Buscar

Adm2 exercicios 20171

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO II:
A) Concessões e serviços públicos:
1. De acordo com a Lei Federal 8.987/95, a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização chama-se:
a) Encampação;
b) Caducidade;
c) Rescisão; 
d) Reversão; 
e)Revogação.
2 . Marque a alternativa abaixo um serviço público que não pode ser objeto de concessão, permissão ou autorização estatal.
a)Radiodifusão sonora e de sons e imagens. 
b)Transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. 
c) Navegação aérea. 
d) Correio aéreo nacional. 
e) Telecomunicações. 
3. "Ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administração faculta àquele que preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade" é: 
 
 a) Autorização. 
 b) Licença. 
 c) Concessão. 
 d) Permissão.
4. Uma das seguintes alternativas é INCORRETA: 
a) Nos contratos administrativos existem cláusulas exorbitantes, derrogatórias do direito comum; 
b) A concessão do serviço público é contrato administrativo de adesão, porque o Estado fixa as cláusulas e o concessionário a elas se submete; 
c) Nos contratos administrativos, as cláusulas regulamentares podem ser alteradas pelo Estado, porque não modificam a equação financeira do contrato e se inserem no denominado poder regulamentar do Poder Público concedente; 
d) Nos contratos administrativos são áleas ordinárias os eventos desfavoráveis, imprevisíveis e insuportáveis, que desafiam as previsões quando da assinatura dos contratos; 
5. A rescisão do contrato administrativo poderá ser:
I - Unilateral, nos termos específicos da legislação civil ou homologada pelo judiciário.
II - Amigável, por acordo entre as partes.
III - Judicial, nos termos precisos do Edital, mediante provocação da Administração Pública.
Está(ão) correta(s): 
 a) Apenas I; 
 b) Apenas II; 
 c) Apenas III; 
 d) Apenas I e III; 
6. Sobre licitação, assinale a alternativa ERRADA: 
a) Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes. 
b) A concessão ou permissão de serviços públicos, salvo os casos previstos em lei, deve ser precedida de licitação. 
c) Todos quantos participem de licitação promovida pelos órgãos ou entidades da Administração Pública têm direito público subjetivo à fiel observância do pertinente procedimento estabelecido, podendo qualquer cidadão acompanhar o seu desenvolvimento, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos. 
d) É possível à Administração Pública, no instrumento convocatório, restringir a participação na licitação a pessoas físicas ou jurídicas que tenham sua sede ou domicílio no local onde se realizará a licitação. 
7. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência INCORRETA:
a) Os serviços públicos são atividades administrativas que visam à satisfação concreta de necessidades individuais ou transindividuais.
b)Os serviços delegáveis ou impróprios ou não essenciais: serão executados pelo Estado ou não - Ex. Serviço de transporte, telefonia.
c) Os serviços indelegáveis, próprios ou essenciais: poderão ser exemplificados por defesa nacional, segurança interna e serviços assistenciais.
d) OS serviços coletivos ou Uti universi: serão prestados para atender o indivíduo sendo Mensurável e de Fruição Individual.
8. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência CORRETA:
a)Os princípios que regem os serviços públicos – GENERALIDADE, EFICÊNCIA E MODICIDADE E ACESSO.
b)O convênio possui as seguintes características, são elas: ser ato complexo, não visa lucro e acontecerá com pessoas de níveis diferentes.
c)Os consórcios previstos na constituição da república - são contratos plurilaterais sendo firmados entre pessoas iguais ou de mesmo nível com competência comum.
d)Os consórcios plurilaterais não admitem o direito de retirada.
9. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência INCORRETA:
a)O consórcio público constituirá associação pública ou pessoa jurídica de direito privado.
b)O consórcio público será constituído por concessões cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.
c) O consórcio público com personalidade jurídica de direito público integra a administração indireta de todos os entes da Federação consorciados. 
d) A retirada do ente da Federação do consórcio público dependerá de ato formal de seu representante na assembléia geral, na forma previamente disciplinada por lei.
10. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência CORRETA:
a) A natureza jurídica dos consórcios públicos é de CONTRATO PLURILATERAL.
b) O consórcio público está sujeito à fiscalização contábil, operacional e patrimonial por qualquer Tribunal de Contas dos entes públicos envolvidos para apreciar as contas do Chefe do Poder Executivo representante legal do consórcio, inclusive quanto à legalidade, legitimidade e economicidade das despesas.
c) A alteração ou a extinção de contrato de consórcio público não dependerá de instrumento aprovado pela assembléia geral, ratificado mediante lei por todos os entes consorciados.
d) Essas são as modalidades de contratos possíveis no consórcio público: CONTRATO DE PROGRAMA – ART. 4º, INCISO XI, D E CONTRATO DE RATEIO OU VERBAS.
11. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência INCORRETA:
a) A terceirização é uma parceria do setor público com o setor privado com natureza jurídica de CONTRATO.
b) Por terceirização entende-se a contratação de empresas especializadas (prestadoras de serviços) para a execução de atividades meio, ou seja, que não constituem o objeto principal da entidade contratante (tomadora dos serviços).
c) O contratado não é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato cabendo a Administração Pública responder solidariamente com o contratado pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato.
d) Os valores gastos com o contrato de terceirização deverá ser contado, nos percentual previsto no artigo 19 da LC 101/00.
12. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência CORRETA:
a) A franquia é um contrato organizacional.
b) Na franquia se transfere o KNOW HOW: pela cessão de técnicas e métodos.
c) Essas são as desvantagens da franquia: DESOCUPAR-SE DAS TAREFAS // FUNDOS SERÃO DESTINADOS AO BEM ESTAR SOCIAL.
d) Se assemelha a contratos administrativos com regime jurídico de direito público, não havendo atividade essencial entregue ao franqueado, e sob denominação certa.
13. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência INCORRETA:
a) A autorização é um ato administrativo discricionário, precário e revogável.
b) A autorização visa autorizar atividades públicas com muito interesse público.
c) A autorização visa suprir necessidades coletivas, coletivas, transitórias, instáveis e urgentes.
d) Não se exige licitação para a escolha da licitação.
14. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência CORRETA: 
a) A parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.
b) A concessão administrativa é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.
c) As diferenças entre a Parceria público privado e as autorizações são: RISCO COMPARTILHADO, PAGAMENTO POR DOTAÇÃO E TARIFA E PRAZO.
d) Embora existam possíveis garantias previstas em lei, não se poderá exigir, exceto de forma motivada, e com prazo certo.
15. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência INCORRETA:
a) A concessão é um contrato administrativo especial firmado pela Administração Pública, quando exigir o serviço público, mediante delegação e licitação pública.
b) O objeto da concessão será a prestação de um serviço público ou obra pública.
c) Essas são as características das concessões: Serviço próprio do Estado transferido por contrato, transfere a titularidade e exige-se licitação.
d)Extingue-se a concessão: a falência ou extinção da empresa concessionária e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual – artigo 195 da lei 11101/95.
16. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência CORRETA:
a) Caducidade - o contrato de concessão poderá ser extinto por iniciativa da concessionária, no caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, mediante ação judicial especialmente intentada para esse fim.
b) Encampação – é a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização, na forma do artigo anterior.
c) A anulação acontecerá por falta de oportunidade e conveniência na mantença do contrato de concessões.
d) Advento do termo pelo cumprimento do prazo e do objeto poderá levar a indenização pela inexecução.
17. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência INCORRETA:
a) A reversão no advento do termo contratual far-se-á com a indenização das parcelas dos investimentos vinculados a bens reversíveis, ainda não amortizados ou depreciados, que tenham sido realizados com o objetivo de garantir a continuidade e atualidade do serviço concedido.
b) O poder concedente poderá intervir na concessão, com o fim de assegurar a adequação na prestação do serviço, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes.
c) Na subcontratação na concessão ou no controle societário da concessionária sem prévia anuência do poder concedente implicará a caducidade da concessão.
d) É admitida a subconcessão, nos termos previstos no contrato de concessão, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente.
18. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência CORRETA:
a) A permissão de serviço público será formalizada mediante contrato de adesão através de licitação, sendo a mesma precária e revogável unilateralmente pelo poder concedente.
b) Permissão é contrato estável sendo gratuito podendo ou não ocorrer a licitação. O objeto da permissão é a execução de serviço público, continuando o Poder Público com a titularidade; Serviço é prestado sob a responsabilidade do permissionário, por sua conta e risco;
c) A permissão em regra terá prazo ou condição imposta (condicionada ou qualificada – Helly Lopes Meirelles e Cretella Júnior respectivamente).
d) Não há diferenças entre as permissões e concessões administrativas.
19. Nas concessões de serviço público. 
a) no curso do prazo contratual, o poder concedente pode decretar a retomada do serviço, por motivo de interesse público, no curso do prazo contratual, independentemente de prévio pagamento de indenização ao concessionário. 
B )no curso do prazo contratual, o poder concendente não pode intervir na prestação ao serviço, que é feita por conta e risco do concessionário. 
c) o concessionário presta o serviço em nome próprio, mas a titularlclacle do serviço permanece em poder da administração pública. 
d) o concessionário está autorizado a interromper a prestação dos serviços por inadimplemento do usuário independentemente de prévio aviso deste último e desde que não se trate de situação de emergência.
20. Tratando-se de concessão de serviços públicos, assinale a afirmativa verdadeira quanto à caduddade da concessão. 
a) A caducidade pode ser declarada pelo poder concedente ou por ato judicial. 
b) Declarada a caducidade, o poder concedente responde por obrigações com os empregados da concessionária. 
c) A declaração de caducidade depende de prévia indenização, apurada em processo administrativo. 
d) A caducidade pode ser declarada caso a concessionária seja condenada por sonegação de tributos, em sentença transitada em julgado. 
e) Constatada a inexecução parcial do contrato impõe-se, como ato vinculado, a declaração de caducidade. 
B) INTERVENÇÃO DO ESTADO: 
1. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência INCORRETA: 
a) É um poder exercido pelo Estado sobre os bens particulares sendo o mesmo denominado de Domínio Eminente admitindo as formas de intervenção do estado na propriedade, sob ele.
b)Tombamento admite limitações impostas por atos gerais e genéricos pela Administração Pública através do Poder de Polícia.
c) Ocupação temporária: admite o uso do bem imóvel para ser extensão de obra pública ou para o serviço público.
d) Requisição: É um ato unilateral imposto ao bem por iminente perigo público.
2. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência CORRETA:
a) A servidão é ônus real imposto ao bem imóvel, nos termos do artigo 40 do DL 3365/41.
b) Desapropriação é a transferência compulsória da propriedade particular ou pública (de entidade de grau inferior para superior) por utilidade pública , ou necessidade pública, ou ainda, por interesse social, mediante prévia e justa indenização em dinheiro (artigo 5º, XXIV da CR), salvo as exceções constitucionais.
c) A competência para executar a desapropriação está no artigo 22, inciso II da Constituição da República que deu a União a maior possibilidade. 
d) Há no procedimento desapropriatório duas fases: a fase declaratória e a executória, que não admite o acordo.
3. (ANP 2009 - ADVOGADO) - São instrumentos de intervenção estatal no domínio econômico: 
a) Criação de incentivos fiscais, controle de preços e repressão ao abuso de poder econômico. 
b) Criação de subsídios, livre estipulação de preços e repressão ao abuso de poder econômico. 
c) Repressão ao abuso de poder econômico, monopólio e livre estipulação de preços. 
d) Cobrança de impostos, criação de incentivos fiscais e controle de abastecimento. 
e) Controle de preços, monopólio e cobrança de impostos.
4. (PROCURADOR PE 2009) - Acerca da intervenção do Estado no domínio econômico e dos princípios constitucionais da ordem econômica, assinale a opção correta: 
a) Constitui princípio geral da atividade econômica o tratamento privilegiado para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras, que tenham sua administração em outro país, desde que a sede seja no Brasil.
b) O ordenamento jurídico nacional consagra uma economia descentralizada, de mercado, sujeita à atuação excepcional do Estado apenas em caráter normativo e regulador.
c) A contribuição de intervenção no domínio econômico tem por fundamento o exercício, pelo Estado, de sua competência para regular a ordem econômica, razão pela qual não possui natureza jurídica tributária.
d) É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nas hipóteses exigidas pela lei.
e) O Estado não pode intervir no domínio econômico para exercer função de fiscalização e planejamento no setor privado, sob pena de afronta ao modelo capitalista de produção, fundado no princípio da livre iniciativa.
5. (OAB/CESPE) - Acerca da desapropriação, assinale a opção correta.
a) A desapropriação de um bem destina-se, em todos os casos, a retirá-lo da esfera particular e incluí-lo no patrimônio do Estado.
b) O Estado pode desapropriar as zonas que se valorizem extraordinariamente em conseqüência de obra ou serviço
público feitos na área.
c) O procedimento da desapropriação envolve duas fases: a executória, realizada pelo Poder Executivo, e a judicial, realizada pelo Poder Judiciário.
d) Tresdestinação é a obrigação que tem o expropriante de oferecer ao expropriado o bem, sempre que a este for dada destinação diversa da indicada no ato expropriatório.
e) A desapropriação para fins de reforma agrária deve ser feita mediante pagamento de indenização justa, prévia e em dinheiro.
6. (OAB/CESPE) - Acerca da desapropriação e dos juros moratórios e compensatórios incidentes sobre ela, assinale a opção correta.
a) É irrelevante o fato de o imóvel ser ou não produtivo para a fixação dos juros compensatórios na desapropriação, pois estes são devidos em razão da perda antecipada da posse, que implica a diminuição da garantia da prévia indenização estipulada na Constituição Federal.
b) Em ação expropriatória, os juros compensatórios devem ser fixados à luz do princípio da retroatividade, ou seja, deve ser aplicado o índice vigente ao tempo da sentença que julga a desapropriação.
c) Os juros moratórios, seja na desapropriação direta, seja na indireta, contam-se desde a imissão na posse.
d) Na atualidade, a taxa de juros compensatórios aplicável às desapropriações é de 6% ao ano.
7. (PROCURADOR CE 2008) - Considerando a desapropriação no ordenamento jurídico brasileiro, assinale a opção correta.
a) O procedimento da desapropriação compreende as fases declaratória e executória. Na primeira, a declaração expropriatória pode ser feita somente pelo Poder Executivo, ao passo que a fase executória desenvolve-se apenas no âmbito do Poder Judiciário.
b) Depende de autorização do presidente da República a desapropriação pelos estados, pelo Distrito Federal (DF) e pelos municípios de ações ou cotas de empresas cujo funcionamento dependa de autorização do governo federal e se subordine à sua fiscalização.
c) A declaração de utilidade pública não confere ao poder público o direito de penetrar no bem, ainda que para fazer verificações ou medições.
d) A desapropriação de imóveis rurais é sempre de competência da União.
e) A lei não pode atribuir poder expropriatório a entidades da administração indireta, visto que os únicos sujeitos ativos da desapropriação são a União, o DF, os estados e os municípios. 
8. (OAB) - Assinale a opção correta acerca de desapropriação:
a) A desapropriação indireta, forma legítima de intervenção na propriedade, é realizada por entidade da administração indireta.
b) Os bens públicos não podem ser desapropriados.
c) Em caso de desapropriação por interesse social para fim de reforma agrária, deve haver indenização, necessariamente em dinheiro, das benfeitorias úteis e das necessárias.
d) A desapropriação de imóveis urbanos pode ser feita mediante prévia e justa indenização, permitindo-se à administração, caso haja autorização legislativa do Senado Federal, pagá-la com títulos da dívida pública.
9. (OAB/CESPE) - Com relação à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:
a) A desapropriação de bens públicos efetiva-se sempre mediante justa indenização em títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal.
b) O prazo de caducidade do decreto expropriatório nas desapropriações por utilidade pública é de cinco anos, contados da data de sua expedição.
c) O prazo de caducidade do decreto expropriatório nas desapropriações por interesse social é de cinco anos, contados da data de sua expedição.
d) Os bens públicos, por serem imprescritíveis, não podem ser desapropriados.
e) Os Estados não podem desapropriar bens do domínio da União Federal, mas podem desapropriar, independente de prévia autorização legislativa, bens do domínio dos Municípios.
10. (OAB) Acerca da intervenção do Estado na propriedade privada, assinale a opção correta:
a) A desapropriação por interesse social, para fins de reforma agrária, é de competência da União e dos estados, devendo ser realizada sobre imóvel rural que não esteja cumprindo a sua função social, mediante prévia indenização em títulos da dívida agrária.
b) Ocorre a desapropriação indireta quando a entidade da administração direta decreta a desapropriação, sendo o processo expropriatório desenvolvido por pessoa jurídica integrante da administração descentralizada.
c) A limitação administrativa consiste na instituição de ônus real de uso pelo poder público sobre a propriedade privada.
d) A desapropriação, que consiste na transferência de propriedade de terceiro ao poder público, tem por objeto bens móveis ou imóveis, corpóreos ou incorpóreos, públicos ou privados.
11. (OAB) Assinale a opção correta com relação às modalidades de restrição do Estado sobre a propriedade.
a) A requisição de imóveis é restrição imposta ao proprietário que não utiliza adequadamente a sua propriedade.
b) As limitações administrativas consubstanciam obrigações de caráter específico a proprietários determinados, sem afetar o caráter absoluto do direito de propriedade, que confere ao titular o poder de usar, gozar e dispor da coisa do modo como melhor lhe convier.
c) O tombamento, que configura instituição de direito real de natureza pública, impõe ao proprietário a obrigação de suportar ônus parcial sobre o imóvel e não afeta o caráter absoluto do direito de propriedade.
d) A servidão administrativa afeta a exclusividade do direito de propriedade, visto que transfere a outrem faculdades de uso e gozo.
12. (OAB) No que concerne à intervenção do Estado sobre a propriedade privada, é correto afirmar que:
a) A requisição de bens móveis e fungíveis impõe obrigações de caráter geral a proprietários indeterminados, em benefício do interesse geral, não afetando o caráter perpétuo e irrevogável do direito de propriedade.
b) O tombamento implica a instituição de direito real de natureza pública, impondo ao proprietário a obrigação de suportar um ônus parcial sobre o imóvel de sua propriedade, em benefício de serviços de interesse coletivo.
c) A servidão administrativa afeta o caráter absoluto do direito de propriedade, implicando limitação perpétua do mesmo em benefício do interesse coletivo.
d) As limitações administrativas constituem medidas previstas em lei com fundamento no poder de polícia do Estado, gerando para os proprietários obrigações positivas ou negativas, com o fim de condicionar o exercício do direito de propriedade ao bem-estar social.
13. (OAB) A respeito do instituto da servidão administrativa, assinale a opção correta.
a) A servidão administrativa dispensa, em sua instituição, autorização legal.
b) As servidões administrativas podem decorrer diretamente da lei, de acordo ou de sentença judicial.
c) Somente mediante lei pode ser extinta uma servidão administrativa.
d) Cabe direito a indenização em qualquer das hipóteses de servidão administrativa.
14. (OAB) Quanto às características da intervenção do Estado na propriedade privada, podemos afirmar que:
a) A propriedade é um direito fundamental consagrado na Constituição. Neste sentido, as modalidades de intervenção do Estado que objetivem restringir este direito são consideradas inconstitucionais, admitindo-se, apenas, caso haja acordo entre os Estado e o particular. 
b) Além do poder de policia, as modalidades restritivas de intervenção do Estado na propriedade privada são consideradas impositivas, cabendo ao particular apenas o dever de tolerância. 
c) A função social da propriedade, a supremacia do interesse público e o direito incondicional à propriedade, fundamentam as diversas formas de intervenção do Estado.
d) A servidão administrativa corresponde a um direito de natureza pessoal.
e) A servidão administrativa é uma forma de expressão do poder de policia do Estado.
C) AGENTES PÚBLICOS. CONTROLE E RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO:
1. A aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos é conditio sine qua non para investidura
em qualquer 
 a) Cargo público. 
 b) Função pública. 
 c) Emprego público. 
 d) Emprego público ou função pública.
2) Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei. Daí, é correto dizer-se que: 
a) Os detentores de cargo em comissão não poderão ser exonerados sem regular processo administrativo; 
b) A investidura em cargo ou emprego público ocorre somente mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos; 
c) A lei poderá estabelecer casos de contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público; 
d) O prazo de validade do concurso público poderá ser prorrogado por duas vezes;
3) Em face de ato administrativo expedido no exercício de competência discricionária, o controle pelo Judiciário, quando provocado: 
a) É restrito aos aspectos de competência e formalidade; 
b) É restrito aos aspectos de legalidade do ato; 
c) É cabível sem quaisquer restrições; 
d) É incabível pela insindicabilidade do ato discricionário;
4. Considere as assertivas:
I. O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado, por dois períodos sucessivos de até 3 anos.
II. A investidura em cargo público ocorrerá com a aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.
III. A promoção, a reversão, o aproveitamento, a recondução e a reintegração são, dentre outras, formas de provimento de cargo público.
Está correto o que se afirma APENAS em:
A) I.
B) I e II.
C) I e III.
D) II e III.
E) III.
5. (FCC – Técnico/TRE – 2006) Quando não satisfeitas as condições do estágio probatório dar-se-á, a:
A) Readaptação.
B) Demissão.
C) Exoneração de ofício.
D) Recondução.
E) Aposentadoria.
6. (FCC – GEMDP/EP – 2006) Considere as afirmações abaixo.
I. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquire estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.
II. A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.
III. A nomeação para cargos em comissão depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos.
IV. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo.
É correto o que se afirma APENAS em:
a) II e IV.
b) III e IV.
c) I e II.
d) I, III e IV.
e) I, II e III.
7. (FCC – PGMAM – 2006) Observe as seguintes proposições:
I. O servidor público estável perderá o cargo, dentre outras hipóteses, em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
II. Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.
III. Extinto o cargo, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
IV. Perderá o cargo o servidor público estável que for demitido em virtude do instituto da verdade sabida.
Estão corretas APENAS:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.
8. Em relação à revisão do processo administrativo disciplinar de servidor público federal, é correto afirmar:
 
 a) Da revisão do processo poderá resultar agravamento da penalidade, se assim exigir o interesse público.
 
 b) No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente.
 
 c) A simples alegação de injustiça da penalidade é suficiente para se requerer a revisão.
 
 d) Se procedente a revisão, serão declaradas sem efeito todas as penalidades impostas ao servidor, inclusive determinando-se o seu retorno no caso de destituição de cargo em comissão.
9) Em relação à Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), analise os itens a seguir.
I. A lei de improbidade administrativa considera como sujeitos ativos o agente público e o terceiro que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade, ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.
II. Os atos de improbidade administrativa, classificados em três categorias (que importam enriquecimento ilícito (art. 9º); que causam prejuízo ao erário (art. 10) e que atentam contra os princípios da Administração Pública (art. 11), todos da Lei nº 8.429/1992), constituem crimes contra a Administração Pública previstos no capítulo pertinente do Código Penal ou na legislação penal extravagante.
III. Nos termos do artigo 37, § 4º, da Constituição Federal, os atos de improbidade importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e graduação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
IV. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade. A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.
V. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos efetivam-se independentemente do trânsito em julgado da respectiva sentença condenatória.
Assinale a alternativa correta. 
 a) II e V estão incorretos. 
 b) I e III estão corretos. 
 c) II e III estão corretos. 
 d) IV e V estão incorretos. 
10. Assinale a alternativa correta. 
 
a) O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez por igual período. 
b) O provimento dos cargos em comissão depende de concurso público de prova e títulos. 
c) O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma vez pelo período de um ano. 
d) O provimento dos cargos efetivos e dos comissionados depende de concurso público de provas e títulos, na forma da lei.
11. Ato lesivo ao erário público poderá ser impugnado por qualquer cidadão mediante: 
 
a) Mandado de segurança. 
 
b) Ação popular. 
c) Mandado de injunção. 
d) Mandado de segurança coletivo.
12. Em relação aos servidores públicos civis, consta que:
I - Os cargos públicos são acessíveis a todos brasileiros e estrangeiros residentes no País, que preencham os requisitos estabelecidos em lei;
II - O funcionário público em estágio probatório não pode ser dispensado por conveniência da Administração e independentemente de inquérito ou da observância de formalidades para apuração de sua capacidade;
III - Têm eles direito à irredutibilidade dos vencimentos ou salários, à licença paternidade e ao repouso semanal remunerado.
Pode-se dizer que: 
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas; 
b) Apenas as afirmativas I e III são corretas; 
c) Apenas as afirmativas II e III são corretas; 
d) Todas as afirmativas são corretas;
13. A remuneração dos servidores públicos do Poder Judiciária será fixada:
Por resolução do Congresso Nacional. 
Por decreto-legislativo do Congresso Nacional. 
Por lei de iniciativa privativa do Presidente da Repúblico. 
Por lei complementar de livre iniciativa. 
Por lei de iniciativa do próprio Judiciário. 
14. Entre os Direitos Sociais aplicados aos servidores públicos encontra-se:
Fundo de garantia por tempo de serviço. 
Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço. 
Adicional por exercício de atividade insalubre, perigosa ou penosa. 
Redutibilidade de remuneração com base em acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Proibição de critério especial de admissão por motivo de idade. 
15. A Administração Pública deve anular os seus próprios atos, quando eivados de vícios de legalidade, e pode revogá-los por motivos de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. 
a) Correta a assertiva.
b) Incorreta a assertiva, porque tais atos só podem ser anulados mediante decisão judicial.
c) Incorreta a assertiva, porque a anulação e a revogação não precisam respeitar direitos adquiridos. 
d) Incorreta a assertiva, porque a anulação
depende dos motivos de conveniência e oportunidade.
e) Incorreta a assertiva, porque o vício de legalidade é que justifica a revogação do ato.
16. Um jornal noticiou que “a Constituição da República determina que é objetiva a responsabilidade civil tanto do Estado quanto dos seus agentes, no exercício de funções públicas”. Essa afirmação é: 
a) Verdadeira; 
b) Falsa, pois a responsabilidade dos agentes públicos é subjetiva; 
c) Falsa, porque, entre os agentes do Estado, somente respondem objetivamente os servidores públicos; 
d) Falsa, porque a caracterização da responsabilidade civil do Estado depende da existência de culpa administrativa. 
17. Assinale a sentença correta. 
a) O agente público é, sempre, responsável pelos danos que nessa qualidade vier causar a terceiros. 
b) O agente público não responde, em qualquer hipótese, pelos danos que, no ex cicio de sua função, causar a terceiros. 
c) Os danos causados a terceiros, na execução de serviços públicos, devem ser indenizados pelos beneficiários de tais serviços. 
d) O Estado e as pessoas jurídicas de direito privado, prestadoras de serviços públicos, respondem pelos danos causados a terceiros por seus agentes, no exercício de suas funções, assegurado o direito de regresso, em caso de dolo ou culpa. 
e) O Estado responde pelos danos causados por seus agentes, na execução de serviços públicos, descontando destes, automaticamente, os valores que despender no pagamento de indenizações. 
19. (OAB/CESPE) - Acerca do controle da administração pública, assinale a opção correta. 
a) Cabe à assembléia legislativa de cada estado da Federação exercer o controle financeiro do governo estadual e das prefeituras, com o auxílio do tribunal de contas do estado respectivo. 
b) A prerrogativa atribuída ao Poder Legislativo de fiscalizar a receita e a despesa e a gestão dos recursos públicos abrange somente os atos do Poder Executivo estando 
excluídos dessa apreciação os atos do Poder Judiciário. 
c) No exercício de suas funções constitucionais, cabe ao Tribunal de Contas da União julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos da administração direta e indireta, bem como as contas daqueles que provocarem a perda, o extravio ou outra irregularidade que cause prejuízo ao erário público. 
d) O controle judicial da atividade administrativa do Estado é sempre exercido a posteriori,ou seja, depois que os atos administrativos são produzidos e ingressam no mundo Jurídico. 
20. (OAB/CESPE) - Em relação ao controle da administração pública, assinale a opção correta. 
a) Um ato administrativo que viole a lei deve ser revogado pela própria administração, independentemente de provocação. 
b) A anulação do ato administrativo importa em análise dos critérios de conveniência e oportunidade. 
c) um ato nulo pode, eventualmente, deixar de ser anulado em atenção ao princípio da segurança jurídica. 
d) A administração tem o prazo prescricional de 5 anos para anular os seus próprios atos, quando eivados de ilegalidade. 
21. (OAB/CESPE)) Com relação a competência do Tribunal de Contas da União, assinale a opção correta: 
a) Julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;
b) Emitir parecer prévio sobre as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, cabendo ao Congresso Nacional aprová-las ou rejeitá-las mediante decreto legislativo;
c) Assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade, sustando a execução do ato ou do contrato administrativo, se não atendido no prazo legal, ad referendum do Congresso Nacional.
d) Julgar os responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos na administração federal, direta e indireta, por crimes contra o erário público.
22. (OAB/CESPE) - No que concerne ao TCU, assinale a opção correta. 
a) O TCU é órgão integrante da estrutura administrativa do Poder Legislativo, com competência, entre outras, para aprovar as contas do presidente da República. 
b) O TCU não detém competência para fiscalizar a aplicação de recursos públicos feita pelas empresas estatais exploradoras de atividade econômica. 
c) As decisões do TCU de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo. 
d) O Poder Judiciário não pode anular as decisões do TCU, sob pena de violação do princípio da separação dos poderes.
23.(OAB/CESPE) Considere a seguinte situação hipotética e assinale a alternativa correta: “A” teve negada a segurança que impetrara contra a autoridade “Y” sob o argumento de falta de prova que indicasse a existência de direito líquido e certo” : 
a) Poderá ajuizar novo mandado de segurança e requerer a instrução probatória em primeiro grau;
b) Houve trânsito em julgado e não poderá usar novamente da segurança;
c) Poderá agora usar da ação cautelar;
d) A decisão do mandado de segurança não impedirá que o requerente, por ação própria, pleiteie os seus direitos e os respectivos efeitos patrimoniais.
24.(OAB/CESPE) “A” propôs ação popular contra ato do prefeito da sua cidade que reputou lesivo ao interesse público, a ação fora julgada improcedente, o autor da ação conformou-se com o resultado e não recorreu. todavia, o seu vizinho, que havia votado no prefeito, resolveu recorrer da sentença que reputava injusta. Assinale a alternativa correta: 
a) Só pode recorrer quem participou da ação (limite subjetivo que comporá a coisa julgada);
b) O vizinho não pode recorrer, porque existe o duplo grau de jurisdição obrigatório;
c) O vizinho tem legitimidade para recorrer;
d) Somente o Ministério Público terá legitimidade para recorrer.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando