Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA AV2

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	Avaliação:  CCJ0108_AV2   Data: 03/12/2016 16:26:54 (A)       Critério: AV2
	Aluno:  IGOR MATEUS MARQUES VIEIRA
	Nota Prova: 7,0 de 10,0      
	
	 
		 
	 
	 1a Questão (Ref.: 141488)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Primeiras condenações no julgamento do mensalão levam o STF a reafirmar sua independência frente a pressões contraditórias, afirma a Folha de S. Paulo em seu editorial. De acordo com a opinião do jornal, até o momento o julgamento do mensalão contraria o prognóstico de que seria mínima a hipótese de condenação. (www.conjur.com.br) em 10.09.2012. A independência do Judiciário é constitucional conforme prevê o art. 2º da CRFB/88. Assim, de que forma essa independência poderia ser ferida conforme o prognóstico do texto acima? Explique de acordo com a politização do Judiciário.
		
	
Resposta A indicação dos Ministros do STF ser realizada pelo Presidente da República com aprovação do Senado pode gerar a falta de imparcialidade dos julgadores podendo haver a troca de favores e o tráfico de influência nos julgados.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 20104)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Ordem dos Advogados do Brasil lança anualmente e para todo o povo uma campanha cuja mensagem é a seguinte: "Sem advogado não há justiça, sem justiça não há democracia". Analise a frase acima de modo que a ela sejam relacionados os conceitos de democracia e justiça.
		
	
Resposta: Em larga medida a OAB vem denunciando um sistemático ataque à democracia em nosso país, na medida em que identifica em muitos estados da federação uma precária estrutura do Poder Judiciário. Isto quer dizer que, se o cidadão não tem à sua disposição uma prestação jurisdicional eficaz, não terá, por conseguinte, meios de defender seus direitos perante àqueles que, por exemplo, detenham supremacia econômica (como no caso de uma empresa globalizada), ou mesmo supremacia política (como no caso do próprio Estado). Nesse sentido, a garantia do acesso à justiça, como princípio constitucional, acentua a necessidade de mais recursos ao Poder Judiciário que, por sua vez, junto com outras tantas ferramentas colocadas à disposição do cidadão (como o voto), é parte integrante do jogo democrático. Considera-se também, nessa mesma hipótese, a fundamental participação de recursos humanos, notadamente daqueles habilitados ao exercício da advocacia. A advocacia concorre para a correta administração do Poder Judiciário pela importância do advogado na relação jurídica processual, onde sua atuação se destaca na vigilância sobre a aplicabilidade dos princípios jurídicos que devem nortear uma sentença. E tanto é assim, que o constituinte tratou de salientar o relevante papel do advogado pela redação que trouxe ao artigo 133 de nossa Constituição Federal.
	
		
	
	 3a Questão (Ref.: 30112)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as seguintes afirmações com relação à Teoria Tridimensional do Direito. I - A ciência do Direito tem por objeto o estudo do direito sob a ótica dos efeitos que a norma produz, isto é, se preocupa com a eficácia da norma. II - A sociologia jurídica analisa o direito enquanto norma, tendo como interesse de estudo, entre outros, a preocupação precípua com a vigência da norma jurídica. III - A Filosofia do Direito, apesar de se preocupar com o direito enquanto fato, tem preocupação precípua com a vigência da norma jurídica. IV - A Sociologia Jurídica preocupa-se com a eficácia das normas e seus efeitos na sociedade. Somente é correto o que se afirma na(s) alternativa(s):
		
	 
	IV
	
	I
	
	II
	
	II e III
	
	I e II
		
	
	 4a Questão (Ref.: 30215)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Existem, a esse respeito, duas escolas, uma das quais pode ser chamada monista e a outra pluralista. A primeira, onde se situam quase todos os juristas, acredita que um único tipo de grupo social, o grupo político atualmente conhecido pela denominação genérica de sociedade global -, está habilitado a criar normas de direito. O outro que compreende afora alguns juristas sociólogos e filósofos, professa que qualquer agrupamento, seja qual for a sua consistência, pode instituir e quase sempre institui normas de funcionamento capazes de ultrapassar o caráter de simples regulamentos para elevar-se à categoria de verdadeiras normas jurídicas. (LÉVY-BRUHL, Henri. Sociologia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 24). No que concerne à elaboração da norma jurídica, no sentido das duas escolas citadas, podemos entender que :
		
	
	apenas o Estado está apto a criar normas jurídicas.
	
	existe a possibilidade de elaboração da norma fora do plano estatal, o que estaria em sintonia com o monismo jurídico
	 
	somente o agente político elabora norma jurídica.
	 
	é possível perceber a existência de relações na sociedade que independem da regulação estatal.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 815740)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A garantia dada pela Constituição aos juízes de não serem removidos de suas comarcas, salvo por motivo de interesse público, é conhecida como garantia da:
		
	 
	Inamovibilidade.
	
	Inatividade.
	
	Improbidade.
	
	Irredutibilidade.
	
	Vitaliciedade
		
	
	 6a Questão (Ref.: 20707)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando todos os pais que não levam seus filhos de 0 a 7 anos e meio, presos nas chamadas 'cadeirinhas', forem efetivamente punidos, então será possível afirmar que as normas em questão são plenamente eficazes. A afirmação acima se refere à:
		
	
	eficácia da sanção ou deficitária
	 
	eficácia de sanção ou secundária
	
	eficácia de preceito ou primária
	
	eficácia de preceito ou imáginária
		
	
	 7a Questão (Ref.: 20689)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Renato Treves; a análise do objeto da sociologia jurídica investiga os fatores abaixo relacionados, exceto:
		
	
	Estudo da opinião do público a respeito do direito e das instituições jurídicas
	 
	Estudo da complexidade dos pensamentos humanos sobre a sociedade
	
	Estudo dos instrumentos humanos de realização da ordem jurídica e de suas instituições;
	
	Estudo da eficácia das normas jurídicas e dos efeitos sociais que tais normas produzem;
		
	
	 8a Questão (Ref.: 30267)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Depois de banir traficantes, demarcar territórios e vender 'proteção' em várias comunidades, as milícias formadas principalmente por policiais passaram a atuar também na cobrança de percentuais em venda de imóveis, na imposição de taxas a feirantes, na agiotagem e na exploração clandestina de centrais de TV a cabo. Diante do exposto, podemos afirmar que:
		
	 
	A sensação da população brasileira perante o impasse entre poder público e ¿poder paralelo¿ é de impunidade, insegurança jurídica e estímulo à ilicitude.
	
	O Estado está presente em todos os grupos sociais coibindo a prática de ilícitos.
	
	As normas impostas pelos milicianos não são socialmente válidas pela ausência da imperatividade, universalidade e coercitividade.
	
	As comunidades citadas não sofrem a coercitividade do ¿poder paralelo¿.
	
	Não se vislumbra efeito negativo de omissão da autoridades responsáveis pela aplicação da lei, já que os policiais expulsam traficantes e atuam nas comunidades.
		
	
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 30295)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em entrevista à Revista Veja de 7/07/2010, o presidente do STF relatou: "Há um volume desnecessário de trabalho no Judiciário, provocado sobretudo pelas grandes empresas, especialmente nos casos em que elas são processadas por seus clientes. Mesmo quando não tem razão, elas apresentam inúmeros recursos para adiar a definição dos processos". Assinale a alternativa correta. Com base no noticiado, podemos afirmar que:
		
	
	o maior problema da justiça brasileira é a lentidão,mas este problema não atinge, no Brasil, os Tribunais Superiores;
	 
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, nem sempre é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista o caráter recorrista da Justiça brasileira;
	 
	na realidade, a quantidade de recursos do nosso sistema jurídico é benéfica porque está prevista em lei.
	
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista que a justiça tarda mas não falha;
	
	o acúmulo de trabalho no Judiciário, decorrente das ações envolvendo grandes empresas, deve-se notadamente à preocupação dos empresários em obter decisões mais justas para os seus clientes;
		
	
	 10a Questão (Ref.: 28141)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na qualidade de primeira e principal manifestação do direito criada pela sociedade, os costumes são particularmente relevantes para a Sociologia Jurídica. Assim, em relação aos costumes (marque a alternativa incorreta):
		
	 
	constata-se a existência de um costume jurídico no meio social quando um determinado indivíduo adota, ainda que isoladamente, uma conduta constante e uniforme.
	
	são de tal forma importantes que não só inspiram as leis, mas muitas vezes convertem-se em leis.
	 
	são usos os hábitos de higiene, a etiqueta, a civilidade. Os costumes são as práticas sociais reiteradas.
	
	os usos e costumes são considerados indispensáveis ao grupo e se aplicam ao comportamento social em gradações diferentes.

Continue navegando

Outros materiais