Buscar

Martin Luther King

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Martin Luther king
Monumento a Martin Luther King em memorial de Washington, que leva seu nome.
Disciplina: História
Professor: Wilson Teodoro
Martin Luther King
Trabalho de História solicitado pelo professor Wilson Teodoro como atividade avaliativa referente ao 4° bimestre de 2017.
Alana Nayane Leite Fortunato 
2°Etim Administração
Data da entrega:07/11/2017
Introdução
Martin Luther King foi um ativista norte-americano. Lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1964.
Desenvolvimento
Martin Luther King nasceu em Atlanta, nos Estados Unidos, no dia 15 de janeiro de 1929. Filho e neto de pastores da Igreja Batistas resolveu seguir pelo mesmo caminho. 
Em 1951 formou-se em Teologia na Morehouse College. Quatro anos depois, concluiu doutorado em Filosofia pela Universidade de Boston. Lá conheceu sua futura esposa, Coretta Scott, com quem teve quatro filhos.
Em 1954 Martin Luther King assumiu a função de pastor na cidade de Montgomery, no Estado do Alabama, local onde ocorriam os maiores conflitos raciais do país.
 Começou sua luta liderando um movimento contra a segregação nos ônibus, após a prisão de Rosa Parks, uma costureira que se recusou a ceder o assento para uma pessoa branca.
Nos Estados do Sul a segregação racial tinha o respaldo da lei. Nos ônibus de Montgomery o motorista tinha que ser branco e os negros só podiam ocupar os últimos lugares. O movimento contra a segregação durou 382 dias e terminou após a Suprema Corte declarar inconstitucionais todas as leis de segregação. Foi o primeiro movimento vitorioso do gênero registrado no solo americano
Em 1957 Martin Luther King fundou a Conferência da Liderança Cristã do Sul, sendo o seu primeiro presidente. Passou a organizar campanhas pelos direitos civis dos negros, baseadas na filosofia da não violência, pregada pelo líder indiano Manhatman Gandhi.
Em 1960 conseguiu liberar o acesso dos negros em parques públicos, bibliotecas e lanchonetes. Em 1963 liderou a Marcha sobre Washington, que reuniu 250 mil pessoas, quando faz seu importante discurso, que começa com a frase “I Have a dream”, “Eu tenho um sonho: o de que, um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos senhores de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade. ” Descreveu uma sociedade, onde negros e brancos possam viver harmoniosamente e essa frase marcou um dos principais momentos da luta contra a opressão racial nos EUA.
Em 1964, aos 35 anos de idade, tornou-se o mais jovem ganhador do prêmio” Nobel da Paz “em razão de sua luta contra a segregação e opressão racial nos EUA. A forma de luta pregada por Martin Luther King era pacifista, inspirada nas ações de Gandhi: a desobediência civil.
 No mesmo ano foi criada a Lei dos Direitos Civis, que garantia a tão esperada igualdade entre negros e brancos. Sua luta se estendeu também nos movimentos contra a Guerra do Vietnã.
Luther King teve sua trajetória interrompida por um tiro enquanto descansava na sacada de um hotel em Memphis, onde apoiava um movimento grevista dos lixeiros. 
Toda essa ação política possibilitou a divulgação dos negros por direitos civis nos EUA para todo o mundo, inspirando movimentos similares em outros países. 
Porém, Martin Luther King angariou inúmeros inimigos ao longo de sua vida, exemplo de como o racismo estava e ainda está enraizado na sociedade estadunidense.
Em 1977, em homenagem póstuma, representado por sua esposa Coretta Scott King, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade. 
Em 2004 recebeu a Medalha de Ouro do Congresso Americano, pelos 50 anos da promulgação da histórica Lei dos Direitos Civis.
Martin Luther King faleceu em Memphis, Tennessee, Estados Unidos, no dia 4 de abril de 19684.
Apesar das vitórias alcançadas, o assassinato de Luther King demonstrou que havia ainda muito caminho a trilhar na luta pela igualdade social entre brancos e negros nos EUA e no mundo.
Algumas frases de Martin Luther King:
“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. ”
“No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos. ”
“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo. ”
“Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver. ”
“A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio. ”
“O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício. ”
“Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos. ”
“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito. ”
“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele. ”
“Se alguém varre as ruas para viver, deve varrê-las como Michelangelo pintava, como Beethoven compunha, como Shakespeare escrevia. ”
“A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar. ”
“Uma das coisas importantes da não violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la. ”
“Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se partiria em pedaços, eu ainda plantaria a minha macieira. ”
“Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não o fazer. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos? ”
“O que afeta diretamente uma pessoa, afeta a todos indiretamente. ”
“Não permita que nenhum homem o faça descer tão baixo a ponto de sentir ódio. ”
“Nunca se esqueça que tudo o que Hitler fez na Alemanha era legal. ”
“Não ficaremos satisfeitos enquanto um só negro do Mississipi não puder votar ou um negro de Nova York acreditar que não tem razão para votar. ”
“Se eu puder ajudar alguém a seguir a diante, alegrar alguém com uma canção, mostrar o caminho certo, cumprir meu dever como cristão que é divulgar a mensagem que Cristo deixou, então minha vida não terá sido em vão. ”
(Do último discurso de Martin Luther King).
Essa forma de luta social consiste no não cumprimento de leis e normas impostas à sociedade, mas realizadas de forma pacífica. No caso da luta do movimento negro e de Luther King nos EUA, essa luta ocorreu principalmente com o boicote à segregação racial que existia nos ônibus do transporte coletivo no Alabama, na década de 1850. Brancos e negros não podiam usar os mesmos assentos dentro dos ônibus.
A pioneira na luta foi Rosa Parks que passou a não aceitar essa segregação. Logo em seguida, Luther King aderiu ao movimento. O boicote no transporte coletivo durou 382 dias, período em que Luther King ficou preso, tendo sua casa como alvo de bombas e sendo submetido a abusos pessoais. O resultado foi a decisão da Suprema Corte dos EUA, em 1956, de que a segregação racial em locais públicos nos EUA era ilegal. Era uma vitória do movimento negro na conquista de direitos civis.
Essa proposta de ação, pautada na não violência e na desobediência civil, contrastava com a de outros grupos da luta contra a opressão racial nos EUA, como os Panteras Negras e os muçulmanos negros liderados por Malcom X, que eram adeptos de ações de confrontos violentos contra o Estado.
Após o boicote de 382 dias, Martin Luther King tornou-se uma liderança nacional no movimento negro dos EUA. 
Apoiou inúmeras greves e lutas estudantis entre 1957 e 1968. Chegou, nesse período, a rodar cerca de 6 milhões de milhas, proferindo inúmeros discursos. Foi preso mais de 20 vezes. Escreveu cinco livros e inúmeros artigos. As ações lideradas por Luther King resultaram ainda no direito de voto aos negros no Alabama. Protestos massivos foram realizados no Alabama e em Washington,
onde cerca de 250 mil pessoas se manifestaram pacificamente, quando Luther King proferiu seu famoso discurso.
Questionário
Quem foi Martin Luther King?
Martin Luther King, Jr. foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano. 
Pelo que ele lutou?
Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo. 
O que ele defendia? 
Defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, baseado na igualdade de direitos sociais e econômicos.
Qual foi a frase que ele proferiu em um dos seus mais importantes discursos?
 “Eu tenho um sonho: o de que, um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos senhores de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade. “
Quando foi criada a Lei dos Direitos Civis? E o que a mesma garantia?
Em 1964 foi criada a Lei dos Direitos Civis, que garantia a tão esperada igualdade entre negros e brancos.
Martin Luther King foi preso?
Sim, ele chegou a ser preso mais de 20 vezes, além de ter sido torturado.
Com quem Martin foi casado? E quantos filhos ele teve?
Se casou com Coretta Scott e tiveram quatro filhos.
10- Como Martin Luther King morreu?
Luther King teve sua trajetória interrompida por um tiro enquanto descansava na sacada de um hotel em Memphis, onde apoiava um movimento grevista dos lixeiros. 
Conclusão
A partir dessa pesquisa eu pude concluir que Martin Luther King foi um ativista muito importante para todas as etnias daquela época, ele foi um ativista com o intuito de mudar toda aquela situação vivida pelos pobres, negros e pelas mulheres criando campanhas e protestos.
Mesmo com o fim precoce, o trabalho de Luther King influenciou as mudanças na legislação norte-americana, por meio das quais as leis discriminatórias foram sendo reduzidas e, no lugar delas, implantadas outras mais igualitárias.
 Apesar de ter atuado nos Estados Unidos, é uma inspiração no mundo todo.
Referências bibliográficas
https://www.resumoescolar.com.br/biografias/resumo-sobre-martin-luther-king/
https://educacao.uol.com.br/biografias/martin-luther-king.htm
http://www.contioutra.com/20-das-melhores-e-mais-emocionantes-frases-de-martin-luther-king/
https://www.suapesquisa.com/biografias/luther_king.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando