Buscar

as precursoras nightingaleanas no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho de história da enfermagem
no conceito sócio-histórico
1
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
SÃO GONÇALO,8 DE OUTUBRO DE 2014
TURMA : 1º PERÍODO EM ENFERMAGEM
PROF(A) MESTRE : MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO
MATÉRIA : HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO CONCEITO SÓCIO-HISTÓRICO
TEMA : AS PERCURSORAS NIGTHINGALEANAS NO BRASIL
TRABALHO EM GRUPO 
 1_Dilene s. jerônimo
 2_Leidiane C. Oliveira 
 3_Carolina B. Santos 
 
 4_Viviani V. Chaves
 GRUPO :
Introdução
 
 Nos primeiros decênios do século XX ,teve início no Brasil ,a preocupação com a saúde pública ,o aumento dos núcleos urbanos , devido a grande quantidade de imigrantes ,que chegavam sobretudo ao Rio de Janeiro , capital do país.
 
 Com isso, possibilitou a incidência de várias doenças ,surtos de epidemias e o agravamento dos problemas de saneamento em geral . 
 A queda nas exportações de café gerou desemprego , aumento do custo de vida , o Brasil passou a ser visto , como um país com precárias condições de saúde , com serviços públicos ineficientes .
 A formação de profissionais de enfermagem constituiu-se para atender , inicialmente , hospitais civis e militares e posteriormente, as atividades de saúde pública.
Objetivo 
 Nosso objetivo é saber um pouco da história das precursoras de florence nigthingale, mulheres importantes que seguiram o mesmo sistema (nightingaleano) de formas diferentes a arte de cuidar ,contribuindo cada uma com sua peculiaridade e deram passos significativos no começo da existência da enfermagem no Brasil .
 A enfermagem , embora profissão feminina , não gozava do mesmo prestígio , pois sua formação deixava muito a desejar ,os salários eram baixos e sua posição ,no campo de trabalho específico ,era de subalterna .
 A missão ,entretanto , valorizava o papel da mulher enfermeira proporcionando-lhe uma boa formação e especialização no exterior,que exigia delas muita coragem e determinação ,para quebrar tabus ,residir em outros países ,ajustar-se a outros costumes e, depois de preparadas retornavam ao Brasil para substituírem as enfermeiras estrangeiras .
 Gradativamente as escolas de enfermagem se espalharam por vários outros países , sendo que, muitas se espalhavam no modelo de FLORENCE NIGHTINGALE , daí, surgiu enfermeiras brasileiras precursoras da enfermagem nightingaleana , cada uma com seu jeito próprio de ser ,mas , seguiam sempre o mesmo modelo da disciplina rigorosa do tipo militar e suas características .
JUSTIFICATIVA
 O estudo descritivo e exploratória, foi realizado com utilização da historia de florence nightingale e a bibliografia de suas precursoras que mais se destacaram no brasil.Pesquisas feitas em livros e figuras retiradas da internet . 
 METODOLOGIA
 LINHAS TEMÁTICA
 1- FLORENCE NIGHTINGALE E O SISTEMA NIGHTINGALANO
 2- PRECURSORA EDITH MAGALÃES FRANEKEL
 
 3- PRECURSORA LAIS MOURA NETTO DOS REYS
 4- PRECURSORA ZAIRA CINTRA VIDAL
 5- PRECURSORA WALESCA PAIXÃO 
 Florence Nightingale 
 A enfermeira italiana ,de pais ingleses,heroína entre os soldados ,estudou em Roma e se destacou na Guerra da Crimeia como voluntária. Ao regressar para Inglaterra adquiriu febre tifoide , o que lhe deixou graves sequelas. Pelos trabalhos na Crimeia recebeu um prêmio do governo Inglês e criou uma escola de enfermagem em 1859,que passou a servir de modelo para as demais escolas.A disciplina rigorosa, do tipo militar,era umas das características da escola nightingaleana,bem como exigência de qualidades morais das candidatas.E tinham ,como base ,4 conceitos fundamentais :
O treinamento de enfermeiras deveria ser tão importante quanto qualquer outra forma de ensino e ser mantido pelo dinheiro público;
As escolas de treinamento deveriam ter uma estreita associação com os hospitais , mesmo assim devem manter sua independência financeira e administrativa;
Enfermeiras profissionais deveriam ser responsáveis pelo ensino,no lugar de pessoas não envolvidas com enfermagem ;
As estudantes deveriam ,durante o período de treinamento,dispor de uma residência à disposição ,a qual lhes oferecesse ambiente confortável e agradável , próximo ao hospital.
 As precursoras 
 nightingaleana
 no Brasil .
 As precursoras nightingaleana no Brasil 
EDITH MAGALHÃES FRAENKEL
PIONEIRA DAS PIONEIRAS
(1889 -1968) 
Edith Magalhães Fraenkel que em 1925 consagrou-se como a primeira enfermeira brasileira a fazer um curso de três anos. Coordenou o ensino da Escola de Enfermagem Anna Nery e foi a primeira presidente da Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras. Organizou e foi a primeira diretora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). As autoras apontam a Enfermeira Edith como a "pioneira das pioneiras".
LAIS MOURA NETTO DOS REYS
A RELIGIOSIDADE FOI UMA CONSTANTE EM SUA ATUAÇÃO . (1894 - 1950)
 
 Nasceu em 1894. Fez parte da
 primeira turma que se formou na
 EEAN em 1925.
 Recebeu bolsa de estudos para
 frequentar o Hospital Geral da
 Filadélfia (Estados Unidos). Chefiou o Centro de Saúde no Rio de Janeiro. Em 1928 visitou diversas Escolas de Enfermagem na Europa e cursou Psicologia e Pedagogia na Sorbonne e Universidade Católica de Paris. Estimulou e desenvolveu a semana de enfermagem. Ação adotada posteriormente pela Associação Brasileira de Enfermagem, de 12 a 20 de maio. Segundo os relatos, era exemplo de competência, dedicação e bondade. A religiosidade foi uma constante na sua atuação profissional.
 Zaira cintra vidal
PRECURSORA NA PUBLICAÇÃO DE LIVROS SOBRE ENFERMAGEM (1903 - 1997)
 Nasceu a 5 de maio de 1903, no Distrito Federal, e faleceu no município do Rio de Janeiro, no dia 15 de outubro de 1997, aos 94 anos de idade. Formou-se enfermeira, dedicando-se à formação de recursos humanos para a saúde. Iniciou-se na carreira docente na Escola de Enfermagem Anna Nery, tendo prestado relevantes serviços ao desenvolvimento da enfermagem brasileira, entre os quais a formação de enfermeiras.
 Foi uma das pioneiras da atual Associação Brasileira de Enfermagem, na qual exerceu as funções de Presidente e Editora de sua Revista. Destacou-se também como
 autora das primeiras obras nacionais de enfermagem e fundadora da Escola de Enfermagem Rachel Haddock Lobo, hoje denominada Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da qual foi diretora na gestão de 1945/1954. 
WALESKA PAIXÃO
WALESKA TEM MUITO MAIS A ENSINAR DO QUE A APRENDER .
(1903 - 1993)
 Nasceu em Petrópolis em 1903, originária de família de educadores. Lecionou e dirigiu colégios no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Concluiu o curso de enfermagem em 1939, na Escola de Enfermagem Carlos Chagas. Fez cursos de Filosofia, Sociologia e Moral. Ocupou o cargo de Diretora da Escola de Enfermagem Carlos Chagas, em Belo Horizonte. Lutou para preservar a enfermagem como uma profissão liberal. Auxiliou a Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas (ABED) nos temas referentes à Educação de Enfermagem. Em 1947 foi eleita primeira presidente da seção da ABED de Minas Gerais. Lutou por questões relacionadas à elaboração do código de ética das Escolas de Enfermagem. Em 1950 Waleska assumiu a direção da EEAN, permanecendo até 1967. Faleceu em 1993. O livro Páginas de História de Enfermagem é um marco nos estudos da história da enfermagem..
 
 Podemos dizer que as ações das pioneiras caracterizaram-se, sobretudo, como resistência a modelos dominantes e pouco propícios ao desenvolvimento da mulher brasileira que, na sua maioria, era facultado à vida doméstica, aos conventos
ou a um casamento por conveniência. O pioneirismo na implantação do sistema Nightingaleano no Brasil foi de vital importância para que a enfermagem se desenvolvesse e assumisse novos significados na sociedade . 
 Sem dúvida que esta obra esclarece a importância dessas pioneiras para a enfermagem e para a mulher de maneira geral, possibilitando um conhecimento resumido de quem foi florence nightingale e seu sistema ,as precursoras que foram citadas que aprimoravam e se dedicavam a cuidar do ser humano .E como foi implantado no Brasil. 
Considerações finais
bibliografias
 
 REFERÊNCIAS
 CALDAS, N P. MEMÓRIA- ZAIRA CINTRA VIDAL: UMA VIDA CONSAGRADA A ENFERMAGEM E A SAÚDE DO POVO BRASILEIRO-IN REVISTA DE ENFERMAGEM- UERJ, RIO DE JANEIR, V.6, N.2, P.435-440,DEZ,1998.
 
 CALDAS, N P. E OUTRAS- A VIDA E OBRA DE ZAIRA CINTRA VIDAL-IN REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM- BRASÍLIA, V.53, N.253-260, ABR./ JUN.2001
 CARVALHO, ANAYDE CORRÊA DE. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 1926- 1976- DOCUMENTÁRIO. RIO DE JANEIRO, FOLHA CARIOCA EDITORA S.A . 1976
 COELHO, C. PECEGO- A ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY- SUA HISTÓRIA- NOSSAS MEMÓRIAS- RIO DE JANEIRO, EDITORA CULTURA MÉDICA, 1997.
 BIBLIOTECA WANDA HORTA-BUSCA-VIDAL(ON LINE) DISPONÍVEL NA INTERNET VIA WWW>URL: http://www.ee.usp.br/biblioteca/whorta/perienf.htm capturado no dia 10 de março de 2006.
 
F i m

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais