Buscar

Penal ex4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701685140)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Claudete é uma jovem de treze anos que acabou falsificando uma carteira de identidade do Instituto Felix Pacheco, para se passar pela idade de dezoito anos e com isso, ingressar em um show noturno. No show, conheceu Antonio, homem de vinte e oito anos, que se encantou pela jovem. Antonio e Claudete foram para o motel e lá praticaram atos libidinosos. Apenas no dia seguinte, Antonio descobriu a verdadeira idade da jovem. Neste caso, é correto afirmar que a conduta de Pacheco:
		
	 
	não configura crime.
	
	configura crime de corrupção de menores
	
	configura crime de estupro de vulnerável, mas será isento de pena.
	
	configura crime de estupro, mas há a seu favor uma excludente de culpabilidade
	
	configura crime de estupro de vulnerável
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701854523)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Numerosos cidadãos, sem qualquer combinação prévia, revoltados com os sucessivos escândalos e as notícias de corrupção envolvendo as autoridades locais, vestiram-se totalmente de preto e foram para as escadarias da Câmara Municipal, após terem escutado do prefeito, durante uma entrevista ao vivo, que os professores municipais eram marajás. Lá chegando, alguns manifestantes, também sem qualquer combinação ou liame subjetivo, começaram a atirar pedras em direção ao referido prédio público e, com isso,três vidraças foram quebradas. A polícia, com o auxílio das imagens gravadas e transmitidas pela imprensa, conseguiu identificar todas as pessoas que atiraram pedras e danificaram o patrimônio público. Nesse sentido, tendo por base as informações apresentadas no fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Descabe falar-se em crime de associação criminosa (Art. 288, do CP), pois, dentre outras circunstâncias, a reunião das pessoas, naquele momento, foi apenas eventual
	
	Deve incidir, para o crime de dano qualificado (Art. 163, parágrafo único, inciso III, do CP), a circunstância agravante do concurso de pessoas.
	
	Os cidadãos devem responder pelos crimes de associação criminosa (Art. 288, do CP) e dano qualificado (Art. 163, § único, inciso III, do CP).
	
	Não houve a prática de nenhum ato criminoso, pois as condutas descritas não encontram adequação típica e, mais ainda, não havia dolo específico de deteriorar patrimônio público.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701673461)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca dos crimes contra o patrimônio, assinale a opção correta.
		
	
	O crime de extorsão é consumado quando o agente, mediante violência ou grave ameaça, obtém, efetivamente, vantagem econômica indevida, constrangendo a vítima a fazer alguma coisa ou a tolerar que ela seja feita.
	
	O crime de latrocínio só se consuma quando o agente, após matar a vítima, realiza a subtração dos bens visados no início da ação criminosa.
	
	O agente que se vale de disfarce de fiscal da saúde pública para penetrar na residência da vítima com consentimento desta última e subtrair objetos para si comete o crime de estelionato.
	 
	Quem falsifica determinado documento exclusivamente para o fim de praticar um único estelionato não responderá pelos dois delitos, mas apenas pelo crime contra o patrimônio.
	
	O crime de apropriação indébita de contribuição previdenciária é delito material, exigindo-se, para a consumação, o fim específico de apropriar-se da coisa para si (animus rem sibi habendi).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701744158)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O filho que furta R$ 4.000,00 de seu pai que não é idoso:
		
	
	não responde por crime algum, pois o fato é acobertado por uma causa excludente de ilicitude.
	
	responde pelo delito de furto.
	
	responde pelo delito de furto qualificado pelo abuso de confiança.
	
	não responde por crime algum, pois o fato é atípico.
	 
	não responde por crime algum, pois o fato é impunível.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701756432)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Levando em consideração dominantes orientações doutrinárias e jurisprudenciais em relação aos crimes contra a dignidade sexual, assinale a alternativa falsa:
		
	 
	O crime de corrupção de menores se tipifica quando praticado contra menor de 18 (dezoito) anos, desde que não experiente em questões sexuais e ainda não corrompido.
	
	Para caracterização do crime de estupro de vulnerável não se exige que o agente empregue violência, grave ameaça ou fraude, bastando que se consume um dos atos sexuais com a pessoa vulnerável.
	
	Tratando-se o agente de tio, padrasto ou madrasta da vítima, as penas dos crimes são aumentadas de metade.
	
	O assédio sexual se tipifica quando praticado por agente que, para alcançar seu intento, se prevalece de sua superioridade hierárquica tanto no serviço público, quanto no trabalho particular.
	
	Distingue-se o estupro da violação sexual mediante fraude porque neste o agente não emprega violência ou grave ameaça, mas artifícios que viciam a vontade da vítima, induzindo-a em erro.

Continue navegando