Buscar

FATORES DE TEXTUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ / PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I
PROFª ANA MARIA PIRES NOVAES
FATORES DE TEXTUALIDADE
Discurso: atividade de linguagem realizada em determinada atividade comunicativa (atividade discursiva)
Texto: produto da atividade comunicativa. 
Tipos de Texto: Verbal, não verbal e misto.
Texto Verbal: ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal.
Unidade sociocomunicativa – o contexto sociocultural em que se insere o discurso também constitui elemento condicionante de seu sentido. O texto é uma unidade de linguagem em uso.
Unidade semântica - o texto precisa ser percebido pelo interlocutor como um todo significativo, coerente.
Unidade formal – os constituintes linguísticos do texto devem se mostrar reconhecivelmente integrados, de modo a permitir que ele seja percebido como um todo coeso.
Textualidade: conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e não apenas uma sequência de frases. Beaugrande e Dressler (apud VAL,2006, p.5) apontam sete fatores responsáveis pela textualidade de um discurso qualquer: a coerência e a coesão, que se relacionam com o material conceitual e linguístico do texto, a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade, que têm a ver com os fatores pragmáticos envolvidos no processo sociocomunicativo.
Coerência: fator fundamental da textualidade, porque é responsável pelo sentido. Envolve não só os aspectos lógicos, mas também cognitivos, na medida em que depende do partilhar de conhecimentos entre os interlocutores (relacionada aos diferentes tipos de conhecimento: conhecimento de mundo, conhecimentos prévios e aos diferentes contextos).
Coesão: responsável pela unidade formal do texto constrói-se por meio de mecanismos gramaticais e lexicais. Coesão gramatical (pronomes, artigos, elipse, concordância, correlação entre os tempos verbais, conectores); coesão lexical (reiteração, substituição e associação).
Intencionalidade: empenho do produtor em construir um discurso coerente, coeso, capaz de satisfazer os objetivos que tem em mente numa determinada situação comunicativa. Elemento importante no jogo de atuação comunicativa (valor ilocutório).
Aceitabilidade: concerne à expectativa do interlocutor de que o texto com que se defronta seja coerente, coeso, útil e relevante, capaz de levá-lo a adquirir conhecimentos ou a cooperar com os objetivos do produtor.
Situcionalidade: diz respeito aos elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto quanto ao contexto em que ocorre. É a adequação do texto à situação comunicativa.
Informatividade: diz respeito ao fato de as ocorrências de um texto serem esperadas ou não, conhecidas ou não no plano conceitual e formal. Um discurso menos previsível é mais informativo; entretanto, caso se mostre inteiramente inusitado, tenderá a ser rejeitado pelo interlocutor que não conseguirá processá-lo.
Intertextualidade: concerne aos fatores que fazem a utilização de um texto dependente do conhecimento de outro(s) texto(s).
(VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006)

Continue navegando