A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Apol   Metodologia do Ensino da Geografia 100 com gabarito

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Mesmo no período atual da ciência geográfica, a região continua uma das pautas mais importantes nas discussões geográficas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GODOY, P. R. T. de (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 67. 
Nos currículos, nos livros didáticos e na sala de aula, o conceito de região marcou o ensino da geografia por muitas décadas, por meio de uma abordagem descritiva e compartimentada. Analise as alternativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: como era entendida essa região?
Nota: 20.0
	
	A
	Organismo secundário.
	
	B
	Organismo superado.
	
	C
	Organismo submetido.
	
	D
	Organismo autônomo.
Você acertou!
A alternativa “D” está correta, pois nos currículos, nos livros didáticos e na sala de aula, o conceito de região marcou o ensino da geografia por muitas décadas, por meio de uma abordagem descritiva e compartimentada entendendo a região como um organismo autônomo, caracterizado internamente pela relação entre os fatores naturais e socioculturais próprios. (p. 44)
	
	E
	Organismo primário.
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O ensino da Geografia tem muito a contribuir, uma vez que este campo do conhecimento estuda o espaço geográfico e, portanto, possui informações relevantes sobre os recursos naturais e a dinâmica sócio-histórica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HENRIQUES, M. H. et al. Para aprender com a terra: memórias e notícias das geociências no espaço lusófono. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. p. 142.
A geografia estuda o espaço geográfico, em qualquer escala (local, regional, nacional, global) e numa perspectiva relacional. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, esse espaço geográfico é composto de alguns elementos. Analise as alternativas a seguir e assinale a que aponta corretamente esses elementos.
Nota: 20.0
	
	A
	Materialidade, relações políticas e relações antropológicas.
	
	B
	Materialidade, relações sociais, políticas, econômicas e culturais.
Você acertou!
A alternativa “B” é a correta, pois de acordo com Santos (1996a) citado por Fantin (2010) esse espaço geográfico é composto de materialidade (natural e construída), relações sociais, políticas, econômicas e culturais (p. 21).
	
	C
	Relações econômicas e transversais.
	
	D
	Relações políticas, antropológicas e materialidade.
	
	E
	Materialidade e relações transversais.
Questão 3/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entender a geografia como ciência que, ao tratar o espaço geográfico, concebe-o na sua construção interativa entre natureza e sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Orgs.). Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. p. 22. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o enfoque crítico apresentava:
Nota: 20.0
	
	A
	Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).
	
	B
	O conceito de sociedade não era desenvolvido nesses livros.
	
	C
	Em geral, não eram mencionadas as ações humanas sobre o quadro natural e cabia ao aluno memorizar os elementos da natureza presentes nos diferentes continentes.
	
	D
	A relação sociedade/natureza era o foco principal.
Você acertou!
A afirmativa “D” é a correta, pois nos livros com enfoque crítico, a relação sociedade/natureza era o foco principal. A abordagem do conteúdo privilegiava as análises de como o modo capitalista de produção levara à modificação do quadro natural original até chegar à configuração do atual espaço geográfico, fruto da mesma construção histórica. Nessa abordagem, o espaço e a paisagem revelam (materialmente) não apenas as explorações da natureza feitas pela sociedade, como também as explorações de uma classe social sobre a outra. As demais afirmativas são de enfoque clássico. (p. 54 e 55)
	
	E
	No máximo, havia menção à população dos continentes, em suas características étnicas e quantitativas.
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A ocupação do território é vista como algo gerador de raízes e identidade: um grupo não pode ser mais compreendido sem o seu território”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GODOY, P. R. T. de (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 281.
Depois da Segunda Guerra, a internacionalização da economia tornou-se evidente. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, a partir desse momento, começou a primeira crise da geografia, que até então era uma ciência descritiva e compartimentada. Com as mudanças do novo período histórico, como tornou-se o território?
Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir:
I. Definitivamente uma mercadoria.
II. Desnecessário para o movimento do capital.
III. Constantemente reconstruído.
IV. Necessário para o movimento do capital.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, III e IV apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois com as mudanças do novo período histórico, o território tornou-se definitivamente uma mercadoria, constantemente reconstruído, necessário para o movimento do capital; a ideologia patriótica e nacionalista perdeu rapidamente importância para o discurso internacional. (p. 47)
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	I, II, IV apenas.
Questão 5/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A aula de geografia ou de história [...] deve percorrer diferentes temas, encadeando-os sempre, contextualizando-os com o ‘aqui’ e o ‘agora’ do corpo e do entorno do aluno, com a relações socioculturais do espaço neste e em outros tempos”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia-a-dia. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 14.
A partir da década de 1960, o contexto histórico mundial chamou as ciências humanas para novas reflexões. Alguns fatores desencadearam uma visão do marxismo e novas críticas ao capitalismo foram elaboradas. Quais foram? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre os fatores:
I. O fenômeno do subdesenvolvimento. 
II. A dependência econômica e tecnológica. 
III. O capitalismo da Europa.
IV. A Guerra Fria.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	I e II apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	I, II e IV apenas.
Você acertou!
A partir da década de 1960, o contexto histórico mundial chamou as ciências humanas para novas reflexões. O fenômeno do subdesenvolvimento, a dependência econômica e tecnológica, o socialismo autoritário do Leste Europeu, o uso da tecnologia na guerra, a Guerra Fria, entre outros fatores, desencadeou uma visão do marxismo e novas críticas ao capitalismo foram elaboradas. (p. 50)

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.