Buscar

planos de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1 Maria jovem inteligente... 
De acordo com a corrente legalista no caso da inadimplência dela apesar de o principio da continuidade prestigiar que os serviços essenciais devem ser contínuos a lei deixa claro que no inadimplemento do usuário das tarifas pagas pelo usuário o serviço pode ser interrompido, bastando apenas a empresa observar o pré-aviso.
b) As concessionárias de serviço público e o Estado quando prestador de serviço devem respeitar o código de defesa do consumidor, mas a doutrina entende que não de forma irrestrita, pois um prestador de serviços nunca será da mesma forma que um explorador de serviços públicos, então num conflito entre o CDC e a lei 8987/95 devemos respeitar e prestigiar o principio da especialidade que é a lei 8987/95 que dispõe sobre serviços públicos. O CDC é aplicado de forma subsidiária.
Aula 2 O estado W resolve criar...
Não, pq a modalidade tem que ser concorrência, uma vez que a lei prevê obrigatoriamente que a licitação seja feita na modalidade concorrência.
b) Sim, no que se refere à forma de julgamento pode ser utilizado o critério do menor preço. Isto pq a lei veda que o poder público seja titular da maioria do capital volante.
Aula 3 Recentemente 3 entidades...
R:Não, as OSCIPS são qualificadas pelo poder público, por atos do ministro do ESTADO, mediante requisitos dos cumprimentos formais definidos na L. 8790/99, mas não dependem de licitação. Contudo, a decisão qualificatória é ato discricionário.
b) Não, a OSCIP é uma entidade privada sem fins lucrativos, o acesso aos cargos não depende de concurso e o regime jurídico dos empregados é celetista
Aula 4 Uma determinada microempresa de gêneros...
R: Não. Porque a desapropriação é a forma originaria de aquisição de propriedade compulsória e independente da vontade do particular todo o ônus que recai sobre o bem ficam sub-rogados no valor pago de indenização não há no que se falar na manutenção do contrato de locação.
b) O locatário tem direito aos prejuízos oriundos do fundo de comércio que devem ser requeridos em ação própria.
Aula 5 O Prefeito do Município XYZ desapropriou um...
R: Sim, trata-se da tredestinação licita, ocorre quando o poder público da uma destinação diferente daquela declarada no decreto expropriatório, mas continua prestigiando o interesse público devendo haver uma nova declaração ou decreto e publicar.
b) Não, a retrocessão é o direito de preferencia do proprietário de reaver o bem e devolver o valor da indenização corrigido se houver tredestinação ilícita. Contudo, no caso em exame, a tredestinação foi lícita e não há o que se falar em ação de retrocessão.
Aula 6 O Estado “Y”, mediante decreto, declarou como de...
R:Sim, a servidão é materializada em 2 fases: ato declaratório privativo do executivo e depende da concordância do particular, se este discordar a concessionaria deve propor ação judicial especialmente para este fim servidão.
b) Não, o ato declaratório é ato privativo do executivo. Contudo se houver previsão contratual pode propor ação judicial e promover a execução da obra.
Aula 7 As empresas “Frangão”, “Quero Frango” e “Frangonne”...
R: Não, o art: 173 § 4° CF prevê que o ESTADO pode reprimir o abuso de poder econômico que visa a dominação do mercado para eliminar a concorrência e aumentar o lucro.
b) Sim, A lei 12.529/2011 prevê prescrição para processo administrativos que aguardam julgamento há mais de 3 anos ( esse processo tem que ser arquivado pedindo mandado de segurança.)

Continue navegando