Buscar

PROJETO SOCIALIZAR

Prévia do material em texto

PROJETO SOCIALIZAR
NOME: ANNE CRISTINA DANTAS DE ALCANTARA RODRIGUES
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
PERIODO: 6º SEMESTRE
INSTITUIÇÃO DE ENSINO: CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA ANHANGUERA UNIDERP
LOCAL DE ESTAGIO: ASSOCIAÇÃO FAMILIAR COMUNIDADE NEGRA SÃO JOÃO BATISTA
ORIENTADORES: LILIAN ROSA SILVA E SANDRA MARA MARTINS DOS SANTOS 
Projeto Socializar
Introdução: No transcorrer do Estagio Supervisionado I, desfrutei da oportunidade de conviver com Crianças e Adolescentes da Associação Familiar Comunidade Negra São João Batista, no qual foi possível observar que as Crianças e Adolescentes de 06 a 15 anos possuem dificuldade de socializar com comportamento interdisciplinar. Sendo egocêntricas, individualistas e agressivas, possuem seus vínculos pessoais rompidos, pois trazem essa dificuldade do convívio familiar, sendo assim muito dificultoso o trabalho com elas, impossibilitando a finalização das atividades socioeducativas. Objetivo geral: O objetivo desse Projeto é de socializar as Crianças e Adolescentes, para uma melhor convivência, desenvolver atitudes sociais, que exprimam cooperação mútua, aceitar as diferenças culturais, raciais, sociais entre outras de maneira natural, ter uma relação de afetividade e sociabilidade para que possa trazer uma forma de expressão, interação e proteção social estabelecendo o fortalecimento de vinculo. Metodologia: Atividades que estimulem a vivência, prática e experiência do universo informal, cultural e social, as atividades serão pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, centrados nas oficinas de artes plásticas, jogos, músicas, contações de histórias e palestras com profissionais da área Psicológica e Social. Trata-se de um projeto de intervenção com ação de socialização, que terá a participação de profissionais de diversas áreas. A fim de conscientizar Crianças e Adolescentes sobre a importância de ter um bom convívio entre eles e o respeito mutuo. Resultados esperados: espera-se que seja alcançado o objetivo de uma boa convivência, o respeito mútuo, aceitação das diferenças culturais, raciais, e sociais, e uma relação de afetividade e sociabilidade.
 
SUMÁRIO
1 Introdução.....................................................................................4
2 Problema.......................................................................................5
3 Justificativa...................................................................................6
4 Objetivos......................................................................................7
 4.1 Objetivo Geral...............................................................
 4.2 Objetivo Especifico........................................................
5 Metodologia................................................................................9
6 Cronograma................................................................................10
7 Recursos Necessários..................................................................11
8 Resultados Esperados.................................................................. 12
1 Introdução
As crianças e adolescentes usuários da Associação Familiar Comunidade Negra São João Batista, são crianças que possuem dentro da instituição uma dificuldade de socialização, possuem seus vínculos pessoais rompidos, pois trazem essa dificuldade do convívio familiar, sendo assim muito dificultoso o trabalho com essas crianças e adolescentes. Para isso o Serviço Social de acordo com a PNAS trabalha para restabelecer os vínculos pessoais entre eles rompidos ajudando também no fortalecimento de vínculos familiar.
2 Problema
Em observação um dos fatores analisados foi à dificuldade de socialização e o comportamento interdisciplinar e agressivo nas atividades que são elaboradas e aplicadas pelo educador social, dificuldade de interagir entre eles e a falta do respeito mútuo.
3 Justificativa
Essa intervenção é de grande importância para isso o Serviço Social de acordo com a PNAS trabalha para restabelecer os vínculos pessoais entre eles rompidos ajudando também no fortalecimento de vinculo familiar, através de atividades socioeducativas e cultural.
4 Objetivos
4.1 Objetivo Geral
Objetivo de socializar as Crianças e Adolescentes, para uma melhor convivência, desenvolver atitudes sociais, que exprimam cooperação mútua, aceitar as diferenças culturais, raciais, sociais entre outras de maneira natural, ter uma relação de afetividade e sociabilidade para que possa trazer uma forma de expressão, interação e proteção social estabelecendo o fortalecimento de vinculo. 
4.2 Objetivo Específico
 A proposta de intervenção é trabalhar a socialização com projeto tema “Socializar” com o objetivo de criar laços afetivos e respeito mútuo.
5 Metodologia
 Atividades que estimulem a vivência, prática e experiência do universo informal, cultural e social, as atividades serão pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, centrados nas oficinas de artes plásticas, jogos, músicas, contações de histórias e palestras com profissionais da área Psicológica e Social. Trata-se de um projeto de intervenção com ação de socialização, que terá a participação de profissionais de diversas áreas. A fim de conscientizar Crianças e Adolescentes sobre a importância de ter um bom convívio entre eles e o respeito mutuo.
6 Cronograma
A ser definido 
As atividades serão realizadas do dia 2 ao dia 5 de Outubro de 2017.
Na Associação Familiar Comunidade Negra São João Batista.
7 Recursos Necessários 
Para que esse projeto de intervenção aconteça é necessário recursos financeiros, para a elaboração de um lanche diferenciado no encerramento das atividades do dia 5 de outubro, contaremos com a contribuição de colaboradores.
8 Resultados Esperados
Espera-se alcançar resultados positivos com esse Projeto de Intervenção, a socialização entre Crianças e Adolescentes, fazer que através da arte, brincadeiras lúdicas e palestras elas aprendam a se respeitar e a interagir entre si sem agressividade e preconceito respeitando o espaço do outro.

Continue navegando