Buscar

Caso Concreto 3 Direito Administrativo II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto3
 Recentemente, 3 (três) entidades privadas sem fins lucrativos do Município ABCD, que atuam na defesa, preservação e conservação do meio-ambiente foram qualificadas pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Buscando obter ajuda financeira do Poder Público para financiar parte de seus projetos, as 3 (três) entidades apresentaram requerimento à autoridade competente, expressando seu desejo de firmar um termo de parceria. Com base na narrativa fática, responda às indagações abaixo, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso. 
O poder público deverá realizar procedimento licitatório (Lei n. 8666/93) para definir com qual entidade privada irá formalizar termo de parceria?
Por se tratar de uma qualificação fornecida pelo Poder Público a qual não se referenda por si só a formação de uma relação contratual e recebimento de recursos públicos, não há que se falar em obrigatoriedade quanto a procedimento licitatório, além do que as leis sobre o assunto não indicam expressamente a esse respeito e o texto constitucional nos artigos 37, XXI e 173, §1º não indicam e nem induzem interpretação a esse respeito.
No entanto, a doutrina reconhece que a partir da obtenção da qualificação, tais penas obrigam-se nos mesmos termos quanto a obediência aos princípios da Adm. Pública.
Após a celebração do termo de parceria, caso a entidade privada necessite contratar pessoal para a execução de seus projetos, faz-se necessária a realização de concurso público?
No mesmo sentido da fala anterior, a qualificação conferida não representa investidura em cargos ou empresas públicas, razão pela qual ainda possa ser aplicado processo seletivo para contratação de profissionais, não há qualquer relação com o instituto do concurso público, nos termos do artigo 37, II da CRFB/88.

Continue navegando