Buscar

Resumo PPP 1 bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO PPP 1 BIMESTRE 
CONCEITO COMUNIDADE: sua delimitação pode ser local ou global, o que importa é a comunhão de objetivos, a condição de continuidade no tempo, o engajamento mora, a coesão e coerção social. 
Século XX > psicologia social moderna – comunidade como central, apoiadas no grupo e na interação social.
Psicologia Comunitária – comunidade como célula da sociedade capaz de irradiar mudanças, numa sociedade exploradora\explorada, numa perspectiva cidadã e visando ainda a exclusão.
COMO TRABALHAR A PSICOLOGIA SOCIAL
Década 40 e 50- mudanças no modelo produtivo no Brasil , saindo do agropecuário e ingressando no modelo industrial > Crescimento da inflação, desemprego, e pobreza em ritmo acelerado
Meados década de 60 – psicologia em comunidades de baixa renda; desilitizar profissão; melhoria condição de vida trabalhadores; movimento populares >> preocupação com a educação popular, tendo como meta a conscientização da população.
Década 70 - Ações de cunho social assistencialista
Década 90 – psicologia na comunidade > São práticas desenvolvidas em postos de saúde, secretária do bem estar ou institucional; Questões ligadas à saúde mental, bem estar, qualidade de vida.
Psicologia Comunitária> levantamento das necessidades e carências, condições de saúde, educação e saneamento básico; técnicas de conscientização; Desenvolver práticas cooperativas; transformar individua em sujeito. 
PSICOLOGIA E SAUDE PUBLICA
Década 70- redefinição papel do psicólogo
Definição de saúde: 1996 OMS estado de completo bem estar bio psico social, não é a mera ausência de doença. 
Nível saúde: primaria (promoção e prevenção)\ secundaria (demandas focais)\ terciária (foco doença)
CARTA OTTAWA (1986) - conjunto de valores: qualidade de vida, saúde, solidariedade, eqüidade, democracia, cidadania, desenvolvimento, participação; combinação de estratégias: ações do Estado (políticas públicas saudáveis), da comunidade (reforço da ação comunitária), de indivíduos (desenvolvimento de habilidades pessoais) e do sistema de saúde.
Onde esta: hospitais; ubs; Postos de saúde; Caps e hospitais dias; Ongs; Trabalhos comunitários
VISAO BIOMEDICA - sujeito paciente passivo – não tem como controlar o seu estado de saúde; Modelo predominante usado por médicos no diagnostico de doenças desde o século XIX. A saúde constitui a liberdade de doença, dor, ou defeito, o que torna a condição humana normal “saudável”. O foco do modelo sobre os processos físicos (patologia, bioquímica e fisiologia) de uma doença não leva em conta o papel dos fatores sociais ou subjetividade individual. 
POLITICAS PUBLICAS
Presença da psicologia no campo das políticas publicas. 
Espaço de promoção de direitos; superação desigualdades; sociedade neoliberal; consumismo; individualismo.
Diretrizes: democráticas; garantir direitos básicos; promover cidadania; contar com participação dos sujeitos; experiências de contato psicossocial; sujeito capaz de construir novas alternativas de vida; condição emancipadora; superar condições de opressão. 
Direitos sociais: interesses pelas questões do mundo e do trabalho; avaliação do bem estar do coletivo; enfatizam a forca do trabalho; estado como regulamentador de um mercado auto regulável; melhoria das condições de trabalho. 
LIBERALISMO: reinou hegemônico até o início do século XX. Liberalismo é o nome dado à doutrina que prega a defesa da liberdade política e econômica, defende a ideia de que o Estado deve dar liberdade ao povo, as pessoas são livres para fazer o que quiserem; livre mercado; ideia de que o homem tinha toda sua individualidade formada antes de perceber sua existência em sociedade; defende a ideia de igualdade entre todos.
KEYNESIANISMO: teoria econômica do começo do século XX; Defesa da intervenção estatal na economia; Defesa de ações políticas voltadas para o protecionismo econômico; Defesa de medidas econômicas estatais que visem à garantia do pleno emprego; O Estado tem um papel fundamental de estimular as economias em momentos de crise e recessão econômica; intervenção do estado através de política fiscal; Keynes defendia o sistema capitalista, porém acreditava que deveria haver ações e medidas de controle por parte do Estado
NEOLIBERALISMO: surgiu na década de 70; é uma releitura do liberalismo clássico; conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia; total liberdade de comércio (livre mercado) - garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país; mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; política de privatização de empresas estatais; livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; abertura da economia para a entrada de multinacionais; desburocratização do estado; diminuição do tamanho do estado; aumento da produção; defesa capitalismo. 
BEM ESTAR SOCIAL: perspectiva econômica e social que busca combater as desigualdades sociais (distribuição rendo população e prestação de serviços públicos básicos); o Estado é o agente que promove e organiza a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida; a defesa dos direitos dos cidadãos à saúde, educação, etc.; keynesianismo; criação de mecanismos para promover serviços públicos gratuitos e de qualidade, como água e esgoto, moradia, benefícios trabalhistas, educação, saúde, transporte e lazer para toda população >para tanto, o Estado necessita interferir na economia;  Roosevelt 1933 - programa de recuperação econômica para os Estados Unidos, o New Deal, que consistiu basicamente em investimento maciço em obras públicas.
SUS: "um sistema ímpar no mundo, que garante acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos";  Constituição Federal de 1988; direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado”. 
REFORMA SANITARIA: nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970; conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde > busca da melhoria das condições de vida da população; consolidou-se na 8ª Conferência  Nacional de Saúde, em 1986 > estabeleceu o marco político e conceitual para a orientação do processo de transformação do setor saúde no Brasil
PROMOCAO DA SAUDE: Consiste nas atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando nos seus estilos de vida e localizando os no seio das famílias e, no máximo, no ambiente das culturas da comunidade em que se encontram. Foco nos componentes educativos, primariamente relacionados com riscos comportamentais passíveis de mudanças, que estariam, pelo menos em parte, sob o controle dos próprios indivíduos. 
PACTO PELA VIDA E SAUDE Pacto pela Saúde/Vida é de 2006 e busca reorganizar e reforçar as políticas públicas. É um conjunto de compromissos sanitários das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. Significa uma ação prioritária no campo da saúde que deverá ser executada com foco em resultados.
PROJETO DE INTERVENCAO (PRIORIDADES PACTO PELA VIDA E SAUDE) 
Saúde do idoso - envelhecimento saudável
Objetivos específicos e gerais: buscar ao idoso uma Dieta saudável; Atividade física regular; Inserção social; Saúde emocional; Controle de doenças – causando uma promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável. 
Estratégias metodológicas: implantação de programa acompanhamento do idoso de forma plena, se atentando a todos os aspectos de sua vida. Ocorrendo em nível municipal. 
Equipe e função de cada um: Nutricionista: promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças através da alimentação. Personal Trainner: Buscar corpo sadio e socialização. Psicologo: saúde emocional. Medicos de todas as áreas: ação preventiva de controle de doenças ou remediar doencas existentes, consultas e exames que busquem a saúdeplena do idoso. Areas de recreação para promover socialização. 
Fases do projeto: realização projeto, implantação projeto, escolha dos profissionais e locais, sensibilização e divulgação das ações, desenvolvimento do programa, acompanhamento continuo.

Continue navegando