Buscar

VYGOTSKY - resumo desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VYGOTSKY
Na teoria de Piaget, o desenvolvimento origina-se de dentro para fora, pela maturação. Assimila, acomoda e equilibra. Os ambientes podem favorecer ou impedir o desenvolvimento, enfatiza os aspectos biológicos – maturativo do desenvolvimento.
Para Vygotsky, o ambiente é enfatizado no desenvolvimento intelectual. Postula que o desenvolvimento procede enormemente de fora para dentro – INTERNALIZAÇÃO – absorção do conhecimento proveniente do contexto.
As influencias sociais, no lugar das biológicas, são fundamentais para ele.
Microssistema leva a observação, depois a internalização e seguinte transformação em propriedade.
O desenvolvimento ocorre de interações infantis no ambiente e se dará sempre através da internalização.
EX.: Uma menina em um trem sacolejando quando o trem solavanca, ela levanta e caminha no corredor. 
Suponhamos que a mãe da menina diga. SENTA! Autoritariamente sem explicação. (Uma oportunidade de aprender é perdida). A criança não pode inferir ao pedido da mãe.
Se a mãe diz: Sente-se porque o trem pode dar um solavanco e você poderá cair..... A criança agora tem oportunidade não só de modificar o seu comportamento, mas também aprende que a usar isso de forma adequada.
A ZONA PROXIMAL DE DEZENVOLVIMENTO
O Constructo da ZDP = amplitude de capacidade (COMPOTENCIA) da criança que não é óbvia.
Observamos a capacidade com elas se desenvolvem pela interação e ambiente.
O que são capazes de fazer? Qual o potencial?
A avaliação passa a ser latente. Vygotsky afirma “Precisamos reconsiderar não só como ponderar as capacidades infantis, mas como também avalia-las.”.
Vygotsky interessava-se não apenas nas respostas corretas, valorizava também as incorretas. Para ele era importante sair de um ambiente de avaliação estático e transformá-lo em dinâmico. Onde a interação entre uma criança e o examinador não termina com a resposta errada, ele o examinador passa para o problema seguinte. (sequencia gradual). O Examinador é tanto professor quando o aplicador do teste.
ZDP – é um dos mais notáveis conceitos em psicologia do desenvolvimento.
Fala egocêntrica – acredita que a fala egocêntrica assume um papel definido e importante. Outro ponto de discordância entre os autores refere-se ao desaparecimento ou transformação de fala egocêntrica, pois, Piaget descreve que a fala egocêntrica simplesmente desaparece. Ao contrário de Vygotsky afirma: "a fala egocêntrica não se atrofia simplesmente, mas ‘se esconde’, isto é, transforma-se em fala interior". (Vygotsky, 1998, p. 22)
Discurso interior - O discurso interior é uma fase posterior em relação à fala egocêntrica. É quando as palavras passam a ser pensadas, sem que necessariamente sejam faladas. É um pensamento expresso em palavras. Já o pensamento propriamente dito é um plano mais profundo do discurso interior, que tem por função criar conexões e resolver problemas, o que não é, necessariamente, feito com palavras. É algo feito de ideias, que muitas vezes nem conseguimos verbalizar, ou demoramos ainda um tempo para encontrar as palavras certas para exprimir um pensamento.

Continue navegando