Buscar

Artigo Gabriel Queiroz

Prévia do material em texto

Faculdade Integrado de Campo Mourão
Curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas
 
Aluno: Gabriel Da Silva Queiroz
PROJETO INTEGRADOR
A IMPORTÂNCIA DOS ALGORITMOS NOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO
Campo Mourão - PR, 
 	2016
Introdução 
 Este artigo escrito por meio de pesquisas em livros e na internet tem como objetivo explicar de uma maneira simples e objetiva o que é um algoritmo e qual a sua importância para os cursos de computação desde o surgimento do conceito “algoritmo”, até nos dias atuais.
 	No entanto antes desse tema deve ser esclarecido o que é logica? Segundo os autores, (Portugal e Oliveira, [200-?]), é um modo de se pensar que auxilia na resolução de um problema ou até mesmo se chega à conclusão de determinado assunto.
 
Origem do vocabulário algoritmo
 	“Abu Ja’Far Mohammed Ibn Musa al-Khowarizmi (780–850), astrônomo e matemático árabe. Era membro da “Casa da Sabedoria”, uma academia de cientistas em Bagdá. Cujo o nome al-Khowarizmi significa da cidade de Khowarizmi, que agora é chamada Khiva e é parte do Uzbequistão.[ Al-Khowarizmi escreveu livros de matemática, astronomia e geografia], a álgebra foi introduzida na Europa ocidental através de seus trabalhos. Autores europeus usaram uma adaptação latina de seu nome, até finalmente chegar na palavra algoritmo para descrever a área da aritmética com numerais hindu”. (LOUREIRO, 2007 p. 04)
O surgimento dos algoritmos?
“há um destaque em uma escala comparativa da origem real do termo algoritmo. No entanto historiadores afirmam que o mesmo é datado do século IX, e teria sido assim batizado de acordo com uma das obras de um matemático de origem persa. Tal obra descrevia o sistema de numeração decimal indiano com certos algoritmos. Porém, há também relatos da possibilidade da origem ser derivada da palavra Al-goreten, que tem por definição um conceito na propriedade de cálculos matemáticos”. (VERONOZI, 2007, p. 01)
 
Linguagem de programação
 	Linguagem de programação é um padrão de instruções atribuídas de ordem aleatória definida pelo programador para a comunicação com máquina. Existem diversas linguagens programação para as mais diversas funções desde criar um jogo como um aplicativo para celular por exemplo Algumas dessa linguagens são:
 Linguagem C: é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly). A linguagem C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C. 
Thompson (Artigo C Programming Language History, pag 01, 1978)
JavaScript: é a linguagem de programação mais popular entre os desenvolvedores da web de hoje. Sua origem, porém, não foi nos estúdios de criação de web sites, pretendia ser semelhante ao C/C++ para facilitar a aprendizagem dos programadores da época.
Depois de alguns anos, já com o nome mudado para ScriptEase, passou a atrair o interesse da Netscape, para criar programas para o seu navegador de mesmo nome, que pudessem rodar no computador do usuário antes de enviar informações para o servidor, o que foi um marco da tecnologia por ser a primeira linguagem a funcionar no modo cliente (na máquina local, em vez do servidor web). Seria solucionado então um grave problema de tráfego na internet: a validação de formulários sem a necessidade do envio dos dados para o servidor web.
Ferreira( Artigo Breve história do Javascript, pag 01, 2014)
 Entre tantas outras linguagens de programação como ruby, php, python, visual basic que estão presentes em nossos softwares e sites atuais. 
 Conclusão
 	A matéria de algoritmo nos cursos de computação tem extrema importância pois é por meio dela que os alunos conseguem desenvolver o seu raciocínio lógico para então poderem ter condição de começarem a desenvolver um software em uma linguagem.
Referências Bibliográficas 
 Loureiro.( Análise de complexidade pag 4, 2007).
Veronozi (Artigo A Ciência da Computação e os Algoritmos pag 1, 2007)
Portugal e Oliveira (Artigo O que é logica, pag 01 [200-?])
Thompson (Artigo C Programming Language History, pag 01, 1978)
Ferreira( Artigo Breve história do Javascript, pag 01, 2014)

Continue navegando