Buscar

Prova 01

Prévia do material em texto

1.
		Distância, área e volume são exemplos de:
		
	
	
	
	
	Grandezas relacionadas
	
	
	Grandezas absolutas
	
	
	Grandezas fundamentais
	
	 
	Grandezas derivadas
	
	
	Grandezas básicas
	
	
	
		2.
		O Universo é composto por aglomerados de galáxias, com nebulosas, estrelas, cometas, planetas e seus satélites, e tudo que neles existe, no caso do planeta Terra, por exemplo, plantas, animais, rochas, água, ar etc. No universo, a energia não se cria, nem se perde. Ela se transforma em outra forma de energia. Nos seres vivos, a energia do alimento se transforma em ATP (adenosina trifosfato), que é a unidade de energia:
		
	
	
	
	
	apenas das células nervosas e adiposas.
	
	
	somente das células nervosas.
	
	
	somente das células cardíacas.
	
	
	somente das células nervosas e cardíacas.
	
	 
	das nossas células.
	
	
	
		3.
		A osteoporose é uma doença que modifica a densidade óssea, chamamos de densidade uma grandeza derivada onde
		
	
	
	
	 
	estudamos a relação massa/volume
	
	
	verificamos o peso/ volume do osso
	
	
	relacionamos o volume do osso com o tamanho do mesmo
	
	
	não tem aparelho para a verificação da densidade óssea
	
	
	a densidade não é uma grandeza derivada mais sim fundamental
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		No universo, a energia não se cria, nem se perde. Ela se transforma em outra forma de energia. Nos seres vivos, a energia do alimento se transforma em ___________________________________, que é a unidade de energia das nossas células. A resposta que completa corretamente a sentaça é:
		
	
	
	
	
	Oxigênio
	
	
	Lipídio
	
	
	Glicídio
	
	
	Carbono
	
	 
	ATP
	
	
	
		5.
		São grandezas constituinte do universo, com exceção de:
		
	
	
	
	
	Energia
	
	
	Tempo
	
	 
	Clima
	
	
	Espaço
	
	
	Matéria
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A massa, o tempo e a distância são exemplos de grandezas fundamentais. As grandezas fundamentais são (X), contudo quando nos perguntamos que espaço a matéria ocupa, ou qual a velocidade de uma reação química de uma enzima celular, estamos nos referindo a grandezas (Y) que são (Z). Em relação às incógnitas X, Y, Z, no parágrafo, pode-se afirmar que as mesmas podem ser substituídas, respectivamente, por:
		
	
	
	
	
	derivadas, qualitativas e quantitativas.
	
	
	quantitativas, derivadas, qualitativas.
	
	
	qualitativas, quantitativas e derivadas.
	
	
	derivadas, quantitativas e qualitativas.
	
	 
	qualitativas, derivadas e quantitativas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Em noites sem lua, em locais pouco iluminados por casas, ruas e edifícios, podemos ver uma infinidade de pequenos pontos luminosos no céu: são as estrelas. Ao observar o céu a olho nu, conseguimos ver uma parte mínima do que chamamos de Universo. Já na observação do céu feita com o auxílio de um telescópio, é possível perceber que o número de corpos celestes é muito maior e também se podem ver detalhes das formas e da cor dos astros. A atmosfera da Terra, contudo, limita a atuação dos telescópios terrestres, por este motivo são utilizados telescópios espaciais, como o telescópio Hubble, para as pesquisas astronômicas mais sofisticadas. Além destes instrumentos para o estudo do Universo, os cientistas contam com equipamentos de informática para cálculos, tratamento de dados e imagens recebidas dos telescópios, simulações etc. Esses recursos possibilitaram responder à questão - o que compõe o Universo? O Universo é composto por aglomerados de galáxias, com nebulosas, estrelas, cometas, planetas e seus satélites, e tudo que neles existe - no caso do planeta Terra, por exemplo, plantas, animais, rochas, água, ar etc. Também podemos considerar que em relação ao conceito de Universo é correto destacar que:
		
	
	
	
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor não é nosso universo pois as mesas, os alunos, o quadro etc, não representam corpos celestes.
	
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor é nosso universo relativo pois as mesas, os alunos, o quadro não representam elementos que estejam em órbita.
	
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor não é nosso pseudouniverso uma vez que as mesas, os alunos, o quadro etc, representam uma microescala de corpos que não se relacionam.
	
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor pode ser considerado em parte o nosso pseudouniverso pois as mesas, os alunos, o quadro não se relacionam entre si como os acontece no espaço sideral.
	
	 
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor é nosso universo - as mesas, os alunos, o quadro etc.
	
	
	
		8.
		Além de serem grandezas físicas, a massa, o tempo e a distância são exemplos de grandezas fundamentais. O Sistema Internacional de Unidades (SI) define ainda mais grandezas fundamentais, que a partir delas surgem as derivadas. As sete grandezas fundamentais são: Comprimento: unidade metro (m); Tempo: unidade segundo (s); Massa: unidade quilograma (kg); Temperatura: unidade Kelvin (K); e:
		
	
	
	
	
	Corrente elétrica: unidade Ampère (A), Quantidade de matéria: unidade g (grama) e Luminosidade: unidade candela (cd).
	
	 
	Corrente elétrica: unidade Ampère (A), Quantidade de matéria: unidade mol (mol) e Luminosidade: unidade candela (cd).
	
	
	Corrente elétrica: unidade Volts (V), Quantidade de matéria: unidade mol (mol) e Luminosidade: unidade candela (cd).
	
	
	Corrente elétrica: unidade Volt (V), Quantidade de matéria: unidade grama (g) e Luminosidade: unidade candela (cd).
	
	
	Corrente elétrica: unidade Ampère (A), Quantidade de matéria: unidade mol (mol) e Luminosidade: unidade Watt (W).

Continue navegando