Buscar

Direito constitucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a finalidade do poder constituinte?
Sua finalidade é a de elaborar ou atualizar uma constituição.
Como o poder constituinte é classificado?
O poder constituinte é classificado em originário e derivado. A tarefa de elaborar a constituição é do poder originário e a tarefa de reformar a constituição é do poder derivado.
Quem detêm a titularidade do poder constituinte?
A titularidade é do povo, conquistado nas Revoluções Liberais.
Qual a relação existente entre os agentes do poder constituinte e a promulgação de outorga constitucional?
A constituição promulgada é discutida entre os parlamentares e a outorgada é imposta não é opinada votada e muito menos discutida e ela não questiona o que você aceita ou não (ditatorial) ou seja o que o governante falou será cumprida.
Explique as características do poder constituinte: originário, reformador ou derivado.
Originário – instaura uma nova ordem jurídica e surge um novo estado. É inicial, autônomo, ilimitado, incondicionado e permanente. Está limitado pelos grandes princípios do bem comum, do direito natural, da moral e da razão.
Reformador(derivado) - é aquele cuja finalidade, como á própria denominação denuncia, é promover as reformas que se façam necessárias no texto constitucional ao longo do tempo. É de segundo grau, é poder jurídico. Secundário, limitado e condicionado.
Como se materializam as alterações constitucionais realizadas pelo poder constituinte reformador?
O poder constituinte derivado reformador é a modalidade de poder constituinte derivado que tem a capacidade de modificar o texto da Constituição. Para isso, obedece a um procedimento específico estabelecido pelo poder constituinte originário, materializando-se por meio das Emendas Constitucionais.
Em relação ao poder constituinte derivado explique:
Quais são os limites formais? As formas de alterar as constituições. Ex: PEC, quórum, votações.
Quais são os limites circunstanciais? As formas que a constituição não pode ser alterada. EX: intervenção federal, Estado de sítio e de defesa.
Quais são os limites materiais ou as cláusulas pétreas? impedem a alteração de determinados conteúdos consagrados no texto constitucional. No Brasil não é aceita a teoria da dupla revisão.
É possível a alteração das cláusulas pétreas? No Brasil não é possível essa alteração.
Quais são os limites temporais: indicam tempo necessário para a modificação da constituição.
O que são limites implícitos? Apesar de não estarem elencados a CF de 8, não podem ser alterados pelo constituinte de 2 grau, ex: forma de governo e regime político.
Quem promulga as emendas constitucionais?  Emendas constitucionais são promulgadas pelas Mesas da Câmara e do Senado, em sessão solene do Congresso. A promulgação das leis complementares e ordinárias é feita pelo presidente da República, e ocorre simultaneamente com a sanção.
Quantas serão os turnos de votação e o quorum de aprovação das emendas constitucionais?
Segundo o parágrafo 2º do art. 60, só será aprovada a emenda se obtiver oquórum de 3/5 da totalidade dos membros em dois turnos de votação nas duas casas do Congresso Nacional. ... Sendo assim, para ser aprovada na Câmara dos Deputados Federais, deverá ter no mínimo 308 votos e, no Senado, no mínimo 49votos.
Explique o poder constituinte decorrente? 
É decorrente pois deriva do originário e é o poder que permite os Estados-membros elaborarem suas constituições estaduais.
Os municípios exercem poder constituinte? Municípios são regidos por lei orgânica e não exercem poder constituinte. Já o DF é ente federativo hibrido, que também é regido por lei orgânica, por entendimento do STF mais se parece com Estado Membro do que com município e pelo entendimento dos ministros exerce poder constituinte.
Qual a teoria se aplica quando nova constituição entra em vigor, face ao ordenamento jurídico existente?
A teoria da recepção, é o instituto pelo qual a nova Constituição, independente de qualquer previsão expressa, recebe norma infraconstitucional pertencente ao ordenamento anterior, com ela compatível, dando-lhe, a partir daquele instante, nova eficácia.
O que é repristinação?
É o fenômeno legislativo que ocorre quando há retomada de vigência de uma nova norma que havia sido anteriormente revogada, através da revogação da norma que a revogou. A repristinação não é regra no Brasil. Para que ocorra a terceira lei deve ser expressa nesse sentido.
O que é desconstitucionalização? (NÃO É PERMITIDA NO BRASIL)
É o fenômeno pelo qual as normas da constituição anterior, desde que compatíveis com a nova ordem, permanecem em vigor, mas com status de lei infraconstitucional.
13. O que é eficácia das normas constitucionais?
É o potencial da norma de produzir feitos. Todas as normas constitucionais possuem eficácia. ( Força obrigatória, caráter coercitivo). O que varia é o grau de aplicabilidade, uns mais e outros menos.
14. Como se classificam as normas constitucionais quanto à eficácia?
 Eficácia plena, limitada, contida, absoluta e exaurida.
15. Diferencie as normas de eficácia plena ou auto executáveis das normas de eficácia limitadas ou não auto executáveis. Cite exemplos de cada uma.
Normas de eficácia plena são aquelas que desde o seu nascimento, ou seja, desde a sua entrada em vigor, produz os seus efeitos, sem que para isso seja necessária a intervenção do legislador ordinário. Exatamente por essa sua “autossuficiência” elas são normas de aplicabilidade direta, imediata e integral.
Normas de eficácia limitada, por seu turno, não conseguem produzir de imediato todos os seus efeitos. Será necessária uma força integrativa a ser exercida ou pelo legislador infraconstitucional ou por outro órgão a quem a norma atribua tal incumbência. Possuem, assim, aplicabilidade indireta, mediata e reduzida.
16. Para José Afonso da Silva o que são normas de eficácia contida. Exemplifique.
Tem enunciado completo e aplicabilidade imediata. No entanto, pode ter seu conteúdo restringido por lei infraconstitucional por dois motivos: a própria norma prevê possiblidade ou necessidade de lei posterior para reduzir ao seu alcance e em situações especiais a norma prevê a restrição de algum direito.
17.Para a classificação de Maria Helena Diniz existem normas de eficácia absoluta? Quais são estas normas?
São as cláusulas pétreas que além de terem eficácia plena não podem ser exauridas.
18. O que são normas formalmente e materialmente constitucionais?
As materialmente constitucionais tratam de matéria constitucional, como os princípios e as quais nem sempre estão na constituição, mas em outras leis como alguns que constam no novo código civil e no código de defesa do consumidor. 
As formalmente constitucionais são aquelas que tratam de conteúdo não constitucional como um artigo da constituição q versa sobre a escola Dom Pedro II no rio de janeiro.

Continue navegando