Buscar

Caso Concreto 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I - CCJ0030Título
SEMANA 1
CASO CONCRETO
Determinado governador do Estado do Acre está em forte debate com a Assembleia Legislativa. Apesar de ter sido eleito em primeiro turno com uma expressiva maioria de votos, sua Assembleia é hoje composta em maioria considerável pela oposição ressentida por não ter reeleito o antigo governador, candidato da situação. Diante deste conflito político, o governador não consegue aprovar a lei orçamentária que se manifesta compatível com suas propostas. Sendo assim, decide baixar o orçamento por medida provisória. Deputado da oposição se recusa a votar a medida provisória e levanta argumentos tecnicamente adequados. Pergunta-se: 
Quais seriam estes argumentos?
O argumento utilizados seria a vedação de edição de medida provisória em leis orçamentárias, vedado pela própria Constituição.
Segundo o art.62, § 1°, d, CF/88, é vedada a edição de medida provisória em relação a leis orçamentárias.
Pode o governador editar medida provisória? 
Sim, atualmente é pacifico o entendimento de que é possível os Estados editarem medidas provisórias, em caso de relevância e urgência, desde que elas sejam convertidas em leis pelas respectivas assembleias legislativas, e desde que haja previsão expressa na respectiva Constituição Estadual.
Cabe medida provisória em Direito Financeiro.
 Sim, após a EC 32/2001, tornou-se possível a adoção das MP’s em matéria tributária, instituindo ou majorando tributos, os quais passaram a vigorar no exercício financeiro seguinte desde que convertidas em lei até o último dia do ano que foi editada. Cabe destacar essa previsão na Constituição Federal, Art. 62 § 2º, CF/88.
 Apesar de a doutrina majoritária sustentar a inconstitucionalidade da instituição e majoração de tributos através da Medida Provisória, tendo em vista o seu caráter precário, existem decisões que têm sido objeto de pronunciamento do Supremo Tribunal Federal, dando total chancela à tese de permissão de criar tributos mediante medida provisória, face ao fato de que a Constituição Federal não traz nenhuma restrição para obstaculizar essa veiculação.
OBJETIVA
Identifique qual das opções abaixo traz situação que será objeto de aplicação das regras do Direito Financeiro:
Realização de despesa pela Ordem dos Advogados do Brasil
Processo de seleção de juízes para a carreira da magistratura estadual
Projeção de receitas da Companhia Estadual de Água e Esgoto do Estado do Rio de Janeiro
Previsão de gastos com pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Desenvolvimento

Outros materiais