Buscar

AVALIANDO PENAL II

Prévia do material em texto

1) João ingressou em um Shopping Center, tarde da noite, burlando a vigilância do local. Invadiu cinco lojas de proprietários diversos, valendo-se, para tanto, de chaves falsas. De cada uma das lojas, subtraiu inúmeras peças de roupas. Após a ação, deixou o local e foi preso passada meia hora, abordado por policiais militares que estranharam o volume de pacotes que carregava. João foi denunciado e condenado por cinco furtos qualificados. Na fixação da pena, o Juiz deve considerar as condutas como praticadas:
		
	 
	em continuidade delitiva
	
	em concurso formal imperfeito de crimes.
	
	como crime único.
	
	em concurso material de crimes.
	
	em concurso formal perfeito de crimes.
		
	2) Assinale a alternativa INCORRETA sobre concurso de crimes:
		
	
	no concurso formal perfeito de crimes, o agente mediante uma só ação pratica mais de um delito, agindo com unidade de desígnios .
	 
	no concurso formal, se forem aplicadas penas de reclusão e detenção, executa-se primeiro a pena de detenção.
	
	no concurso material o agente mediante mais de uma ação ou omissão pratica dois ou mais delitos.
	
	no concurso formal imperfeito o agente mediante uma só ação pratica mais de um delito, agindo com desígnios autônomos.
	
	admite-se o crime continuado em se tratando de crimes dolosos contra a vida.
		
	
	
	3) (136 Exame OAB/SP, 1ª Fase. Modificado) Segundo o Código Penal (CP) brasileiro, quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, em vez de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, ele deve responder como se tivesse praticado o crime contra aquela. No caso de ser, também, atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do:
		
	
	Crime permanente
	 
	Concurso formal de crimes
	
	Concurso material de crimes
	
	Crime continuado de crimes
	
	Crime habitual.
		
	4) João ingressou em um Shopping Center, tarde da noite, burlando a vigilância do local. Invadiu cinco lojas de proprietários diversos, valendo-se, para tanto, de chaves falsas. De cada uma das lojas, subtraiu inúmeras peças de roupas. Após a ação, deixou o local e foi preso passada meia hora, abordado por policiais militares que estranharam o volume de pacotes que carregava. João foi denunciado e condenado por cinco furtos qualificados. Na fixação da pena, o Juiz deve considerar as condutas como praticadas:
		
	
	como crime único.
	
	em concurso formal.
	 
	como crime continuado.
	
	em concurso material.
		
	
	
	5) João e José, amigos de infância, combinam agredir Tião a tiros para produzir-lhe lesões corporais de natureza gravíssima pela incapacitação permanente para o trabalho. Para tanto, ambos postam-se de cada lado de uma rua e, quando o desafeto aproxima-se, efetuam disparos de arma de fogo contra ele. Apenas um disparo acerta a vítima, do que resultou sua morte. Ouvido em juízo, João confessa ter, na hora, pretendido matar Tião. José confessa ter previsto a ocorrência da morte de Tião, mas acreditou em sua habilidade e na de João para apenas lesionarem a vítima. A perícia não identificou a arma da qual partiu o projétil que acertou a vítima. Com base nos estudos realizados sobre concurso de pessoas, assinale a alternativa CORRETA acerca da responsabilidade jurídico-penal de João e José.
		
	
	Ambos são coautores, não havendo qualquer distinção acerca do juízo de reprovabilidade de sua conduta, consoante o disposto no art. 29, caput, do Código Penal.
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 2º, do Código Penal cooperação dolosamente distinta.
	 
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto art. 29, § 2º, do Código Penal cooperação dolosamente distinta.
	
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	1) Sobre a pena de multa, analise as assertivas: I. A pena de multa é aplicada em duas etapas, sendo que na primeira fixa-se o número de dias ¿multa, de acordo com as circunstâncias do fato objeto da condenação. II. Na segunda etapa de aplicação da pena de multa, fixa-se o valor de cada dia-multa, para o que se leva em conta a situação financeira do condenado. III. O pagamento da multa deve se dar até 10 dias após o trânsito em julgado, podendo ser requerido o parcelamento. Frustrado o pagamento da multa, esta se converte em dívida ativa da União. IV. A multa pode ser cumulativa ou substitutiva. V. O não pagamento da multa substitutiva é causa de conversão em pena privativa de liberdade.
		
	( F ) III e V estão corretas.
	( F ) Todas são verdadeiras.
	( V ) I e II estão corretas.
	( F ) I, IV e V estão incorretas.
	( F ) Apenas III e IV estão corretas.
		
	2) João matou seu desafeto com vinte golpes de faca. Nesse caso,
		
	
	deve ser reconhecido o crime continuado.
	
	responderá por vinte crimes de homicídio em concurso material.
	
	ocorreu concurso formal de infrações.
	 
	responderá por um crime de homicídio.
	
	responderá por crime de homicídio tentado e consumado em concurso material.
		
	
	3) Relativamente ao sistema de aplicação de pena criminal, assinale a alternativa correta:
		
	 
	é admissível, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, a progressão de regime de cumprimento de pena antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.
	
	as causas de diminuição de pena não podem reduzir a pena aquém do mínimo legal.
	
	a pena de reclusão, por qualquer atividade delituosa, inferior a quatro anos, sendo o réu primário e de bons antecedentes, impede ao juiz que estabeleça o início de seu cumprimento em regime fechado.
	
	a pena unificada para atender ao limite de trinta anos de cumprimento previsto no Código Penal é considerada para a concessão de outros benefícios, como a progressão de regimes.
		
	
	4) XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO José cometeu, em 10/11/2008, delito de roubo. Foi denunciado, processado e condenado, com sentença condenatória publicada em 18/10/2009. A referida sentença transitou definitivamente em julgado no dia 29/08/2010. No dia 15/05/2010, José cometeu novo delito, de furto, tendo sido condenado, por tal conduta, no dia 07/04/2012. Nesse sentido, levando em conta a situação narrada e a disciplina acerca da reincidência, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Considera-se reincidente aquele que pratica crime após publicação de sentença que, no Brasil ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior.
	 
	Na sentença relativa ao delito de furto, José deveria ser considerado primário.
	
	Na sentença relativa ao delito de furto, José deveria ser considerado reincidente
	
	Na sentença relativa ao delito de roubo, José deveria ser considerado reincidente.
		
	
	5) (Magistratura/SP 2008. MODIFICADA) A premeditação, no ordenamento penal:
		
	
	constitui agravante genérica.
	
	constitui qualificadora do homicídio.
	
	constitui qualificadora do crime de perigo de contágio venéreo (art. 130, § 1º).
	
	constitui causa de aumento de pena
	 
	não tem previsão específica, mas pode atuar como fator de individualização da pena.
		
	
	1) Prevalece na doutrina o entendimento de que a suspensão condicional da pena constitui:
		
	
	Uma espécie de reabilitação.
	 
	Ao mesmo tempo um benefício e uma sanção.
	
	Um benefício.
	
	Um efeito da condenação.
	
	Uma sanção.
		
	
	2) À pena de Multa fixada será competente para sua execução:
		
	
	O Juízode uma Vara Cível.
	
	O Conselho Penitenciário.
	
	O Juízo da Vara de Execução Penal.
	 
	O Juízo da Vara da Fazenda Pública.
	
	O Juízo da Vara Criminal que proferiu a Sentença.
		
	
3) No que se refere às penas restritivas de direitos e à de multa, assinale a opção correta.
		
	 
	A prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas consiste na atribuição de tarefas gratuitas ao condenado, sendo aplicável às condenações superiores a seis meses de privação da liberdade, atendidos os demais requisitos legais.
	
	Se o condenado for reincidente, o juiz não poderá aplicar a substituição da pena privativa de liberdade, apesar de, em face de condenação anterior, a medida ser socialmente recomendável e a reincidência não se ter operado em virtude da prática do mesmo crime.
	
	A pena de multa consiste no pagamento, ao fundo penitenciário, da quantia determinada na sentença e calculada em dias-multa, sendo, no mínimo, de dez e, no máximo, de trezentos e sessenta e cinco dias-multa, a ser fixada pelo juiz, não podendo ser inferior a um trigésimo do maior salário mínimo mensal vigente ao tempo do fato, nem superior a cinco vezes esse salário.
	
	A pena de multa consiste no pagamento, à vítima ou seus sucessores, da quantia determinada na sentença e calculada em dias-multa, sendo, no mínimo, de dez e, no máximo, de trezentos e sessenta e cinco dias-multa, a ser fixada pelo juiz, independentemente da situação financeira do réu
	
	A limitação de fim de semana consiste na obrigação de permanência, aos sábados, domingos e feriados, por oito horas diárias, em casa de albergado ou em outro estabelecimento adequado.
	4) (OAB - XIII Exame de Ordem Unificado - 2014. Modificada) A respeito do benefício da suspensão condicional da execução da pena, assinale a afirmativa INCORRETA.
		
	 
	Sobrevindo, durante o período de prova, condenação irrecorrível por crime doloso, o benefício será revogado, mas tal período será computado para efeitos de detração.
	
	O período de prova pode variar de dois a quatro anos nos casos de suspensão condicional da pena na sua modalidade simples
	
	Não exige que o crime praticado tenha sido cometido sem violência ou grave ameaça à pessoa.
	
	Somente pode ser concedido se não for indicada ou se for incabível a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos.
	
	Não pode ser concedido ao reincidente em crime doloso, exceto se a condenação anterior foi a pena de multa.
		
	
5) Alberto, condenado pelo crime de roubo a uma pena de 6 anos, após cumprir 1/3 da pena obtém livramento condicional. Depois de 1 ano de período de prova, surge uma sentença condenatória a uma pena privativa de liberdade de 15 anos por um crime praticado antes de iniciado o livramento. Diante deste fato, é correto afirmar que a nova condenação, em relação ao livramento condicional concedido:
		
	
	não será revogado, devendo o condenado cumprir tão somente a pena da nova condenação.
	
	será revogado e Alberto não terá direito a novo livramento condicional.
	
	não será revogado, pois o crime foi anterior à sua concessão.
	 
	será revogado e o tempo em que ficou solto, sob o período de prova, será considerado como pena cumprida.
	
	será revogado, as duas penas não serão somadas e Alberto deverá cumprir toda a pena novamente.
	
	
		1. Considera-se infração penal de menor potencial ofensivo:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A infração penal em que a lei estabeleça pena máxima não superior a 4 anos.
	
	
	A infração penal em que a lei estabeleça pena mínima não superior a 1 ano.
	
	
	A infração penal em que a lei estabeleça pena máxima não superior a 2 anos e todas as contravenções penais.
	
	
	A infração penal em que a lei estabeleça pena mínima não superior a 2 anos e todas as contravenções penais..
	
	
	A infração penal em que a lei estabeleça pena máxima não superior a 1 ano.
	
	
		2.
		(136° Exame OAB/SP Cespe/UnB) Assinale a opção correta acerca da ação penal:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigará ao processo de todos, e o MP velará pela sua indivisibilidade.
	
	
	Se, em qualquer fase do processo, o juiz reconhecer extinta a punibilidade, deverá aguardar o requerimento do MP, do querelante ou do réu, apontando a causa de extinção da punibilidade, para poder declará-la.
	
	
	O perdão concedido a um dos querelados aproveitará a todos, inclusive ao querelado que o recusar.
	
	
	A renúncia ao exercício do direito de queixa, em relação a um dos autores do crime, não se estende aos demais agentes.
	
	
		3.
		Em relação à pena de prestação pecuniária é correto afirmar:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	não é substitutiva da pena privativa de liberdade.
	
	
	é fixada em dias-multa.
	
	
	não pode ser deduzida de eventual condenação em ação de reparação civil, ainda que coincidentes os beneficiários.
	
	
	não pode exceder a trezentos e sessenta salários mínimos.
	
	
	é cabível apenas em favor da vítima ou de seus dependentes.
	
	
		4.
		(OAB Exame Unificado IX) Tendo como base o instituto da ação penal, assinale a afirmativa correta.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	C) Como o Código Penal é silente no tocante à natureza da ação penal no crime de lesão corporal culposa, verifica-se que a referida infração será de ação penal pública incondicionada.
	
	
	D) A legitimidade para ajuizamento da queixa-crime na ação penal exclusivamente privada (ou propriamente dita) é unicamente do ofendido
	
	
	A) Na ação penal privada vigora o princípio da oportunidade ou conveniência.
	
	
	B) A ação penal privada subsidiária da pública fere dispositivo constitucional que atribui ao Ministério Público o direito exclusivo de iniciar a ação pública.
	
	
		5.
		(Exame OAB/CESPE UnB. 20101) Admite-se a suspensão condicional da pena (sursis):
		Quest.: 5
	
	
	
	
	a reincidente em crime doloso, desde que a condenação anterior tenha sido exclusivamente à pena de multa.
	
	
	para o condenado que, na data do fato, tenha idade acima de setenta anos, desde que a pena não seja superior a dois anos.
	
	
	em casos de condenação a pena restritiva de direito ou privativa de liberdade, desde que não superior a quatro anos.
	
	
	para o condenado em estado de saúde grave ou portador de doença incurável, desde que ele tenha reparado o dano.
	1) Assinale a alternativa que apresenta a natureza jurídica da abolitio criminis
	
	
	Causa extintiva da tipicidade
	
	Causa extintiva da culpabilidade
	
	Causa extintiva da ilicitude
	
	Causa extintiva da punibilidade
	
	Causa extintiva da ilicitude
	
	2) Na primeira fase da dosimetria da pena privativa de liberdade o juiz deverá analisar:
	
	
	As circunstâncias judiciais do Art. 59 do Código Penal.
	
	A existência de causas especiais de aumento e de diminuição de pena.
	
	A possibilidade de substituição por penas alternativas.
	
	A possibilidade de suspensão condicional da pena.
	
	As circunstâncias legais (agravantes e atenuantes).
	
3) (X EXAME DE ORDEM UNIFICADO) Filipe foi condenado em janeiro de 2011 à pena de cinco anos de reclusão pela prática do crime de tráfico de drogas, ocorrido em 2006. Considerando-se que a Lei n. 11.464, que modificou o período para a progressão de regime nos crimes hediondos para 2/5 (dois quintos) em caso de réu primário, foi publicada em março de 2007, é correto afirmar que
	
	
	se reputará cumprido o requisito subjetivo para a progressão de regime quando Felipe completar 1/6 (um sexto) do cumprimento da pena, uma vez que o crime foi praticado antes da Lei n. 11.464.
	
	se reputará cumprido o requisito subjetivopara a progressão de regime quando Felipe completar 2/5 (dois quintos) do cumprimento da pena, uma vez que a Lei n. 11.464 tem caráter processual e, portanto, deve ser aplicada de imediato.
	
	se reputará cumprido o requisito objetivo para a progressão de regime quando Felipe completar 1/6 (um sexto) do cumprimento da pena, uma vez que o crime foi praticado antes da Lei n. 11.464.
	
	se reputará cumprido o requisito objetivo para a progressão de regime quando Felipe completar 2/5 (dois quintos) do cumprimento da pena, uma vez que a Lei n. 11.464 tem caráter processual e, portanto, deve ser aplicada de imediato.
	4) Francisco teve seu carro furtado. Soube, por testemunhas, que o autor da subtração foi Fernando. No dia seguinte, localizou-o numa via pública do bairro, dirigindo o veículo subtraído, e o abordou. Fernando desferiu-lhe vários golpes com uma barra de ferro, causando-lhe ferimentos graves, deixando, a seguir, o local com o automóvel que subtraíra. Diante disso, Fernando cometeu crime de:(Promotor de Justiça/ PE)
	
	
	Furto e crime de lesões corporais graves, em concurso material
	
	Roubo qualificado pelo resultado, em virtude de ter resultado lesões corporais graves.
	
	Furto tentado e crime de lesões corporais graves, em continuação.
	
	Roubo simples e crime de lesões corporais graves, em concurso material.
	
	Roubo impróprio.
	
	5) (Magistratura/SP 2008. MODIFICADA) A premeditação, no ordenamento penal:
	
	
	constitui qualificadora do crime de perigo de contágio venéreo (art. 130, § 1º).
	
	constitui qualificadora do homicídio.
	
	constitui agravante genérica.
	X 
	não tem previsão específica, mas pode atuar como fator de individualização da pena.
	
	constitui causa de aumento de pena

Continue navegando