Buscar

Trabalho de bio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FMP/FASE
Alunas: Beatriz Dias da Costa
Curso: Enfermagem
Ciclo Celular
O ciclo celular pode ser considerado como um o ciclo de vida de uma célula. Isto é, é a série de estágios de crescimento e desenvolvimento que uma célula passa entre seu "nascimento" - formação pela divisão de uma célula mãe - e reprodução - divisão para gerar duas células filhas.
Para se dividir, uma célula deve completar várias tarefas importantes: ela precisa crescer, copiar seu material genético (DNA), e dividir-se fisicamente em duas células-filhas. As células realizam estas tarefas em uma série de etapas previsíveis e organizadas que constituem o ciclo celular. Em células eucarióticas, ou células com núcleo, os estágios do ciclo celular são divididos em duas fases principais: interfase e divisão (meiose e mitose)
Estágios do ciclo celular:
Durante a interfase, a célula cresce e faz uma cópia de seu DNA. A preparação para essa fase acontece em três etapas:
-Fase G1: Durante a fase G1, também chamada de primeira fase de intervalo, a célula cresce e torna-se fisicamente maior, copia organelas, e fabrica os componentes moleculares que precisará nas etapas posteriores.
-Fase S. Na fase S, a célula sintetiza uma cópia completa do DNA em seu núcleo. Ela também duplica uma estrutura organizadora de microtúbulos chamada de centrossomo. Os centrossomos ajudam a separar o DNA durante a fase M.
-Fase G2 Durante a segunda fase de intervalo, ou fase G2, a célula cresce mais, produz proteínas e organelas, e começa a reorganizar seu conteúdo em preparação para a mitose. A fase G2 termina com o início da mitose.
Na mitose, o DNA nuclear da célula se condensa em cromossomos visíveis e é separado pelo fuso mitótico, uma estrutura especializada formada por microtúbulos. A mitose acontece em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase, e telófase.
Meiose é o processo de divisão celular em que uma célula diploide – 2N – origina quatro células haploides – N, ocasionando na redução pela metade dos números de cromossomos de uma espécie. A divisão por meio da Meiose é dividida em duas etapas: a meiose I, também chamada de primeira divisão meiótica, e meiose II, conhecida por segunda divisão meiótica. A primeira etapa, que pode ser chamada de reducional, é quando ocorre uma diminuição no número de cromossomos e, na segunda, chamada de equacional, os cromossomos das células divididas têm seu número mantido igual aos das células que se formam.
Fases da Meiose e Mitose
Na prófase I, os cromossomos se associam, formando dessa forma pares e realizando crossing-over – permuta – de material genético entre eles. Existem cinco estágios nessa fase: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.
Na metáfase I é quando ocorre a desintegração da membrana celular, denominada carioteca. Além disso, os pares de cromossomos homólogos permanecem mantidos pelos quiasmas, dispostos na região equatorial da célula.
Na anáfase I ocorre o deslocamento dos cromossomos homólogos para os polos da célula. As cromátides irmãs não se separam, mas os cromossomos homólogos sim. Cada par dos cromossomos duplicados move-se para cada polo.
Na telófase I, os cromossomos se descondensam e a carioteca e os nucléolos voltam a aparecer. Ocorre, então, a citocinese, que é a divisão do citoplasma originando duas células filhas. Essas, por não possuírem pares de homólogos, são haploides, e caracterizam a divisão reducional.
Uma vez que os cromossomos não perdem a sua condensação durante a telófase I, a prófase II é bem simplificada. Após a formação do fuso e o desaparecimento da membrana nuclear, as células passam para a metáfase II.
Na metáfase II  todos os 23 cromossomos subdivididos em duas cromátides, que estão unidas por um centrômero, prendem-se ao fuso.
Na anáfase II os centrômeros são divididos e as cromátides de cada um dos cromossomos, puxadas pelas fibras, migram para os polos opostos.
Na telófase II aparece a carioteca, há a reorganização do nucléolo e a divisão do citoplasma. Forma-se uma membrana nuclear em volta de cada um dos conjuntos de cromátides. Assim a divisão meiótica fica completa, totalizando quatro células filhas haploides.
Bibliografia:
 https://www.estudopratico.com.br/meiose-fases-da-divisao-celular/
https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/mitosis/a/cell-cycle-phases

Outros materiais