Buscar

RESENHA DO FILME

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE – CEFID
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Nome: Bruna Meyer da Silva
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
Professor: Bruno Ernsen
	RESENHA DO FILME “E SEU NOME É JONAS”
	
O filme conta a história de Jonas, um menino que foi diagnosticado erroneamente como deficiente mental e internado em um hospital para crianças com diferentes síndromes. Após três anos, descobriu-se o erro médico e constatou-se que o mesmo era apenas surdo. 
O desenrolar do filme se dá em torno da adaptação de Jonas com a família e a sociedade, que se torna difícil devido ao ingresso de Jonas em uma escola onde é incentivado a falar e proibido de usar qualquer tipo de sinal. O convívio com Jonas e as dificuldades encontradas no dia a dia, geraram um desequilíbrio emocional nos pais do garoto, e não suportando a situação, o pai acaba abandonando a família. 
A partir dai a mãe se concentra em encontrar uma ajuda diferente da que estava recebendo, e conhece pessoas surdas que ajudam o garoto a conhecer a língua de sinais e a se comunicar com sua família e outros surdos. Jonas começa a frequentar uma escola adequada para sua especificidade e se torna uma criança feliz e compreendida.
A história nos possibilita conhecer e entender um pouco da vida dos surdos e os diversos aspectos da surdes, fazendo com que o espectador reflita sobre o assunto e aprenda como agir perante a deficiência auditiva. Percebe-se então a importância da língua de sinais e o quanto a falta de informação forma uma barreira entre as pessoas, estimulando o preconceito com deficientes auditivos.
Hoje ainda é evidente a dificuldade que essas pessoas têm em se inserir na sociedade, e é por isso que devemos respeitar as diferenças e nos empenhar na difusão da língua de sinais pelo mundo.
Ser surdo é perceber o mundo de um modo diferente, o que gera a necessidade de uma compreensão por parte de todos, para que possamos evoluir juntos e tornar o mundo um lugar melhor.

Continue navegando