Estácio - fundamentos das ciências sociais AVALIANDO O APRENDIZADO
27 pág.

Estácio - fundamentos das ciências sociais AVALIANDO O APRENDIZADO


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais12.011 materiais141.505 seguidores
Pré-visualização10 páginas
1a Questão (Ref.: 201502791545)
	 Fórum de Dúvidas (11 de 35)       Saiba  (3 de 12)
	
	Por ciências sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às disciplinas de antropologia, ciência politica e sociologia . Há, contudo, especialistas que consideram este leque mais amplo, englobando outras áreas do conhecimento como a ciência jurídica, administração e outras. No entanto a denominação mais aceita é a que reconhece as três disciplinas como parte constitutiva desse campo cientifico. Assim, é correto afirmar que:
		
	
	c) A ciência política centraliza sua análise na compreensão dos aspectos microcósmicos da sociedade, tais como: religião, costumes, tradições dentre outros na tentativa de entender os significados;
	
	a) As três disciplinas são tão próximas que inexiste qualquer diferença entre elas, pois todas tratam dos fenômenos ocorridos em sociedade;
	
	Todas as alternativas anteriores são falsas
	
	b) No que concerne a Sociologia esta ciência estuda o homem a partir daquilo que constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura;
	 
	d) As disciplinas sociologia, antropologia e ciência politica, estudam fenômenos muito semelhantes, ou seja, fatos que decorrem da vida em sociedade;
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502807540)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 35)       Saiba  (2 de 12)
	
	As Ciências Sociais fazem parte do grande grupo das Ciências Humanas. As Ciências Sociais englobam e Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política. Estas ciências têm objetos específicos mas sua abordagem é integrativa. É objeto da Ciência Política:
		
	 
	As campanhas eleitorais.
	
	A diferenciação religiosa em uma sociedade.
	 
	A coercitividade dos fatos sociais.
	
	Os hábitos alimentares dos políticos.
	
	Os novos modelos de família.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502829504)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 35)       Saiba  (3 de 12)
	
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
		
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	 
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502994804)
	 Fórum de Dúvidas (13 de 35)       Saiba  (4 de 12)
	
	Notícia divulgada no Jornal o Estado de São Paulo revelava que o crack surgiu na periferia da zona leste de São Paulo, nos fins dos anos 1980. Hoje, entretanto, a situação é presente em todos os municípios do Estado. Era, inicialmente, utilizado pelos os ¿excluídos¿ e também foi disseminada para as classes sociais mais altas. Mesmo sendo o seu consumo inferior ao do álcool, o tratamento dos dependentes é um problema que significa ¿desafio para médicos e especialistas¿. Poucos têm acesso ao tratamento e, segundo estudos, daqueles que o conseguem, apenas um terço dos ¿usuários severos¿ consegue resultados positivos. Os demais, ¿ou morrem ou continuam na droga¿. Adaptado de < http://infograficos.estadao.com.br/especiais/crack/ > Considerando que pesquisadores de várias áreas do conhecimento têm estudado sobre o tema, a fim de compreender, inclusive, as características gerais desse problema, assinale a resposta correta:
		
	 
	O uso do crack é um problema social e um problema sociológico
	
	O uso do crack não pode ser considerado um problema social nem sociológico
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	O uso do crack é um problema social
	
	O uso do crack é um problema sociológico
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502782942)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 35)       Saiba  (3 de 12)
	
	&quot;As ciências são particulares na medida em que cada uma privilegia setores distintos da realidade&quot;.(Maria Lúcia Aranha Arruda. Filosofando. São Paulo, Moderna, 2010, p. 158). Em relação à citação acima é correto afirmar:
		
	
	Toda ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos válidos para qualquer objeto pesquisado.
	 
	Nenhuma ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos válidos para todos os campos de pesquisa.
	
	O conhecimento científico é produzido a partir da escolha de métodos que correspondem a objetos de estudos gerais.
	 
	Toda ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos próprios a este campo.
	
	O conhecimento científico é produzido a partir das sensações imediatas do ser humano, sem necessidade de uma postura crítica em relação ao que se observa.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502782939)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 35)       Saiba  (3 de 12)
	
	No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
		
	
	O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
	
	Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma maior capacidade cognitiva de quem o pratica.
	
	A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que essa classificação é produzida.
	
	O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de uma experiência cultural que orienta a sobrevivência humana nos seus mais variados aspectos,
	 
	Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502713474)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 35)       Saiba  (2 de 12)
	
	Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda as instituições políticas, privilegiando conceitos como poder, autoridade e dominação?
		
	
	Sociologia.
	
	Filosofia.
	 
	Ciência Política.
	
	Psicologia.
	
	Antropologia.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502379855)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 35)       Saiba  (2 de 12)
	
	&quot;As manifestações populares ¿ que a partir de junho marcaram a cena brasileira colocando milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos ¿ parecem ter inaugurado uma nova fase em nossa vida política.&quot; (Congresso em Foco - Lídice da Mata - 17/09/2013) Essa ordem de fenômenos presentes no texto podem ser tratados pelas áreas constitutivas das ciências sociais, que são: I - A Sociologia, que estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. II- A Antropologia, que privilegia os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. III- A Filosofia, que preocupa-se com as reflexões sobre o ser. IV- A História, que preocupa em analisar os fatos históricos. V- A Ciência Política, que analisa as questões ligadas às instituições do poder. Estão corretas as opções:
		
	
	I e III.
	
	II e III.
	
	III e IV.