaborador, é necessário que se aplique um estilo de liderança apropriado.
Como apresentar criticas e sugestões
		É importante que o líder saiba ouvir as pessoas, escutar suas opiniões, dialogar com elas para que possam se sentir valorizadas. Mas, mais do que ouvi-las, é preciso saber como lidar com as críticas e sugestões, saber como implementar melhorias, levando em consideração o que foi dito pelo colaborador , etc. As pessoas adoram participar, mas odeiam que suas opiniões sejam ignoradas.
Controle emocional no trabalho 
 		 Ter equilíbrio emocional é muito importante para conseguirmos alcançar objetivos e metas, e realizar tudo o que planejamos. Para manter o autocontrole no trabalho é necessário o autoconhecimento, aprender a lidar com sentimentos negativos, respeitar os seus limites, fazer exercícios físicos, ler, etc
Perceber e expressar emoções no trabalho 
		Quando você começa a se organizar, conduzir e gerir seus anseios, percebe o que pode te deixar mal e assim, ajuda a manter maior controle emocional e evita o aparecimento de qualquer sentimento ruim, como ódio, raiva, rancor, inveja e impaciência.
	
Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho
	Fatores internos:Transporte casa/trabalho/casa; Comunicação; Estrutura/ regras ; Motivação (recompensa, promoção,etc); Clareza Organizacional; entre outros.
 Fatores Externos: Convivência familiar; férias/lazer; Saúde física e mental; Situação financeira familiar; etc.
		O ambiente externo tem influência no ambiento interno da organização e o clima organizacional torna-se favorável quando a organização proporciona aos colaboradores sentimento de bem estar em seu local de trabalho.
 Trabalho em Equipe 
		Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não.
Níveis de autonomia nas equipes de trabalho
 		Para descobrir o nível de autonomia nas equipes de trabalho, é preciso conhecer ou buscar conhecer as limitações que seus funcionários possuem, seja por tempo de serviço, capacidade cognitiva, etc. Entender essas condições e analisar a situação de cada membro do time ajuda a gerenciar melhor a equipe, e investir de forma mais assertiva no seu desempenho e aprendizado, entendendo como funcionam, como trilhar um caminho para que melhorem o nível de seus desafios.
Cooperação
		Numa organização todos fazem parte do todo, e como tal, todos os profissionais e todos os departamentos devem colaborar, ativamente, para que as metas e objetivos sejam plenamente alcançados. Este é o poder da cooperação e do engajamento, elementos essenciais ao trabalho em conjunto. Essa capacidade de dividir conhecimentos faz com que, direta e indiretamente, outros profissionais também possam expandir seus conhecimentos e melhorar sua produtividade e resultados.  
Ajustes interpessoais
		Para manter um clima agradável e sem manifestação de atritos, é necessário que as pessoas deixem de agir de forma individualizada e passem a interagir como uma equipe, promovendo relações amigáveis e fazendo com que cada um procure cooperar com o outro, mas, para isso, é preciso que cada um faça a sua parte, pois se todos não estiverem dispostos a contribuir, não iremos chegar a lugar algum.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando