Buscar

Casos concretos D civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio do Ceará
Curso: Direito
Disciplina: Direito Civil II
Prof.(a): Sara
Aluno: José Fontaine Costa Ramos Júnior
Matrícula: 201607142181
Resolução dos Casos Concretos
CASO CONCRETO 01
a) Sim, pois as aplicações das obrigações estão presentes no nosso dia-a-dia. 
Ex: pagamento de indenização.
b) Primeiramente sim, pois estão presentes em quaisquer ramos do Direito Civil.
O princípio da Eticidade impõe a boa-fé objetiva e a propriedade às relações jurídicas. O princípio da Socialidade a observação à boa-fé. Portanto, princípios plenamente aplicáveis às relações obrigacionais.
c) O dever jurídico se contrapõe ao direito subjetivo, tratando-se, portanto, de um comando emanado do direito objetivo, impondo-se a todos, como o dever de não danificar o patrimônio alheio. 
Obrigação é uma relação jurídica de caráter econômico, onde um devedor se liga a um credor, devendo fornecer determinada prestação, positiva ou negativa, como aquela que decorre de um contrato de compra e venda. 
O ônus se caracteriza pela necessidade de se observar um determinado comportamento para obtenção de uma vantagem em proveito próprio, como levar a registro no Cartório de Títulos e Documentos um contrato para gerar efeitos em face de terceiros.
O estado de sujeição se caracteriza quando a pessoa é obrigada a se sujeitar a uma determinada situação como é o caso dos impedimentos matrimoniais. Trata-se de poder jurídico do titular do direito, não havendo correspondência a qualquer outro dever. A responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação.
CASO CONCRETO 02
a) Quanto ao objeto: Imediato - obrigação de dar coisa certa. O carro no valor de R$ 115.000,00 (cento e quinze mil reais) ou a quantia correspondente em espécie.
Quanto a liquidez: obrigação liquida – objetos completamente determinados, o carro ou a quantia em espécie. 
Quanto ao modo de execução: Alternativa, pois, a obrigação se satisfaz com a tradição do carro ou o equivalente em dinheiro.
b) Por se tratar de uma obrigação alternativa, Vitor Mariano continua obrigado a executar a prestação através da entrega do valor de R$ 115.000,00 (cento e quinze mil reais), por força do Art. 253 CC/02 “Se uma das duas prestações não puder ser objeto de obrigação ou se tornada inexequível, subsistirá o débito quanto à outra.”
CASO CONCRETO 03
a) Obrigação de dar coisa certa, pois, trata-se de objeto completamente determinado em quantidade, qualidade e gênero.
b) Sim, Pedro Augusto terá direito a devolução da quantia paga antecipadamente à Ana Maria, amparado pelo Art. 234, CC que diz “Se, no caso do artigo antecedente, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradição, ou pendente a condição suspensiva, fica resolvida a obrigação para ambas às partes (...)”. 
CASO CONCRETO 04
a) Accipiens, confecção radial;
Solvens, Pedro; 
Objeto imediato, obrigação de não fazer;
Objeto mediato, omissão, não aparecer em público utilizando roupas de outras marcas.
b) Não, pois a confecção radial, não encaminhou a roupa para Pedro, logo pode se resolver a obrigação para ambas às partes, mas não há que se falar em perdas e danos.

Continue navegando