Buscar

Relatório Paquímetro

Prévia do material em texto

Campus: 
Disciplina: Física Experimental 1	
Professor: 
Turma:
 Paquímetro
 Aluno: 
Santa Cruz, Rio de Janeiro
Setembro/2017
Física – Título do Relatório
Objetivo
 O objetivo desse trabalho é de apresentar, ensinar e relatar: o que é, como se utiliza um paquímetro e explicar como foram realizadas as experiências em laboratório utilizando o paquímetro; 
O que é um paquímetro?
 
 O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
 
 1.1.1. Elementos do paquímetro
Em um paquímetro temos:
Orelha fixa
Orelha móvel
Nônio ou vernier *(polegada)
Parafuso e trava
Cursor
Escala fixa
Bico fixo
Encosto fixo
Encosto móvel
Bico móvel
Nônio ou vernier (milímetro)
Impulsor
Escala fixa de milímetros
Haste de profundidade
 
 O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa.
O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.
Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de: 0,05 mm, 0,02 mm, 1/128″ ou 0,001″
As superfícies do paquímetro são planas e polidas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável e as suas graduações são calibradas a 20ºC.
Para que serve um paquímetro?
 
 Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
Quem inventou o paquímetro e como são suas medidas?
 O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
 No caso da figura ao lado, o nônio está dividido em 10 partes iguais para 9 mm. Cada divisão do nônio possui 9/10 mm, portanto o 1º traço do nônio está a 1/10 mm do próximo traço na escala fixa (comprimento esse que é a resolução do paquímetro), o 2º traço do nônio está a 2/10 mm do seu próximo traço na escala fixa e assim sucessivamente. 
Como calcular as medidas de um paquímetro?
 A resolução de um paquímetro é a distância compreendida entre a 1ª subdivisão do nônio e a subdivisão subsequente na escala fixa.
 Se o nônio mede X mm, e é dividido em n partes iguais, o comprimento compreendido entre duas subdivisões consecutivas do nônio é X/n. Este valor tem o seguinte formato em notação decimal: I, D. I representa a parte inteira do número decimal e D representa a parte fracionária. Por exemplo:
X=39 mm e n = 20, X/n = 1,95. I=1. Resolução = (I+1) -X/n
Exemplos:
· Nônio de 9 mm com 10 divisões
X/n = 0,9
Resolução = 1 – 0,9 = 0,1 mm
· Nônio de 39 mm com 20 divisões
X/n = 1,95
Resolução = 2 - 1,95 = 0,05 mm
· Nônio de 49 mm com 50 divisões
X/n = 0,98
Resolução = 1 - 0,98 = 0,02 mm
LEITURA DA MEDIDA:
Posicione o bico móvel de forma tal que a peça a ser medida se adapte com folga entre os bicos fixo e móvel (medida externa) ou entre as orelhas (medida interna) ou entre a haste de profundidade e a escala fixa (medida de profundidade)
Mova as partes móveis com o polegar atuando no impulsor até que a parte móvel (bico, orelha ou haste) encoste suavemente na peça.
Leia na escala fixa o número de milímetros inteiros (à esquerda do zero do nônio).
Leia a parte fracionária da medida observando qual traço do nônio coincide com algum traço da escala fixa e calcule o valor da fração multiplicando o número desse traço pela resolução.
Tipos de paquímetros.
Há vários tipos de paquímetros para possibilitar medidas em peças de características diferentes. Alguns exemplos são:
 Paquímetro universal
 
É o paquímetro mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. 
 Paquímetro universal com relógio
 Possui um relógio acoplado ao cursor que facilita a leitura, agilizando a medição.
 Paquímetro com bico móvel (basculante)
É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
 
 Paquímetro de profundidade
Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho.
 Paquímetro duplo
Serve para medir dentes de engrenagens.
 Paquímetro digital
Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.
 
Aplicações usuais do paquímetro
Introdução
 Para executar o experimento foi necessário um paquímetro universal de aço carbônico com graduação de 0,05mm/1/128”, uma peça de latão com forma cilíndrica e uma peça de alumino com forma de paralelepípedo.
 2.1. Material utilizado:
Paquímetro universal de aço carbônico de 0,05mm/1/128”
Modelo: Kingtools (500.150)
Peça de latão
Modelo: Cilíndrica
Peça de alumínio
Modelo: Paralelepípedo
 Paquímetro Peça de Latão (cilindro)
 (Peça de Latão: 1- altura, 2- diâmetro)
 
 Peça de Alumínio (Paralelepípedo)
 (Peça Alumínio: 1- Comprimento, 2- Largura, 3-Altura)
Procedimentos
 Os testes foram feitos no dia 16/08/2017 em um grupo composto por quatro pessoas, onde cada um fez seu teste e obteve o seu resultado.
 Primeiro peguei o paquímetro e a peça de latão, abri o fixador e coloquei a peça de latão no encosto fixo na posição 1, empurrei o nônio/vernier até que o encosto móvel encoste no outro lado da peça, depois apertei o fixador para que a peça não saia da posição certa e não ocorra erro na medida. Após obter o resultado 1 inverti a peça para a posição 2 e fiz o mesmo procedimento.
 (Peça de Latão, na posição 1) (Peça de Latão, na posição 2)
 Depois de pegar as medidas da peça de latão, peguei a peça de alumínio e fiz o mesmo procedimento padrão para ter as medidas da peça, sendo que, por a peça de alumínio ter forma diferente, tive que medir a peça em 3 posições diferentes e obtive 3 resultados diferentes.
 (Peça de Alumínio, na posição 1) (Peça de Alumínio, na posição 2)
 (Peça de Alumínio, na posição 3)
Resultados
 Os resultados que consegui obter foram feitos dessa forma. Fiz os procedimentos padrão e observei que, no primeiro teste com a peça de latão na posição 1, o cursor do paquímetro indicou que o zero nônio no ponto 1, parou entre a marcação 6 e 7 da escala de milímetros, então descobri que no primeiro ponto tive o valor de 6mm, mas como a peça parou no meio da marcaçãoe não no ponto exato, tive que observar e achar o número da marcação duvidosa, que seria o ponto 2, onde o número 6 do nônio e o 3 da barra de milímetros coincidem e sabendo que o paquímetro usado é de precisão de 0,05mm e o ponto do nônio parou no ponto 6, e que do zero nônio até o 6 do nônio temos 12 pontos, calculando 12x0,05 temos 0,60mm no ponto 2, com esses dados obtidos descobri o valor de 6,60mm na posição 1 da peça de latão.
 
 
 (Peça de Latão, 6mm no ponto 1 e 0,60mm no ponto 2)
 Ainda com a peça de Latão, encontrei outros valores na posição 2, o zero do nônio ficou muito próximo do ponto 34 da escala de milímetro, mas como os pontos não coincidiram o valor no ponto 1 é de 33mm e no ponto 2 encontrei uma linha contínua entre o ponto 9 do nônio e 69 da barra de milímetro, logo assim encontrei o valor de 0,90mm no ponto 2 e o valor total de 33,90mm, da peça na posição 2.
 (Peça de Latão, 33mm no ponto 1 e 0,90mm no ponto 2)
 
Agora na peça de alumínio encontrei 3 posições diferentes e 3 valores diferentes também. Na posição 1 encontrei um valor exato onde o primeiro zero do nônio coincidiu com o 38 da barra de milímetros no ponto 1 e no ponto 2 o segundo zero do nônio coincidiu com o 77 da barra de milímetros dando o resultado de 0,00mm, no ponto 2, assim dando um resultado exato de 38mm da peça na posição 1.
 (Peça de Alumínio, 38mm no ponto 1 e 0,00mm no ponto 2)
 Com a peça de alumínio na posição 2, encontrei no ponto 1 a seguinte medida, o zero do nônio ficou entre o 6 e 7 da barra de milímetros, tendo o valor de 6mm no ponto 1, já no ponto 2, o 2 do nônio coincidiu com o 14 da barra de milímetros, encontrando o valor de 0,20mm no ponto 2, assim tive o resultado de 6,20mm na posição 2 da peça.
 (Peça de Alumínio, 6mm no ponto 1 e 0,20mm no ponto 2)
 Com a peça de alumínio na posição 3, encontrei no ponto 1 a seguinte medida, o zero do nônio ficou entre o 25 e 26 de barra de milímetros, tendo o valor de 25 no ponto 1 já no ponto 2, o 3 do nônio coincidiu com o 37 da barra de milímetros, encontrando o valor de 0,30mm no ponto 2, assim tive o resultado de 25,30mm, na posição 3 da peça.
 
 (Peça de Alumínio, 25mm no ponto 1 e 0,30mm no ponto 2)
	Peça de Latão
	 mm
	Posição 1 (Altura)
	6,60mm
	Posição 2 (Diâmetro)
	33,90mm
	Peça de Alumínio
	 mm 
	Posição 1 (Comprimento)
	38mm
	Posição 2 (Largura)
	6,20mm
	Posição 3 (Altura)
	25,30mm
Conclusão
Baseado nas experiências obtidas com os colegas de grupo, conclui que os resultados das experiências com o paquímetro, vai depender muito da visão de quem o usa, por isso eu aconselho que quando for usar o paquímetro, procure utilizar algum objeto que faça com que a visão fique bastante precisa. (Exemplo: lupa, lentes de aumento etc.…)
Bibliografia
(Kingtools), Paquímetro. Disponível em: < http://www.kingtools.com.br/produtos/paquimetro-universal-aco-carbono-005mm1128.html>
. Acesso em: (26 ago. 2017).
3
(Wikipedia), Paquímetro. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Paqu%C3%ADmetro> 
Acesso em: (26 ago. 2017).
(Paquímetro Régua Online), Paquímetro. Disponível em: < http://paquimetro.reguaonline.com/>
. Acesso em: (26 ago. 2017)
2

Continue navegando