Buscar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG): fornece subsídios ao nível gerencial das organizações, através de relatórios das ações operacionais. SISTEMA DE SUPORTE DE APOIO À DECISÃO: apoia o nível estratégico nos planejamentos de médio e longo prazo. SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXECUTIVO (SIE OU SAE): apoia o nível estratégico em planejamentos de longo prazo.
.
2) PIRAMIDE PAGINA 28
.
3) SISTEMAS PARA O NÍVEL OPERACIONAL: Atendem às necessidades dos usuários operacionais, facilitando e acompanhando as atividades e transações do dia a dia da empresa, como faturamento, contas a receber, recebimento de materiais dentro da fábrica, contas a pagar, entre outras. Essa categoria de sistema procura responder às questões básicas dos processos de negócios, através, por exemplo, de relatórios de saldos e estoques, consulta aos pagamentos do dia, entre outros. De maneira geral, essa categoria de SI faz um acompanhamento nas transações do dia a dia de uma empresa. Podemos citar como exemplos de SI para o nível operacional aqueles sistemas que registram o apontamento das horas trabalhadas pelos funcionários da produção de uma fábrica. SISTEMAS PARA O NÍVEL DE CONHECIMENTO: Auxiliam as empresas a aplicar novas tecnologias em seu negócio, em busca de controle e organização das informações e dos documentos. Os trabalhadores desse nível organizacional são normalmente pessoas com educação formal e profissões reconhecidas, como engenheiros, projetistas, que geram novas informações para os demais processos da empresa. Como exemplo dessa categoria de sistemas, podemos citar os softwares do tipo CAD. SISTEMAS PARA O NÍVEL GERENCIAL: Procuram atender às necessidades de controle e tomadas de decisão dos gerentes táticos. As principais questões identificadas por esse sistema são: verificar como está o andamento da empresa, emitir relatórios de operações, medir indicadores de produção em casos de grandes demandas etc. As informações citadas anteriormente nem sempre serão geradas no ambiente interno, necessitando da coleta de dados no ambiente externo da organização, como por exemplo, cotação do dólar e de outros índices econômicos. SISTEMAS PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO: Ajudam as diretorias a elaborar e desenvolver estratégias e tendências da empresa no seu ambiente externo em um longo prazo. Questões como nível de empregos nos próximos cinco anos, tendências de mercado são algumas análises a serem feitas pelos sistemas dessa categoria.
.
4) TI: Reúne métodos e técnicas que se tornaram automáticos em sua maioria e que servem para manipulação da informação.Os componentes que formam a TI são: ->Pessoas Software Hardware Dados Redes. SISTEMA DA INFORMAÇÃO: é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, actividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulgá-la de forma adequada em função do objetivo de uma organização.
.
5) DECISÕES ESTRUTURADAS: Este tipo de decisão abrange problemas estruturados, que são aqueles que podem ser definidos e delimitados perfeitamente, com variáveis conhecidas e bem definidas, sendo possível mapear diretamente uma metodologia para chegar à decisão desses problemas. Essas decisões são facilmente automatizadas e todos os dados relevantes estão disponíveis, necessitando pouco julgamento ou avaliação da situação. Geralmente são suportadas pelo SIG em apoio aos coordenadores e gerentes de nível operacional. A principal característica desse tipo de decisão é a facilidade de reprodução. Como exemplo, podemos citar a decisão de repor estoque sem que determinado produto atinja o nível mínimo estabelecido de 50 unidades. DECISÕES SEMIESTRUTURADAS: Essas decisões abranges problemas semiestruturados, que são aqueles em que parte da solução tem suas variáveis conhecidas e bem definidas e outra parte que necessita de uma análise mais aprofundada da situação para identificação. Geralmente são suportadas pelos SAD em apoio à gerencia média. Têm como principal característica não poder ser completamente automatizadas, mas não o suficiente para recomendação da decisão definitiva. Geralmente são decompostas em problemas menos complexos, que separadamente auxiliam o processo decisório. Logo, essa decisão não pode ser mapeada diretamente em sistemas, por não ser de reprodução direta. Como exemplo, podemos citar a escolha da melhor aplicação financeira para o faturamento da empresa, uma vez que depende de diversas variáveis internas e externas, por exemplo a necessidade de uso dos recursos e variações de mercado, necessitando de análises individualizadas em cada situação. DECISÕES NÃO ESTRUTURADAS: Este tipo de decisão abrange problemas não estruturados, que são aqueles que não podem ser claramente definidos, já que uma ou mais variáveis são desconhecidas ou não se pode determinar o grau de confiabilidade. Propõe sempre uma novidade, não apresentando problemas rotineiros e não possuindo métodos ou procedimento definidos para sua resolução. Geralmente essas decisões são suportadas pelos SIE em apoio aos executivos. Têm como principal característica não ter todos os dados necessários disponíveis e necessitar de julgamento humano (subjetividade e criatividade), sendo de difícil e, em muito casos, impossível automação. Como exemplo, podemos citar a decisão de abrir uma filial em uma nova cidade. Essa decisão depende de diversas informações externas em que não é possível se ter certeza dos retornos e desafios encontrados, dependendo da análise subjetiva dos executivos da empresa.
.
6) INTERNET: é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro. É uma rede de várias outras redes. INTRANET: é uma rede privada que utiliza a mesma tecnologia da Internet (ou tecnologia semelhante) para conectar computadores, recursos e aplicações de uma rede, tornando-os disponíveis somente ao seu público interno. As principais diferenças entre a Internet e a intranet são relacionadas ao conteúdo (que é restrito na intranet e liberado na Internet). EXTRANET: É um ponto de conexão externo a uma intranet, ou seja, um ponto onde a intranet fica passível de acesso ao público externo (como clientes, fornecedores, parceiros comer- ciais etc.). O acesso da extranet também deve ser controlado. se não fosse assim estaríamos falando da Internet! As extranets fornecem recursos até parecidos com os das intranets, como troca de informações, ensino eletrônico, transmissão de dados, comunicação instantânea, dentre outros.
.
7) OLAP: é uma técnica que permite aos analistas examinarem e manusearem uma grande quantidade de dados detalhados, de forma interativa, aplicando a eles diversas perspectivas de visualização. É aplicado em fontes de dados ou base de dados analíticas como data warehouses, banco de dados que possuem um grande volume de dado. O OLAP realiza processamento em tempo real dos dados oferecendo resposta imediata às consultas utilizando para isso algumas operações como: Consolidação: operação que agrega os dados, exemplo: o agrupamento de dados por região, unidade, produto, etc. Drill-down: operação que desagregando os dados para exibir o detalhamento dos itens que foram consolidados, mostrando os detalhes. Por exemplo, imagine que na consolidação o gestor agregou os dados por região e identificou uma região-problema que deseja analisar com mais detalhes. Realiza, então, o drill-down dessa região podendo identificar as cidades dessa região que estão com resultados piores para nelas atuar. Slice and dicing: Esta operação permite considerar a base de dados a partir de diferentes pontos de vista, para tentar descobrir padrões. Por exemplo, podemos analisar os dados de venda de um varejo sob diversas perspectivas, como visualizar por produtos, depois por canal de venda, etc.
.
8) CONCEITO: é aquilo que a mente concebe ou entende, uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade. O termo é usado em muitas áreas, como namatemática, na astronomia. DADO: são um conjunto de valores ou ocorrências em um estado bruto com o qual são obtidas informações Exemplo: uma sala de aula contém um determinado número de alunos. Esse número é um “dado”. INFORMAÇÃO: é a resultante do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação. No exemplo da pesquisa eleitoral, os pesquisadores retêm dados dos entrevistados, mas quando inseridos nos sistemas e processados produzem informações e essas informações diz que tem mais chance de ser eleito, entre outras. CONHECIMENTO: é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação);

Outros materiais