Buscar

Fichamento Sarah Pinnow Análise das demonstrações contábeis e financeiras

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Sarah Sofia Koech Pinnow
Trabalho da disciplina Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras
 Tutor: Prof. Antonio Alexandre Lima
Porto Alegre / RS
2017
Estudo de Caso:
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E FINANCEIRAS
Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos
REFERÊNCIA: BRUNS JR, William J. HERTENSTEIN, Julie H. Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos. Harvard Business School, 112 – P08, 1998.
O estudo de caso expõe a situação de John Stacey, engenheiro de vendas na empresa Aldhus Corporation e estudante de MBA, que devido a um atraso de um voo havia perdido uma aula importante da matéria de contabilidade. A aula em foco tinha a temática de demonstrações de fluxos de caixa e John estava convicto que a ausência desse conhecimento lhe faria falta no teste semanal. John consegue algumas anotações de seu colega, no entanto, o assunto é complexo para ser entendido sem assistir a aula. Como solução, John resolve pedir ajuda para sua colega Lucille Barnes, Controller assistente da companhia.
	No mesmo dia eles se encontram e Lucille entrega a John três demonstrações de fluxos de caixa de empresas distintas, elucidando que a demonstração de fluxo de caixa divide-se em três partes: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento. Lucille destacou a importância da demonstração de fluxo de caixa em uma empresa, pois é por meio dela que se pode visualizar todas as movimentações financeiras de um período específico, destacando que a mesma pode ser mais eficaz que o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício. John ficou um tanto confuso e receoso que a controller pedisse para ele explicar os exemplos, no entanto, ela pediu para ele ignorar as anotações da aula e para que focasse em estudar as demonstrações que ela lhe entregou.
Em sequência, explicou do que se tratava cada atividade. As atividades operacionais referem-se as entradas e saídas relacionadas as operações fundamentais da empresa, tais como o recebimento de dinheiro pela venda de bens e as saídas referentes ao pagamento de salários, impostos e compra de mercadorias para o estoque. As atividades de investimentos são aquelas que mostram os fluxos de caixa para a compra e venda de ativos geralmente não mantidos para revenda, tal como para a concessão e cobrança de empréstimos. Por fim, as atividades de financiamento, as quais expressam os fluxos de caixa associados ao aumento ou diminuição dos recursos de investidores e credores da entidade.
John faz alguns questionamentos e a controller explica que existem duas maneiras de apresentar o fluxo de caixa, pelo método indireto, onde o lucro líquido é tratado por todas as receitas e despesas que não envolvem caixa, ou pelo método direto, onde a seção do relatório parece um extrato tirado da conta caixa. Lucille esclarece que as demonstrações de fluxo de caixa podem variar de país para país, como por exemplo, as empresas inglesas consideram os juros nas atividades de financiamento, enquanto que nas empresas americanas os juros entram nas atividades operacionais. Ainda a respeito de tais atividades, Lucille elucida que as atividades operacionais são o motor dos fluxos de caixa da entidade e, quando esse motor é eficiente, concede os fluxos de caixa para suprir as necessidades de caixa das operações. 
Espera-se que uma empresa saudável tenha seu fluxo operacional positivo. Porém, em alguns casos como o de empresas novas o fluxo de caixa operacional inicia negativo. Também pode acontecer de uma empresa estar passando por um período ruim, no entanto, isso não significa que seu fluxo de caixa não vá voltar a ser positivo. 
Referente as atividades de investimento, espera-se que a entidade esteja investindo continuamente em novos equipamentos, fábricas, terrenos e também trabalhando por substituir itens que tenham se tornados defasados. Apesar das empresas geralmente venderem ativos que não lhe são mais úteis, espera-se que comprem mais ativos imobilizados do que os vendam. Normalmente, como consequência, esperaríamos fluxos de caixa negativos em atividades de investimento, porém, como no caso das atividades operacionais, existem exceções, particularmente se a empresa vender um negócio ou uma subsidiária.
Quanto aos fluxos de caixa de atividades de financiamento, estes podem ser tanto positivos quanto negativos para uma empresa saudável e tendem a oscilar entre um e outro. Se a demanda de caixa da entidade para investir for maior que o fluxo de caixa obtido pelas atividades operacionais, isso requererá financiamento extra por endividamento ou aumento de capital, resultando em um fluxo de caixa de financiamento positivo. Em contrapartida, se o fluxo de caixa de atividades operacionais exceder as demandas de investimento, a empresa terá caixa excedente para quitar dívida ou mais dividendos, resultando num fluxo negativo de caixa de financiamento, elucida Lucille.
Conforme Lucille, uma forma de analisar as demonstrações de fluxo de caixa é começando pelas atividades operacionais, que é o motor do fluxo de caixa. Questões como o fluxo de caixa das operações ser maior ou menor que zero, se está aumentando ou diminuindo, devem ser analisadas.
Para a controller, é mais fácil de compreender o fluxo de caixa quando este está apresentado na forma direta, apesar de poucas empresas utilizarem esse método. As empresas preferem utilizar o método indireto pois se escolherem o método direto também precisarão apresentar a reconciliação entre o lucro e o caixa das operações, e o método indireto já incluí essa reconciliação. 
Podemos concluir que dificilmente uma empresa apresentará evidências totalmente positivas ou totalmente negativas. Para uma avaliação eficaz é preciso procurar tanto notícias boas, quanto más, em casa demonstração de fluxo de caixa. E assim avaliar a importância pertinente de cada evidência e sua relação com o quadro geral para chegar a uma conclusão.
 
4

Continue navegando