Buscar

ÉCRANS OU PLACAS INTENSIFICADORASA importância do écran na redução significativa da dose de exposição aos raios x resulta inicialmente da baixa eficiência do processo de fprmação de imagem por exposição direta aos mesmos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÉCRANS OU PLACAS INTENSIFICADORASA importância do écran na redução significativa da dose de exposição aos raios x resulta inicialmente da baixa eficiência do processo de fprmação de imagem por exposição direta aos mesmos. A PROPRIEDADE DO ÉCRAN DE EMITIR LUZ QUANDO EXPOSTO AOS RAIOS X CHAMA-SE FLUORESCÊNCIA .A PROPRIEDADE DE BRILHAR POR UM CERTO TEMPO NA OBSCURIDADE SEM ESPALHAR CALOR CHAMA-SE FOSFORESCÊNCIA.COMPOSIÇÃO DE UM ÉCRAN1-BASE – É de cartolina ou poliéster e serve apenas como suporte do material fluorescente2-CAMADA REFLETORAOU ABSORVENTE- Pode ou não fazer parte de um écran. É uma camada de dióxido de titânio ou dióxido de Magnésio e têm como função aumentar o rendimento luminoso do écran por meio da reflexão da luz emitida pelos cristais.Quando presente , ela fica entre a base e a camada fluorescente . A camada absorvente tem a função de absorver a luz difusa emitida pelos critais , aumentando a nitidez da imagem formada .3-CAMADA FLUORESCENTE- Consiste em uma camada de cristais de um composto fluorescente , suspensos em um material de ligação.4-CAMADA PROTETORA-É uma película transparente e muito fina , cuja função é de proteger os cristais da camada fluorescente e permitir a limpeza do écran .TIPOS DE ÉCRANSÉcran regular RápidosMédiosLentosÉcran comum Tungstato de cálcioPlatinocianeto de bárioÉcran terras raras Oxissulfeto de gadolíneoOxissulfeto de Lantânio(ativado por térbio – luz verde)Écran terras raras Lantânio de Ítrio(ativado por nióbio - luz azul).
Uma grade anti-difusora é um filtro que garante a claridade da imagem do raio X. Quando a máquina envia radiação para um objeto, mais especificamente, para um corpo, este absorve ou deflete a maioria dos raios. Apenas cerca de 1 % dos raios X passam através do corpo em linha reta e gravam a imagem ao filme. Os raios defletidos podem atingir o filme por ângulos aleatórios, obscurecendo a imagem. A grade filtra estes raios aleatórios.
Design
A grade anti-difusora possui um formato muito simples, é uma grade com uma série de tiras estreitas de metal que barram os raios X -- geralmente feiras de chumbo, níquel ou alumínio. A grade lembra um conjunto de persianas parcialmente abertas. Os raios X que criarão a imagem andam em linha reta, então, passarão diretamente pela grade. Já os defletidos, que estragariam a imagem, incidem com um ângulo na grade (em vez de paralelamente), não atingindo o filme.
Precisão
Para garantir que uma quantidade suficiente de raios X viajando em linha reta passe pela grade, as tiras de metal devem ser extremamente finas. Os melhores produtores de grades são aqueles que fazem as tiras mais finas.
Invenção
O Dr. Gustav Bucky inventou a grade anti-difusora em 1913. Ele a descreveu como uma grade em forma de favos de mel feita de chumbo. Seu design era imperfeito, pois tinha as tiras grossas o suficiente para aparecer na imagem do raio X. Ele tentou remover as linhas movendo a grade durante a exposição.
Fator de Bucky
Uma importante medida da grade anti-difusora levou o nome do Dr. Bucky. O "fator de Bucky" se refere à razão entre os raios X que batem na grade sobre os que passam por ela. Esta medida inclui tanto a radiação que cria a imagem quanto à que produz imperfeições. Ela é importante pois informa ao técnico de raios X quão alto deve ser o nível de radiação emitido pela máquina para produzir uma imagem limpa.
EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS
APARELHO DE RAIOS-X FIXO (GRANDE PORTE) - 
Ele é constituído dos seguintes componentes:
1. Transformador:
Regula a tensão elétrica de entrada, regula o KV, regula a intensidade (mA) feita através e um transformador de aquecimento, reduz a tensão e elea a intensidade da corrente elétrica. Transforma a voltagem da rua que normalmente varia entre 110V, 120V, 220V e até 380V em KV.
2. Mesa de exame:
É o suporte ou mesa sobre o qual são realizados os exames radiográficos, sendo geralmente uma mesa horizontal e tem 2m e 8cm fixa ou com movimentação para  a direita e para a esquerda. Também com capacidade de erguer uma da extremidades e ficar na posição vertical. A mesa possui um acessório chamado Buck*.
*BUCK: Acessório composto de finas lâminas de chumbo, dispostas paralelamente, com finalidade de reduzir  a radiação secundária no filme (anti-difusora).
3. Estativa lateral:
 Composta de colimador, ampola e freios e cabos de alta tensão sendo móvel, tendo suas movimentações sobre trilhos, colocadas ao lado da mesa facilitando a direção dos raios sobre o paciente.
4. Mesa de comando:
É o local onde o técnico comanda a produção do feixe de radiação, nela encontramos os seguintes dispositivos:
·         Botão liga/desliga
·         Controle de entrada de corrente
·         Controle de quilovoltagem (KV)
·         Controle de miliamperagem (mA)
·         Controle do tempo de exposição
·         Botão de preparo e botão de disparo
·         Botão para acionar a grade anti-difusora (Buck vertical, mesa de exame)
5. Estativa vertical (Buck vertical):
É um acessório vertical para filmes de todos os tamanhos com bandeja e Buck, é considerada como uma verdadeira mesa, podendo executar uma variação de exames com excelente nitidez. Esta estativa tem como finalidade principal realizar exames com pacientes em pé.
6.Acessórios:
Alguns equipamentos nada tem de eletrônico nem fazem parte do aparelho,mas que devem ser considerados de grande importância na obtenção de radiografias ou como meio de proteção e mensuração,os mais utilizados são:
Cones e cilindros
diafragma colimador luminoso e limitador de campo.
réguas com graduação em chumbo(medidodr de membros)
espessômetro
números e letras de chumbo
divisor de filmes
chassis e écrans (porta-filmes)
filmes.
Cones e cilindros: São tubos de metal de forma cônica ou cilíndrica, abertos nas extremidades e revestidos, internamente, com chumbo. Melhoram a qualidade da imagem através da redução da radiação espalhadas (secundária) e da redução da penumbra da imagem radiográfica

Continue navegando