Buscar

Exercício de Fixação Fundamentos das Ciências Sociais Aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS – EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
AULA 01: OS CONCEITOS SOCIOANTROPOLÓGICO DE INDIVÍDUO E SOCIEDADE
QUESTÃO 01 – Tendo em vista que todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social, a formulação e a solução do problema sociológico pressupõem:
Um motivo de dificuldade ou infelicidade em determinada sociedade.
Uma percepção do governo.
Uma percepção da população atingida.
Uma situação que afeta um número significativo de indivíduos.
Um esforço metodológico de pesquisa.
QUESTÃO 02 – Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, e também o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
A socialização, ao transmitir os valores, normas e padrões de conduta, nos torna seres sociáveis capazes de interagir apenas na cultura onde fomos socializados.
A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade.
A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valores através somente da educação formal e da educação religiosa.
A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
A socialização inicia-se desde o momento em que o indivíduo nasce e perdura até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados sem possibilidade de mudança.
QUESTÃO 03 – Dentre as ciências sociais, a que estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, em especial notadamente as que têm como matriz conceitual as obras de Durkheim, Marx e Weber, é a:
História
Antropologia
Sociologia
Psicologia
Ciência Política
QUESTÃO 04 – Ao pensar, o homem formula explicações acerca da realidade e dos fenômenos que o cercam. Pode-se dizer que o conhecimento é formado através do pensamento e da palavra, que são sistematizados de alguma maneira. As formas de conhecimento e, portanto, as formulações que deles derivam, não são as mesmas em todo tempo, em todo lugar e para todos os indivíduos. Assinale a alternativa que conceitua corretamente o conhecimento científico.
Pode ser traduzido como à busca do conhecimento, um contínuo questionar
Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem
Busca explicar o mundo a partir da ação de entidades (sobrenaturais)
Compreende o mundo por meio do aprendizado acumulado de gerações anteriores
Busca explicar o mundo através da separação entre as esferas do sagrado e do profano
QUESTÃO 05 – Sobre as ciências sociais é incorreto afirmar que: 
Denomina-se Ciências Sociais a antropologia, sociologia e ciência política;
Podemos considerar que estudam objetos simples;
Segue os princípios de outras ciências como metodologia, analise sistemática dos fatos, construção de conceitos desenvolvimento de pesquisas entre outros;
Busca comprovar os conhecimentos que são adquiridos através de pesquisas;
É uma área do conhecimento que busca compreender a realidade social em uma perspectiva cientifica;
QUESTÃO 06 – Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda, primordialmente, as diferenças culturais entre os vários grupamentos humanos?
Antropologia.
Filosofia.
Ciência Política.
Psicologia.
Sociologia.
QUESTÃO 07 – (Unioeste 2012) Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que:
O pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
A Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
Pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
Um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo cientifico
O pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrário, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais
QUESTÃO 08 – Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?. 
Antropologia.
Sociologia.
História.
Economia.
Ciência Política.

Continue navegando