Buscar

Documento sem título

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CRIMINOLOGIA - ESCOLA POSITIVISTA
ESCOLA POSITIVISTA 
Diferente da escola clássica, a escola positivista preocupa-se com as causas do crime. Entende o crime como resultado de deformações ou mal formação congênitas, biológicas, físicas e psicológicas, ou seja, são naturalmente propensos ao crime. No próprio termo"positivismo"(uma corrente científica que busca explicar as coisas por meio de lei naturais) percebemos nesta escola, por meio do positivismo jurídico, o desejo de precisar por meio de aspectos físicos quem é ou não criminoso como uma conta matemática. Em linhas gerais acreditavam que o criminoso poderia ser identificado por aspectos fisicobiologico. 
Considerado o pai da criminologia moderna e principal nome da escola positivista Lombroso, traz contribuições que colocam o criminoso no centro das discussões. Ele estudava a antropologia criminal pois, acreditava que características morfológicas seriam capazes de determinar se um indivíduo era ou não criminoso. Lombroso formou-se em medicina e especializou-se em psiquiatria, trabalhando inclusive com criminosos alienados. Em seu trabalho realizando autopsias começou a perceber que os criminosos demostravam aspectos físicos similares, ou ainda diferente dos indivíduos não delinquentes. Em uma de suas autopsias ele percebeu que o corpo analisado tinha uma terceira fosseta occipital, característica encontrada nos homens primitivos, que eram muito diferentes dos homens da época de Lombroso e mais próximos dos animais, passando a ter uma conotação de inferiores ou selvagens.
De tudo que vimos até agora podemos entender que a teoria de Lombroso denominada, "TEORIA DO CRIMINOSO NATO" acreditava que o homem já nasce criminoso em decorrência de má formação biológica e isso poderia ser identificado por meio de características físicas, ou seja, a tendência criminosa estava revelada em seu corpo. Essa deformação seria uma herança genética vinda dos primitivos denominada ATAVISMO. 
 ATAVISMO 
É o reaparecimento de características presentes em ascendentes distantes, ou seja, uma hereditariedade reminiscente. É desta compreensão que surge a ideia do atavismo biológico, que corresponde a um retrocesso genético cujo os indivíduos apresentam características presentes nos homens primitivos. Foi isso que impulsionou os textos de Lombroso. 
Características presentes nos criminosos
Anatômicas: Crânio pequeno, orelha de abano, fartas sobrancelhas, molares muito grandes (dentuço)
Funcionais: Mancinismo ( canhoto), insensibilidade a dor (Tatuagem), precocidade sexual. 
Obs: Ele fazia a distinção entre os tipos de tatuagens, diferenciando as que faziam alusão, a sentimentos amorosos e religiosos das que retratavam ódio, desejo de vingança etc. Psicológicas: alcoolismo, ações impulsivas, negligência, superstições, uso de gírias, imprevidência, crueldade, instabilidade etc. 
 Tipos de criminosos 
Inicialmente Lombroso define os criminosos como natos depois ele amplia sua classificação com a 
inclusão dos criminaloides epiléticos e "louco moral "
Nato: São aqueles que já nascem propensos ao crime em virtude de má formações, demonstradas fisicamente em características oriundas de antepassados distantes. Ligado a ideia do Atavismo.
Criminaloide: Termo trazido por Lombroso refere-se aqueles que mesmo não sendo atavicamente criminosos praticam delitos em virtude do contato com criminosos,o uso de álcool dentre outras circunstâncias. 
Epiléticos: Nesse caso Lombroso justifica que a epilepsia ataca o sistema nervoso gerando reações atávicas, onde o indivíduo apresenta por exemplo ferocidade. 
Louco Moral: Pessoas que não nasceram criminosos mas, seu cérebro sofreu alteração perturbando sua natureza moral, ou seja, seu comportamento não mai obedece as regras culturais e ou sociais que costumava a obedecer. 
FASES DA ESCOLA POSITIVISTA 
1. Antropológica = onde destaca-se Lombroso e analisa o criminoso e suas atribuições naturais como elemento apontador de sua propensão ao crime.
2. Sociológica = onde destaca-se Enrico Ferri e analisa a influência do ambiente no comportamento dos indivíduos. 
3. Jurídica = onde destaca-se Raffaele Garofalo que traz reflexões sobre periculosidade do indivíduo e como o direito pode ser uma ferramenta útil de prevenção ao crime e defesa da sociedade. Além disso atribui-se a Garofalo a criação do termo CRIMINOLOGIA. 
Desta forma podemos perceber que com o passar do tempo a escola positivista passa considerar outros elementos além dos atávicos para justificar a ocorrência do crime e procura meios úteis a resolver a problemática; considerando fatores endógenos e exógenos.
O CRIME
Considerado um fato humano e social desencadeado por fatores biológicos, físicos e sociais. Assim entende-se que o homem é impelido a prática criminosa por influência de fatores internos e externos.
 PENA
Na escola positivista a pena passa a ter um caráter de proteção principalmente para sociedade, ou seja, é uma forma de defender a sociedade dos criminosos mas, também é entendida como ferramenta possível para recuperar o criminoso. Uma grande inovação nessa escola refere-se a ideia de analisar a periculosidade do infrator para determinara pena, assim a pena deve ser individualizada levando em consideração a periculosidade para sua aplicação.Por isso a principal preocupação desta escola é o criminoso e o que o leva a agir de forma criminosa.
Tratando-se de criminosos natos Lombroso achava que prendê-los seria injustiças já que os considera doentes e necessitados de tratamento. 
Para os loucos,Lombroso recomenda a internação em manicômios, semelhante a "medida de segurança" utilizada no direito penal brasileiro atualmente. 
Metodologia 
A escola positivista é entendida já como a fase científica no desenvolvimento histórico da criminologia por usar métodos positivo, indutivo e empírico ou experimental.

Outros materiais