Buscar

Software de gestão de armazéns WMS

Prévia do material em texto

Trabalho para alunos Faltosos do 2º Encontro presencial: 
 Obs; mesmo não faltando, quis contribuir para o trabalho. 
 
 Software de gestão de armazéns Easy WMS
 Aumento da produtividade. Controle absoluto sobre a gestão do armazém. Eliminação de erros. Redução dos custos logísticos. Inventário permanente.
 Toda a experiência de mais de 50 anos em oferecer soluções de armazenagem aplicada no SGA (Software de Gestão de Armazéns) da Mecalux.
Esta empresa, em questão teve um aumento significativo. 
 
 6 Implantação do WMS na Empresa Alfa Dando continuidade ao estudo de caso sobre a implantação do WMS no CD da Empresa Alfa, este capítulo possui quatro objetivos: o primeiro é fazer uma breve descrição da implantação do ERP na Empresa Alfa. O segundo objetivo consiste em apresentar as principais etapas desenvolvidas pela Empresa Alfa para implantar o WMS no seu centro de distribuição. O terceiro busca analisar as mudanças esperadas com a implantação do WMS em cada uma das operações do CD, e o quarto relatar e analisar os resultados obtidos com as simulações. Cabe ressaltar que a autora participou desta implementação desde o início do projeto até a fase dos testes integrados, fazendo parte da equipe de implementação. Assim sendo, a autora espera estar associando a teoria exposta nos capítulos anteriores com a realidade imposta pelo dia-a-dia da operação de um CD. 6.1 Implantação do ERP A Empresa Alfa iniciou em 1998 o projeto para implementar um ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) em virtude da padronização de informações e da necessidade de se ter uma base única e confiável dos dados. Os principais objetivos que a Empresa Alfa gostaria de atingir com o novo sistema são: Integração mundial dos processos; Agilidade na obtenção das informações; Maior autonomia dos usuários para obtenção dos dados; Uma única tecnologia para desenvolvimento; Uma única entrada de dados; Rapidez na implementação de novos modelos de gestão. Depois de uma análise criteriosa com relação aos principais fornecedores do mercado, a Empresa Alfa escolheu o OneWorld da americana JD Edwards. Para a 96 escolha pesou principalmente o custo e o fato de tanto a Empresa Alfa quando a JD Edwards serem americanas. Desde então, a Empresa Alfa vem conscientizando e treinando todos os seus funcionários na nova forma de se trabalhar a partir da implantação de um sistema integrado. A responsabilidade individual é aumentada. Além disso, é preciso vencer eventuais resistências das pessoas ao novo sistema. Na Nestlé, um dos principais problemas encontrados pela equipe de implementação do ERP foi exatamente a falta de conscientização de seus funcionários de que um ERP mudaria radicalmente a forma de trabalho. Esta falta de conscientização também foi responsável pela enorme resistência dos funcionários em lidar com o novo sistema. Os funcionários acreditavam que suas fraquezas seriam expostas e que seu conhecimento do antigo sistema acabaria junto com a sua sensação de ser insubstituível (Worthen, 2002). O ERP da JD Edwards é um sistema.
O Carrefour tem desenvolvido há muitos anos uma plataforma de distribuição inovadora e colaborativa, denominada por Centro de Consolidação e de Colaboração (GCC).
Para ajudar os pequenos industriais a responder aos prazos de entrega e diminuir o custo global de distribuição para lojas, organizou-se uma logística partilhada, baseada nos armazéns de consolidação operados pelos fornecedores. Cada industrial entrega a um 1 ou 2 sites em vez de uma dezena, como se fazia anteriormente. Desta forma o volume de mercadorias carregadas aumenta, o fornecedor preenche melhor os seus camiões e a frequência de entrega é maior. O resultado é uma maior disponibilidade dos produtos nas lojas.
Por razões de homogeneidade e simplificação dos processos para os seus fornecedores, a empresa escolheu uma única solução de gestão para todos os fornecedores que operam o CCC: GCS WMS da Generix Group. 
Os industriais comunicam e trabalham da mesma forma com todos os sites.
Para gerir os seus stocks no CCC, os industriais beneficiam das funcionalidades do mais reputado WMS do mercado, de uma poderosa ferramenta de cálculo de reaprovisionamento e de um portal Web para acompanhar a mercadoria. As transações ocorrem via portal Web ou via EDI standard.
Os ganhos calculados são partilhados pela totalidade dos intervenientes:
Cerca de 25% de redução de emissões CO2 por palete;
Aumento de 17% da ocupação dos veículos;
Redução de 40% dos custos de transporte por palete;
Redução de 20% dos custos de manutenção por palete.
O Grupo Fermentopão é especializado na confecção de produtos de padaria e pastelaria e é um dos maiores grupos de panificação português.
A Fermentopão no seguimento da sua actividade de confecção de produtos de padaria e pastelaria pretendia reduzir as tarefas manuais e repetitivas, associadas à emissão e recepção de encomendas e facturas com clientes e fornecedores.
Objectivos do projecto:
A Fermentopão procurava uma solução que garantisse a ligação a todos os fornecedores independentemente dos diferentes sistemas de gestão e protocolos de comunicação que cada empresa utiliza.
Ao mesmo tempo a Fermentopão já dispunha de uma solução de intercâmbios electrónicos com ligação aos clientes que pretendia manter. A solução EDI existente devia ser utilizada para desempenhar estas novas tarefas permitindo um retorno maior do investimento inicial.
A solução escolhida:
O Grupo Fermentopão decidiu implementar as soluções SynchroLink, NetIXClient e Invoice Manager,
- O SynchroLink gere e controla os intercâmbios electrónicos internos e externos, que assegura: o encaminhamento e a transformação dos dados, o armazenamento da informação e Relatórios dos processos e a supervisão da exploração.
- O NetIXClient é uma solução de conexão segura que utiliza a Internet para os intercâmbios de dados entre as empresas. 
- O Invoice Manager permite a desmaterialização de facturas na emissão e recepção respeitando a legislação portuguesa.
Resultados:
O Projecto a Fornecedores está integrado nas soluções de intercâmbios electrónicos e factura electrónica instaladas pela Generix Group. As suas mais-valias passam por permitir uma relação mais próxima com os fornecedores e uma melhoria na qualidade dos serviços da empresa, através da redução dos processamentos manuais, da eliminação de erros, da desmaterialização de processos e do aumento de eficiência e redução de custos. "A utilização dos intercâmbios electrónicos e factura electrónica com fornecedores vem juntar-se aos processos já implementados com clientes e permite ao Grupo Fermentopão tirar um maior benefício da plataforma instalada", afirma o responsável pelo Grupo Fermentopão.
A Mattel é uma empresa especializada na comercialização e distribuição de brinquedos.
A Mattel Portugal contactou a Generix Group para desenvolver uma solução que tornasse a recepção das encomendas, a gestão de stocks e a venda de produtos mais célere e ao mesmo tempo que produzisse efeitos visíveis de solidez na troca de informação interna e externa, área que se tem verificado cada vez mais importante para uma melhor gestão dos processos inerentes ao negócio da Mattel Portugal.
Objectivos do projecto, expectativas:
A Generix Group tem por missão gerir toda a informação de facturação por via electrónica com os clientes da área de grande distribuição da Mattel Portugal. "As ferramentas que a Mattel Portugal possuía eram mais rudimentares e era necessário um software que permitisse facilmente libertar a carga administrativa, contribuindo deste modo para uma gestão de negócio mais estratégica, pró-activa e atenta ao mercado em que a marca se insere", afirma Paulo Barroso, director financeiro da Mattel Portugal.
A solução escolhida 
Após análise, a Mattel Portugal escolheu implementar as soluções NetIXOne e Invoice Manager:
- O NetIXOne é um serviço baseado num motor detradução any2any que permite transformar, monitorizar e gerir bidireccionalmente a comunicação das mensagens.
- O Invoice Manager é responsável pela validação, autenticação e arquivo electrónico das facturas electrónicas de acordo com as disposições legais em vigor nos vários países onde actua.
A implementação do projecto envolveu a coordenação entre as equipas técnicas da Generix Group e da Mattel Portugal e Espanha que trabalharam em sintonia para dar resposta às várias questões técnicas e administrativas associadas ao mesmo. 
Resultados: lucros 
"As soluções da Generix Group escolhidas: Invoice Manager e NetIXone foram aquelas que nos deram mais garantias para a melhoria efectiva da gestão da nossa empresa, sem criar impacto nas tarefas já em desenvolvimento anteriormente na Mattel Portugal", afirma Paulo Barroso, director financeiro da Mattel Portugal. O projecto da factura electrónica revelou-se uma mais-valia na gestão das contas dos nossos clientes, nomeadamente na área da distribuição. "O Invoice Manager contribui para a redução de carga administrativa e burocrática associada à relação comercial da Mattel com os seus clientes da grande distribuição", afirma Paulo Barroso.
Actualmente é possível um controlo diário rigoroso da rastreabilidade da factura, tendo sido optimizado o tempo de transacção dos documentos ao mesmo tempo que foram eliminados os incidentes associados ao mesmo processo em suporte de papel. A relação comercial com os clientes melhorou e trouxe valor acrescido à gestão de processos da Mattel Portugal, desde a recepção de uma encomenda à expedição e entrega no local pretendido. "A desmaterialização fiscal das facturas através do Invoice Manager, disponibilizado em regime de outsourcing, para a Mattel Portugal permitir usufruir de um serviço de alta disponibilidade, sem recorrer à aquisição de hardware específico ou dedicado". Diz Paulo Barroso. O modelo utilizado pela Mattel "pay-per-use" permitiu rentabilizar custos associados à utilização do serviço, sendo o pagamento feito em função da utilização: o suporte técnico e a manutenção do sistema estão a cargo da Generix Group, não tendo a Mattel Portugal que disponibilizar qualquer tipo de recurso técnico para esse efeito. "A Mattel Portugal com as soluções daGenerix Group - Invoice Manager e NetIXone - tem a nível anual uma poupança em material de economato como papel, selos ou envelopes de cerca de 3.500 €, sendo que neste valor não está contabilizada a parte administrativa e burocrática que a factura electrónica resolve na perfeição", conclui Paulo Barroso.
A Oliveira & Irmão, empresa especializada no fabrico de autoclismos em plástico e componentes para autoclismos cerâmicos.
De forma a responder as expectativas do seu cliente AKI, a Oliveira & Irmão entrou em contacto com a Influe-Generix Group.
Objectivos do projecto e expectativas quanto à solução:
A Oliveira & Irmão procurava uma solução que permitisse a integração directa com o seu sistema de gestão na recepção de encomendas e envio de avisos de expedição e facturas electrónicas. Numa segunda fase a Oliveira & Irmão decidiu alargar este sistema à comunidade de clientes e fornecedores. No projecto a fornecedores foi acrescentada a mensagem guia de remessa para permitir a identificação prévia da mercadoria que irá dar entrada em armazém.
As soluções escolhidas:
Para implementar o projecto EDI a empresa Oliveira & Irmão optou pela solução SynchroLink e NetIXClient:
- O SynchroLink é uma solução de gestão e controlo dos intercâmbios electrónicos internos e externos, que assegura as seguintes operações:
- EDI: X12, Edifact, Galia/Odette, Gencod, Inovert, Tradacom, VDA...
- B2B: ficheiros simples ou com separadores, documentos ASCII, CSV, XML, EANUCC, ebXML, XML-BASDA, XML-XCBL, XML-UBL...
- Base de dados: extrair e integrar dados para e a partir de MS SQL Server, Oracle...
- ERP: conector que liga o SynchroLink à solução de gestão
- O NetIXClient é uma solução de conexão segura que utiliza a Internet e/ou redes seguras para o intercâmbio de dados entre
as empresas.
Resultados: Benefícios
O Projecto a clientes e fornecedores está integrado nas soluções de intercâmbios electrónicos instaladas pela Influe. As suas mais-valias passam por permitir uma relação mais próxima com os clientes e fornecedores melhorando a qualidade dos serviços da empresa, através da redução dos processamentos manuais, da eliminação de erros, da desmaterialização de processos e do aumento de eficiência e redução de custos. 
"A solução da Influe tem-nos permitido agilizar processos, reduzindo tempos e erros de processamento. Temos de salientar a sua fiabilidade, flexibilidade - demonstrada nas adaptações para comunicar com parceiros que não dispõem de EDI - e a prontidão da assistência da Influe sempre que solicitada. Temos a certeza de que a utilização generalizada destas ferramentas nas relações com os nossos parceiros, nos vai proporcionar novos ganhos de produtividade", afirma Rui Lima Responsável Informático da Oliveira & Irmão.
TECLOG07
EMANOEL JOSÉ COSTA JÚNIOR

Continue navegando