Buscar

Avaliação parcial PATRIMONIO HISTÓRICO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513061274)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Só o Exército, afirmou Deodoro, sabia sacrificar-se pela pátria e, no entanto, maltrataram-no os homens políticos que até então haviam dirigido o país. Aludiu aos seus serviços no campo de batalha, rememorando que pela pátria estivera três dias e três noites combatendo em campos paraguaios no meio do lodaçal, sacrifício que eu não poderia avaliar". A frase acima pertence ao Visconde de Ouro Preto, último chefe do governo da Monarquia. A partir dela, vemos refletida a essência de uma das questões apontadas como responsáveis pela queda da Monarquia. Assinale, abaixo, a alternativa que melhor corresponde às palavras de Ouro Preto.
		
	
	Essas palavras como que simbolizam a aceitação, por parte de Deodoro, da liderança do Movimento Republicano que levaria à derrubada da Monarquia.
	
	Estas palavras dizem respeito à Questão Religiosa onde os militares apoiaram o Imperador em fazer valer sua autoridade contra a Igreja, que queria impor uma Bula papal no Brasil apesar da mesma não ter sido aprovada por D. Pedro II.
	
	Essas palavras demonstram simplesmente uma rivalidade pessoal que existia entre Deodoro e o Visconde de Ouro Preto.
	 
	Estas palavras dizem respeito à Questão Militar, onde militares como Deodoro se viam impedidos de participar das decisões de Estado por políticos como o Visconde de Ouro Preto.
	
	Essas palavras dizem respeito à Questão Abolicionista, que contrapôs os militares às elites escravistas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513342097)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A queda da monarquia em 1889 pode ser associada a vários fatores, entre eles as disputas políticas entre a Monarquia e as novas forças que se organizavam no interior do Exército. Sobre a chamada "Questão Militar", somente NÃO podemos afirma que:
		
	 
	O "soldado cidadão" é aquele que deseja apenas cumprir com o seu dever militar, defendendo os interesses do seu país em quaisquer conflitos que ocorram.
	
	O Exército sentia-se desprestigiado pelo governo, principalmente, porque esta força era considerada mais popular, enquanto que a Marinha era formada, predominantemente, por membros da elite.
	
	A falta de entendimento entre o império e a liderança do Exército contribuiu para o desgaste do ministério do Visconde de Ouro Preto e a Proclamação da República.
	
	A partir da Guerra do Paraguai, os militares se mobilizam para romper com os limites do "soldado profissional", em busca de um espaço na política nacional para o "soldado cidadão".
	
	O '"homem da caserna" queria participar das decisões políticas do país, tal qual ocorria entre os militares de países vizinhos, como a Argentina.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512916959)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia com atenção o trecho abaixo:
"Em suma, a constituição instituía um sistema representativo, de divisão e independência entre os poderes, cabendo ao presidente designar livremente os Ministros ao Congresso (bem como ao supremo), controlar e inclusive julgar, sendo o caso, o Presidente, bem como legislar sobre o orçamento, os impostos, o efetivo das forças armadas, etc. Na prática, o arcabouço democrático-representativo da constituinte vai confrontar-se com uma situação bem diversa da que o mundo das normas abstratas supunha. Entretanto, havia um princípio, consagrado pela constituição, que coincidia com os interesses e o perfil das realidades impostas pelos vencedores de 89: o federalismo." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 42)
O autor defende a hipótese de que o princípio do federalismo, resguardado na carta constitucional de 1891, era compatível com os interesses dos "vitoriosos" de 1889 porque:
		
	
	Os vitoriosos eram os representantes da burguesia industrial, que desejavam um governo forte, centralizado e capaz de estimular o avanço industrial.
	 
	Os vitoriosos eram os representantes da oligarquia cafeicultora, que desejavam o federalismo para terem mais autonomia na utilização da máquina do Estado para a defesa dos preços do café no mercado internacional.
	
	Os vitoriosos eram os próprios militares, que desejavam a extinção do exército regular a a re-estruturação da guarda nacional, criada ainda no período regencial.
	
	Os vitoriosos eram os próprios militares, que desejavam a transformação das forças armadas em polícias estaduais fragmentadas e independentes entre si.
	
	Os vitoriosos eram os estancieiros gaúchos, que desejavam o federalismo para terem mais autonomia na negociação do preço do charque.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513411721)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o nome de um escritor que se envolveu diretamente com o projeto da restauração monárquica.
		
	 
	Eduardo Prado.
	
	Caio Prado Jr.
	
	Raul Pompeia.
	
	Gilberto Freyre.
	
	José de Alencar.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512893656)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito da Revolta da Vacina (1904) podemos concluir sobre os seus integrantes que:
		
	
	Devido ao analfabetismo e à falta de consciência política não souberam compreender a importância da vacinação obrigatória e das reformas urbanas realizadas por Pereira Passos.
	
	Agiram sob manipulação de políticos contrários ao governo e pela imprensa. Não conseguiam perceber os benefícios da vacinação contra a varíola.
	 
	Embora estivessem alijados da cidadania política, estavam profundamente atentos a aspectos do exercício do poder que afetavam a vida cotidiana e dispostos a defender os seus direitos.
	
	Faziam parte dos setores marginalizados e perigosos da sociedade, como prostitutas, ladrões e vagabundos. Sua revolta não tinha consciência política.
	
	Agiram exclusivamente em nome da preservação da moral de suas mulheres e filhas.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512921194)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A chamada Política dos Governadores, instituída a partir do governo de Campos Salles, caracterizava-se por:
		
	
	Permitir que a escolha do Presidente da República fosse resultado de um consenso entre os governadores.
	
	Promover, através dos governadores, a desarticulação das oligarquias locais.
	
	Tornar os governadores representantes de um federalismo liberal e democrático.
	
	b) Tornar os governadores um mero instrumento do poder do Presidente da República.
	 
	Fortalecer os governadores como o principal instrumento para garantir a estabilidade política entre as oligarquias regionais.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512893646)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Atualmente há uma vasta historiografia a respeito do motim popular conhecido como Revolta da Vacina (1904). Podemos indicar como uma das principais causas para a revolta:
		
	
	Não foi o povo que se rebelou, mas marginais (classes perigosas). Se houve a presença de trabalhadores, estes foram manipulados por políticos.
	
	A novidade da vacina e da sua obrigatoriedade. Até então a população do Rio de Janeiro não havia passado por situação semelhante.
	 
	Resistência popular ao processo autoritário de transformação do Rio de Janeiro em capital burguesa e cosmopolita. A revolta não somente contra a vacina, mas contra os símbolos da modernidade burguesa e do poder opressivo.
	
	Desacordo entre higienistas, médicos e sanitaristas sobre a profilaxia, o diagnóstico, o tratamento e a origem das varíola.
	
	Intromissão do governo no domínio espiritual da saúde pública e incompetência do poder público para invadir os lares
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512921190)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os movimentos de Canudos e Contestado:
		
	
	Propuserama reforma agrária, tomando as fazendas dos ricos agricultores.
	
	Defendiam idéias monarquistas, exaltando a igura de Dom Pedro II.
	
	Foram lideradas por homens desvinculados das tradições locais.
	
	Receberam apoio da Igreja católica, em especial de padres de localidades próximas.
	 
	Atemorizaram os governos republicanos, sendo por essa razão aniquilados.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513411745)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a análise de Vitor Nunes Leal no livro "Coronelismo, Enxada e Voto", o poder local
		
	
	era influente apenas nas áreas urbanas, já que as zonas rurais não tinham importância na época.
	 
	era a parte mais fraca do acordo que se convencionou chamar de "Política dos Governadores", já que essa estratégia política foi idealizada pelo governo federal.
	
	era a parte mais forte no acordo que se convencionou chamar de "Política dos Governadores", já que se tornou capaz de impor suas vontades ao governo central.
	
	baseava a sua autoridade nos vínculos estreitos que tinha com a igreja católica, essa sim o agente político mais forte do período.
	
	não tinha nenhuma influência nos primeiros anos da República brasileira, já que as comunidades rurais eram altamente politizadas.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201512908441)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito das principais características da Constituição de 1891 podemos citar:
		
	
	O Estado laico, o voto feminino e a legislação social
	
	O padroado, a centralização política e a naturalização dos imigrantes
	 
	O federalismo, a democracia e o Estado laico
	
	O federalismo, o voto do analfabeto e a exigência de partidos políticos nacionais.
	
	O federalismo, a exigência de partidos políticos nacionais e o padroado

Outros materiais