Buscar

Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas seguintes e assinale a alternativa que aponta as CORRETAS: I. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se- lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. III. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.	
Quest.: 1
	Apenas I.
	Apenas I e II.
	Apenas II e III.
	I, II e III.
	Apenas I e III.
2.
O Direito da Criança e do Adolescente baseia-se em fontes mediatas e imediatas, assim, com base no conteúdo estudado na nossa disciplina, indique a natureza jurídica desse direito.	
Quest.: 2
	Direito Internacional;
	Direito Administrativo;
	Direito Civil;
	Direito Público;
	Direito Natural;
3.
Visando descobrir se seu filho Caio, de quinze anos, estava envolvido com drogas, Tício vasculha seus pertences, em busca de eventual substância ou de qualquer indício que comprove o envolvimento. Considerando que o ECA visa a proteção a integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais, é correto afirmar que:	
Quest.: 3
	Tício praticou crime de invasão de privacidade
	Tício agiu corretamente, pois visava a proteção do filho
	Tício praticou infração administrativa, por inobservar dever inerente ao poder familiar
	Tício poderia, ainda sem qualquer suspeita, vasculhar livremente os pertences do filho
	Tício não agiu corretamente, pois poderia vasculhar os pertences somente com autorização judicial
4.
De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, acerca do direito à vida e à saúde, assinale a alternativa CORRETA:	
Quest.: 4
	As parturientes que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas ao Conselho Tutelar.
	Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência de ambos os pais ou do responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente, obrigatoriamente durante o período noturno e preferencialmente durante período integral.
	Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de doze anos.
	As parturientes que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas à autoridade policial.
	Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência integral de um dos pais ou do responsável, durante a internação de criança ou adolescente.
5.
Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e de sua família para que possa ocorrer uma reavaliação de sua situação. Com base no texto apresentado, pergunta-se: qual o prazo máximo para apresentação do relatório:	
Quest.: 5
	12 meses
	9 meses
	6 meses
	3 meses
	Um mês
6.
Indique, dentre as assertivas abaixo, os requisitos necessários e legais para o deferimento da inscrição de candidato à adoção, de criança ou adolescente, de acordo com a lei 8069/90.	
Quest.: 6
	O adotante deverá contar com, no máximo com 60 anos, à data do pedido;
	A pessoa maior de 18 anos, independente do estado civil;
	O tutor que der conta de sua administração, mas não do saldo de suas dívidas.
	A pessoa que possui a condição genética de avó / avô;
	A pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida e não oferece ambiente familiar adequado;
7.
Objetivando a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, o legislador constitucional utilizou-se da educação como instrumento de transformação social e, deste modo, destinou um capítulo para regulamentá-la (arts. 205 a 214, CRFB), sendo assim, em relação ao tema é correto afirmar que:	
Quest.: 7
	O art. 205 da CRFB não demonstra a preocupação do legislador em esclarecer que a educação não se constitui apenas numa obrigação do Estado, e sim numa obrigação conjunta do Estado e da família.
	O art. 205 da CRFB demonstra a preocupação do legislador em esclarecer que a educação não se constitui apenas numa obrigação do Estado, e sim numa obrigação conjunta do Estado e da família.
	O art. 205 da CRFB é caracterizado tão somente um dever do Estado.
	A preocupação do legislador em esclarecer que a educação se constitui apenas numa obrigação do Estado e não da família.
	A preocupação do legislador em esclarecer que a educação se constitui apenas numa obrigação da família.
8.
Assinale a alternativa correta: "Pedro, um adolescente de 12 anos, trabalha na marcenaria de seu tio, que vem lhe ensinando tal ofício, e pagando ao sobrinho uma pequena quantia mensal por sua colaboração."	
Quest.: 8
	Esta situação é possível, pois Pedro está na condição de aprendiz
	Isto é perfeitamente possível, em qualquer situação
	Pedro só poderá trabalhar na condição de aprendiz a partir dos 16 anos de idade
	Isto só é possível, se esta atividade não for vedada pela lei
	Todas as alternativas estão incorretas
9.
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimento para apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, assinale a assertiva correta:	
Quest.: 9
	O dirigente da entidade será citado para, no prazo de vinte dias, oferecer resposta oral, podendo juntar documentos e indicar as provas a produzir.
	Salvo manifestação em audiência, as partes e o Ministério Público terão dez dias para oferecer alegações finais, decidindo a autoridade judiciária em igual prazo
	Em se tratando de afastamento provisório ou definitivo de dirigente de entidade não governamental, a autoridade judiciária oficiará à autoridade administrativa imediatamente superior ao afastado, marcando prazo para a substituição.
	O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não-governamental terá início mediante portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho municipal de direitos, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos.
	Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar liminarmente o afastamento provisório do dirigente da entidade, mediante decisão fundamentada.
10.
Assinale a alternativa CORRETA. A chamada Política de Atendimento segundo o ECA é constituída por um conjunto de:	
Quest.: 10
	sanções, incluindo a multa e a privação de liberdade
	Leis, instituições,políticas e programas criados pelo poder público para promover e atender aos direitos de crianças e adolescentes.
	Projetos elaborados com ênfase na proteção da infância e juventude e que dependem da aprovação dos órgãos competentes.
	Atribuições exclusivas do conselho tutelas em defesa dos direitos infanto-juvenis.
	Sanções previstas pelo ECA para coibir a violação de normas de proteção a crianças e adolescentes.

Outros materiais