Buscar

tributario 1 semana 2

Prévia do material em texto

SEMANA 2
Caso Concreto 
Em meio a uma crise política e econômica em 2015, o Governo Federal apresentou ao Congresso Nacional um projeto de lei orçamentária com um déficit de 30,5 bilhões de reais. À época, questionamentos políticos e econômicos foram levantados e o cerne da questão gira em torno de um dos princípios orçamentários mais relevantes, que congrega todos os elementos da atividade financeira do estado. 
Indaga-se: 
A questão que se levantou é se estaria o poder executivo autorizado a propor um projeto de lei com este desequilíbrio? Identifique o princípio orçamentário referente e como os elementos do Direito Financeiro se relacionam no caso¿ 
Não. Pois o Princípio do Equilíbrio visa assegurar que as despesas autorizadas não serão superiores a previsão das receitas na lei orçamentária anual. 
O professor falou também isso: Pelo Princípio da Especialidade quantitativa, porque não existia uma interpretação pacificada de que não poderia desrespeitar esses princípios ou não até o advento da Emenda Complementar 95. ão pode gastar mais do que esteja autorizado.
2) Como ficaria com base na legislação atual? 
Hoje a legislação atual mudou a Constituição através da EC 95 que obriga o executivo só gastar aquilo que vai arrecadar. Basta que ocorra previsão de mais receita compensando tal déficit na lei orçamentária. 
OBJETIVA
RECEITA ORIGINÁRIA E AQUELA EM QUE O ESTADO ATUA COMO PARTICULAR E RECEITA DERIVADA É AQUELA EM QUE O ESTADO ATUA ATRAVÉS DO SEU PODER DE IMPÉRIO. 
A OPÇÃO CORRETA É A LETRA D

Continue navegando