Buscar

trabalho sobre AINES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Antiinflamatórios
Não Esteroides (AINES)
INFLAMAÇÃO
MICROORGANISMOS
REAÇÕES IMUNES
TRAUMA
CALOR
CALOR
RUBOR
DOR
TUMOR
PERDA DA FUNÇÃO
PROCESSO INFLAMATÓRIO
 A inflamação é uma resposta do sistema imunológico a uma infecção ou lesão dos tecidos. Por esse processo, o fluxo sanguíneo para a região atingida aumenta, transportando células do sistema imunológico com o intuito de combater o agente agressor. 
 No local da inflamação certas substâncias químicas são produzidas pelo organismo e o acúmulo de células provenientes do sistema imunológico (leucócitos, macrófagos e linfócitos).
 Os leucócitos destroem o tecido danificado e enviam sinais aos macrófagos, que ingerem e digerem os antígenos e o tecido morto. Em algumas doenças este processo pode apresentar caráter destrutivo e o tratamento dependerá da causa da inflamação.
MICROORGANISMOS (ANTÍGENO)
FOSFOLIPÍDIOS
Na presença de mediadores inflamatórios (citocinas), a fosfolipase A2 catalisa a reação dos fosfolipídios da membrana em ácido aracdônico
FOSFOLIPASE A2
É uma via que é ativada na presença de mediadores inflamatórios, os AINES inibem as enzimas desta via
ÁCIDO ARACDÔNICO
Principais lipídios da membrana celular
Ele servirá de substrato para dois tipos de enzima: lipoxigenases e cicloxigenases
CICLOXIGENASES
Essas enzimas atuam catalisando a reação do ácido aracdônico em prostaglandinas (PGF2), prostaciclinas (PGI2) e tromboxano. 
 Os anti-inflamatórios são medicamentos que impedem ou amenizam essa reação e minimizam os sintomas da inflamação como calor, rubor e dor.
 Existem dois tipos de Anti-inflamatório: Os anti-inflamatórios esteroidais e os anti-inflamatórios não esteroidais.
 Todos os anti-inflamatórios apresentam três efeitos básicos: antipirético (reduz a febre), analgésico (reduz a dor) e anti-inflamatório (reduz os efeitos da inflamação).
 As diferenças entre os mais de 20 tipos de anti-inflamatórios presentes no mercado costumam estar na potência de cada uma dessas três ações e nos efeitos colaterais, alguns indesejáveis, outros úteis em algumas patologias de origem não inflamatória.
ANTIINFLAMATÓRIOS
Carol, fazer os slides sobre aines e cox 
 
Parte histórica dos aines isabella 
Exemplos de aines (isabella) 
• Paracetamol (Dôrico, Tylenol)
Ibuprofeno (Alivium, Advil, Artril, Motrin)
Ácido acetilsalicílico (Aspirina, AAS)
Foto,genérico,similar e referente)
Farmacocinetica dos aines (nay) 
PARA ENTENDER A FARMACODINÂMICA ...
... Antes,precisamos entender o que é EICOSANÓIDES
EICOSANÓIDES
Derivados do ácido araquidônico(ou seja,precursor dos eicosanóides), são formados quando as células são danificadas ou estão sob ameaça de danos.
Este estímulo ativa as enzimas que transformam o ácido araquidônico em eicosanóides tais como prostaglandinas, tromboxano e leucotrienos.
FARMACODINÂMICA
Distúrbios Gastrointestinais (úlcera): Por inibirem a COX1, os AINEs impedem a síntese de prostaglandinas gástricas, especialmente PGI2 e PGE2, que servem como agentes citoprotetores(são agentes que detêm a habilidade de proteger tecidos sadios dos efeitos tóxicos da quimioterapia e/ou radioterapia) da mucosa gástrica. Estes eicosanóides agem inibindo a secreção ácida pelo estômago, aumentando o fluxo sangüíneo na mucosa gástrica e promovendo a secreção de mucocitoprotetor. A inibição da sua síntese, portanto, acarreta ao estômago uma maior suscetibilidade às lesões; cujo aspecto característico, com infiltrado inflamatório, levou ao uso da denominação de gastropatia por AINE.
Renal: Os AINEs podem induzir insuficiência renal aguda (IRA) de duas diferentes maneiras: hemodinamicamente-mediada ou por nefrite intersticial (freqüentemente acompanhada de síndrome nefrótica). Esses efeitos estão diretamente relacionados à redução da síntese de PGs induzida pelos AINEs.
Inibição de agregação plaquetária: A neutropenia é uma complicação infreqüente com o uso de AINEs, ocorrendo em menos de 1% dos pacientes. Os AINEs devem ser evitados em pacientes com defeitos plaquetários prévios (secundários a uremia ou doença de von Willebrand) e naqueles com trombocitopenia (contagem < 50.000/µL). AINEs não acetilados ou inibidores seletivos da COX-2 são uma alternativa segura para esses pacientes.
MECANISMO DE AÇÃO
Inibição periférica e central da atividade da enzima ciclooxidase e subsequente diminuição da biossíntese e liberação dos mediadores da inflamação, dor e febre (prostaglandinas). Assim como qualquer fármaco, os AINES, para realizar qualquer efeito molecular em nível celular, deve-se ligar a um receptor farmacológico específico e desencadear sua atividade intrínseca. Ao ser ativado, o receptor inicia uma cascata de eventos que culmina em uma transdução de sinal.
Efeitos colaterais dos aines(vanessa e isa)
Caso clínico (nay)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais