Buscar

Exercícios Q. M.

Prévia do material em texto

Exercício: CCE1007_EX_A1_201607471485_V1 
	Matrícula: 201607471485
	Aluno(a): VIRNA COSTA SOUZA 
	Data: 04/09/2017 16:02:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608465504)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
	
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos. 
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608465896)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Na história da civilização antiga foi percebido que na época da Idade do Cobre, mesmo com a técnica de derreter e moldar este metal, que o mesmo não substituiu a manufatura de armas e ferramentas feitos com pedra, pois este material ainda proporcionava lâminas de corte superiores. Considerando a época em questão, tal fato deve-se: 
		
	
	não ser um material de fácil extração 
	
	o processo de produção ser ineficiente
	
	pela falta de mão-de-obra especializada 
	
	por ser uma material muito macio e não ideal como ferramenta de corte 
	
	representar um alto custo 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608465897)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A Idade do Bronze representou uma fase de avanço tecnológico, uma vez que este material passou a substituir o cobre. A técnica empregada na metalurgia dos bronzes contemplavam com a matéria-prima as ligas de Cu com vários outros elementos, incluindo o Sn, Al, Si e Ni. Na época, pode-se afirmar que uma das propriedades importantes do bronze era: 
		
	
	ter maior dureza do que o Cu, bem como boa resistência à oxidação
	
	não ser utilizado como feramenta de corte, arma e na arte
	
	a Idade do Cobre antecede a do Bronze
	
	na composição das ligas de cobre só continha o Sn
	
	ser de dificil o processo extrativo
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608465785)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	De uma forma geral, o desenvolvimento das sociedades deu-se também com a associação dos materiais, assim como compreender que as civilizações antigas foram designadas por sua capacidade de manipular e produzir materiais para atendimento das necessidades. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a classificação dos grupos de materiais sólidos: 
		
	
	Materiais metálicos, cítricos e poliméricos 
	
	Somente materiais metálicos e cerâmicos 
	
	Apenas materiais poliméricos
	
	Materiais cerâmicos, granulosos e polimeros
	
	Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608465500)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas. 
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608465503)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	Os cerâmicos são duros e geralmente frágeis, ou seja, não possuem a capacidade de absorver facilmente a energia neles aplicada como acontece com os metais, fragmentando-se.
	
	A cerâmica vermelha - telhas, tijolos e manilhas - e a cerâmica branca - azulejos, sanitários e porcelanas - são constituídas principalmente de silicatos hidratados de alumínio, tais como caulinita, haloisita, pirofilita e montmorilonita.
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como metais com elementos classificados como não metálicos.
	
	A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada pelo homem, representando a "queima" do material, hoje conhecida como calcinação/sinterização.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608465642)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Uma peça de engenharia, de geometria complexa, deve ser produzida a baixo custo. Ela deve possuir alta rigidez e alta tenacidade. Para atender a esses requisitos, o material adequado que um engenheiro de materiais seleciona é o
		
	
	compósito
	
	metal ou compósito
	
	metal
	
	polímero ou cerâmico
	
	cerâmico ou compósito
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608465447)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Os materiais formados por duas fases (uma matriz e uma dispersa), podendo ser uma combinação de materiais diferentes ou não, aliando as propriedades de ambos são classificados como: 
		
	
	Compósitos; 
	
	Materiais avançados.
	
	Cerâmicas
	
	Metais
	
	Polímeros
	
	Exercício: CCE1007_EX_A2_201607471485_V1 
	Matrícula: 201607471485
	Aluno(a): VIRNA COSTA SOUZA 
	Data: 15/09/2017 11:43:03 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608465392)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0)Materiais cristalinos são aqueles que apresentam uma organização atômica padrão e repetida. Marque a opção que mostra as três estruturas cristalinas do sistema cúbico.
		
	
	CS, CCC, CFC
	
	CCC, CFF, CS
	
	CFC, CSS, CCC
	
	HC, CS, CFF
	
	CSS, HC, CFC
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608465908)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Existem diversas formas da matéria se organizar a nível micro estrutural. Quando estudamos especificamente os cristais, podemos observar 14 combinações diferentes de organização atômica, constituindo o que denominamos de REDE DE BRAVAIS.
Como relação aos materiais cristalinos, identifique a opção CORRETA.
		
	
	As duas formas de organização dos materiais cristalinos são os sistemas cúbicos ou hexagonais. 
	
	Os materiais cristalinos nem sempre possuem ordenação a nível micro estrutural. 
	
	A ordenação atômica dos materiais cristalinos é identificada de forma macroscópica. 
	
	Os materiais cristalinos possuem uma ordenação a nível micro estrutural.
	
	Os materiais cristalinos existem predominantemente na forma de monocristais. 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608465744)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O sódio cristaliza numa estrutura em que o número de coordenação é 8. Qual é a estrutura que melhor descreve o cristal ?
		
	
	CFC
	
	CCC
	
	HC
	
	cúbica simples
	
	Hexagonal Simples
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608465823)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A cristalinidade exemplificada na tabela a seguir é uma característica dos metais que permite algumas técnicas de identificação, entre elas a difração de raio-X. Esta técnica nos permite a obtenção de um espectro de picos característicos, que atua como espécie de "carteira de identidade" do material em questão. Na tabela a seguir, temos algumas associações o tipo de metal e sua estrutura cristalina.  
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Manganês
	Cúbico Simple
	Estanho branco
	Tetragonal de Corpo Centrado
	Cobalto
	Hexagonal Compacto
	Cobre
	Cúbico de Face Centrada
	Cromo
	Cúbico de Corpo Centrado
 Considerando a ordenação atômica exposta na figura a seguir, escolha a opção que apresenta um material a ela relacionado.
	
		
	
	Cobalto 
	
	Cobre
	
	Cromo 
	
	Manganês
	
	Estanho branco 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608465805)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	As ligações químicas representam a união entre os átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. No entanto, essas ligações poderão ser influenciadas pelos tipos de união que acontece entre os átomos. É correto afirmar que, dependendo dos átomos que se unem, denominamos as ligações de: 
		
	
	Expansiva, Covalente e Metálica
	
	Metálica e Impulsiva
	
	Iônica, Alotrópica e Metálica
	
	Isotópica e Metálica 
	
	Iônica, Covalente e Metálica 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608465493)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O número de coordenação (NC), representa o número de átomos vizinhos mais próximos a uma átomo de referância,em relação a estrutura cristalina do CCC( Cúbica de Corpo Centrado) qual seu número de coordenação.
		
	
	3
	
	2
	
	6
	
	8
	
	12
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608465490)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Materiais que apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado),quantos átomos existem na sua célula unitária? 
		
	
	6
	
	9 
	
	8
	
	2
	
	4
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608465821)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A identificação de padrões de cristalinidade em diversos metais nos permite correlacionar diversos parâmetros micro estruturais, como raio e o comprimento do lado de células unitárias cristalográficas, como na figura a seguir.
	
Considerando as informações presentes na tabela presente nesta questão, escolha a opção que identifica o material associado à célula unitária anterior. 
	Metal
	Raio Atômico (nm)
	Molibdênio
	0,1363
	Ferro (alfa)
	0,1241
	Cromo
	0,1249
	Tungstênio
	0,1371
	Tântalo
	0,1430
		
	
	Ferro (alfa) 
	
	Tântalo
	
	Tungstênio 
	
	Cromo
	
	Molibdênio
	Exercício: CCE1007_EX_A3_201607471485_V1 
	Matrícula: 201607471485
	Aluno(a): VIRNA COSTA SOUZA 
	Data: 15/09/2017 12:06:59 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608465605)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O coeficiente de Poisson é a razão entre a deformação:
		
	
	Diagonal e longitudinal na região elástica.
	
	Transversal e longitudinal na região plástica.
	
	Transversal e diagonal na região elástica.
	
	Transversal e longitudinal na região elástica.
	
	Diagonal e longitudinal na região plástica.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608465610)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	No ensaio de um material através de um corpo de prova será obtido o registro com os dados necessários para compor o gráfico Tensão x Deformação. Os valores das cargas obtidas, que divididos pela área deste corpo de prova, fornecem os resultados das tensões que estão corretos na alternativa:
		
	
	Somente a tensão máxima e de ruptura 
	
	Somente a tensão de ruptura 
	
	A tensão máxima, de ruptura e escoamento 
	
	A tensão não poderá ser associada a esforço de carga 
	
	Somente a tensão máxima 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608465794)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Quando um objeto caracteriza-se por uma deformação permanente do material que o constitui, sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformação, trata-se do efeito verificado no Diagrama Tensão x Deformação proveniente da ação de:
		
	
	Ruptura
	
	Cisalhamento
	
	Flexão
	
	Elasticidade
	
	Escoamento
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608465721)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A força atuante provoca uma deformação do eixo perpendicular à mesma.
		
	
	Compressão
	
	Flexão
	
	Cisalhamento
	
	Tensão
	
	Flambagem
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608465793)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	As forças que atuam em um plano perpendicular ao eixo e cada seção transversal tende a girar em relação às outras são denominadas de: 
		
	
	Flexão
	
	Compressão
	
	Cisalhamento
	
	Ruptura
	
	Torção
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608465722)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	No ensaio de tração, traciona-se um corpo de prova cilíndrico até que sofra fratura em uma máquina de tração com velocidade constante. Os valores da carga atuante e das deformações são registrados automaticamente pela máquina em forma de gráfico de carga X deformação, do qual poderão ser retirado diversos valores, exceto:
		
	
	O de carga de ruptura;
	
	A dureza superficial.
	
	O de carga máxima;
	
	O Limite de resistência;
	
	O de escoamento;
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608465695)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Durante o ensaio de tração a partir do instante em que a tensão ultrapassa o limite de proporcionalidade, tem-se início a fase plástica. Nesta fase ocorrem deformações crescentes na peça sem acréscimos na tensão. A propriedade descrita é uma das propriedades físicas mais importantes no cálculo das estruturas de aço, pois procura-se evitar que esta tensão seja atingida na seção transversal das barras, como forma de limitar a sua deformação.. O texto refere-se:À ductilidade
	
	Ao limite de ruptura
	
	À resiliência
	
	Ao limite de escoamento
	
	À dureza superficial
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608465693)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	É um esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
		
	
	Compressão
	
	Tensão
	
	Flexao
	
	Flambagem
	
	Cisalhamento
	Exercício: CCE1007_EX_A4_201607471485_V1 
	Matrícula: 201607471485
	Aluno(a): VIRNA COSTA SOUZA 
	Data: 18/09/2017 15:05:57 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608465797)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O sistema onde ocorre a reação que durante a solidificação, um líquido se transforma em dois sólidos e vice versa na fusão, denomina-se: 
		
	
	Sintético
	
	Polóide
	
	Isomorfo
	
	Eutetóide
	
	Eutético
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608465895)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Nos Sistemas Binários a transformação imediata de fase líquida em fase sólida é denominada de: 
		
	
	Reação Eutética
	
	Reação Sintética
	
	Reação Mista
	
	Reação Polóide
	
	Reação de Equilíbrio
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608465782)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Relativo às microconstituintes presentes em um digrama Ferro-Carbono, marque a alternativa Incorreta.
		
	
	A perlita possui propriedades mecânicas intermediárias entre a ferrita e a cementita.
	
	A cementita é uma fase dura e frágil.
	
	A ferrita é uma fase dúctil e de baixa dureza.
	
	A perlita é formada por camadas alternadas (lamelas) de austenita e cementita.
	
	A ferrita e a austenita possuem diferentes estruturas cristalinas.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608465700)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Quais diagramas, em sua maioria, são obtidos em condições de equilíbrio e são usados para entender e prever o comportamento dos materiais?
		
	
	diagrama de ductibilidade
	
	diagrama de Muller
	
	diagrama de fases
	
	diagrama de Esch
	
	diagrama de desequilíbrio 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608465799)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	No Diagrama de Equilíbrio o sistema ternário é constituído por:
		
	
	Sintético
	
	Pseudobinário 
	
	Peritético 
	
	Isomorfo 
	
	Monotético 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608465473)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Deseja-se produzir um bastão cilíndrico de 10,0 mm que, quando em utilização, sofrerá uma carga máxima de tração de 128.000 N. O bastão não poderá sofrer nenhuma deformação plástica. Dentre os materiais abaixo, qual (is) eu poderia utilizar para sua fabricação? Material Tensão de escoamento (MPa) Liga de alumínio 200 Liga de latão 300 Liga de aço 400 Liga de titânio 650 
		
	
	Liga de aço, liga de titânio e liga de latão apenas; 
	
	Nenhuma das ligas; 
	
	Liga de aço e liga de titânio apenas; 
	
	Liga de titânio apenas; 
	
	Todas as ligas 
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608465804)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Na fase de encruamento dos grãos ocorre o processo industrial de deformação plástica no qual o metal tem sua forma alterada ao passar entre rolos em rotação. A esse processo denomina-se:
		
	
	Elasticidade
	
	Forjamento
	
	Ductibilidade
	
	Laminação
	
	Ruptura
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608465576)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Em Engenharia de Materiais é muito comum a utilização de diagramas de fase, que são simplesmente representações gráficas onde estão presentes as fases em equilíbrio da substância analisada em função da temperatura, pressão, composição e até mesmo intensidades de campos elétricos/magnéticos. Para expressar esta informação como uma figura plana de fácil assimilação, mantém-se um ou mais parâmetros constante (geralmente a pressão ou a composição).
Com relação ao diagrama exposto a seguir, onde em um eixo imaginário vertical tem-se temperatura e no eixo imaginário horizontal, tem-se composição, PODEMOS AFIMAR:
 
 
 
 
		
	
	No resfriamento da composição D, não há coexistência de duas fases.
	
	A composição B corresponde ao hiper-eutético.
	
	No resfriamento da composição A, há coexistência de três fases.
	
	A composição C corresponde ao eutético.
	
	A composição C corresponde ao hipo-eutético.
	
	Exercício: CCE1007_EX_A5_201607471485_V1 
	Matrícula: 201607471485
	Aluno(a): VIRNA COSTA SOUZA 
	Data: 18/09/2017 15:23:43 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608465863)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Qual alternativa abaixo NÃO corresponde a um objetivo do tratamento térmico de materiais?
		
	
	Remoção de tensões
	
	Remoção da resistência mecânica
	
	Diminuição da dureza
	
	Remoção da usinabilidade
	
	Manter o material imutável
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608465886)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Das alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito a um fator que influencia o tratamento térmico:
		
	
	Temperatura
	
	Atmosfera
	
	Velocidade do Resfriamento
	
	Número de elementos químicos
	
	Tempo
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608465660)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O encruamento do aço é obtido em processo mecânico de deformação do mesmo após deformação a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção CORRETA.
		
	
	O encruamento altera a resistência mecânica a tração, porém mantém a dureza superficial do material.
	
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	
	A ductilidade se mantém com o aumento do grau de encruamento do material.
	
	Uma vez a estrutura encruada, a estrutura pode ser modificada através de deformação mecânica em sentido contrário. 
	
	Laminação é o processo de deformação plástica que ocorre somente a temperatura ambiente.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608465698)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Observa-se que aços com alto teor de carbono possuem muita cementita e o recozimento não é suficiente para diminuir a sua dureza. Por este motivo, faz-e necessário a realização de um tratamento que transforma a cementita em pequenas esferas, diminuindo a dureza do aço. Qual o nome deste Tratamento Térmico? 
		
	
	Martêmpera
	
	Encruamento
	
	Revenimento
	
	Esferoidização
	
	Recristalização
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608465866)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Assinale a alternativa correspondente aos objetivos dos tratamentos térmicos de materiais.
		
	
	Remoção das tensões internas; diminuição da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	Remoção das tensões externas; aumento da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	Remoção das tensões internas; diminuição da dureza; aumento da resistência a corrosão.
	
	Remoção das tensões internas; aumento da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	Remoção das tensões externas; diminuição da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608465711)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	No Tratamento Térmico o fator tempo é primordial, uma vez que a obtenção de resultado desejável dependerá muito das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Observa-se que quanto maior o período de tempo utilizadono tratamento, será viável obter-se melhor segurança para atingimento da fase com a completa dissolução da mesma e para a obtenção da microestrutura específica. A temperatura depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada. O tratamento que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio está correto na opção: 
		
	
	Laminação 
	
	Recozimento 
	
	Normalização
	
	Têmpera 
	
	Forjamento 
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608465505)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A taxa de resfriamento de uma liga Fe-C é uma prática difundida na metalurgia e vem sendo praticada pelo homem há centenas de anos. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos podemos citar, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Remoção de tensões.
	
	Diminuição da dureza.
	
	Alteração da cor da superfície do aço.
	
	Diminuição da resistência mecânica.
	
	Alteração da ductilidade.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608465705)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O Tratamento Térmico que é indicado, normalmente, para homogeinização da estrutura após o forjamento e antes da tempera ou revenimento denomina-se de: 
		
	
	Forjamento
	
	Normalização 
	
	Recristalização 
	
	Laminação a frio 
	
	Recozimento

Continue navegando