Buscar

RELATORIO DE Termoquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Termoquímica
É o estudo da transferência de calor ocorrida através de processos como misturas, transições de fase e reações químicas que acontecem até que haja equilíbrio térmico, ou seja, é o calor da reação provocado pela troca de energia do meio externo com os reagentes.
Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.
Calor
O conceito científico de calor relaciona-se com a diferença de temperatura entre dois sistemas. O calor é o processo de transferência de energia de um sistema, a uma temperatura mais alta, para outro, a uma temperatura mais baixa. Quanto maior a diferença de calor entre os dois sistemas, maior a quantidade de calor transferida. Quando aquecido, a quantidade de calor que um corpo pode receber depende da diferença de temperatura entre o corpo e a fonte de calor, do calor específico do material de que é feito o corpo e de sua massa. 
Q = m . c . ∆T
É usual expressar quantidade de calor em calorias (cal). Caloria é a quantidade de energia necessária para elevar em 1ºC a temperatura de 1 grama (o equivalente a 1 mililitro) de água. Pode-se expressar quantidade de calor também em joule, lembrando que 1 cal = 4,184 J.
Processo Endotérmico e Exotérmico
A formação e a ruptura de ligações envolvem a interação da energia com a matéria. Assim como na mudança de estados físicos, as transformações da matéria ocorrem com absorção ou liberação de energia. 
São dois os processos em que há troca de energia na forma de calor: 
Processo exotérmico: o sistema libera calor e o ambiente é aquecido.
Processo endotérmico: o sistema absorve calor e o ambiente se resfria. 
Entalpia e variação de entalpia
Nas reações químicas e nas transformações físicas, a quantidade de calor liberada ou absorvida é conhecida como calor de reação. Os calores de reação representam a variação de entalpia (∆H) do sistema, quando os processos ocorrem à pressão constante. 
A entalpia (H) de um sistema está relacionada à sua energia interna e, na prática, não pode ser determinada.
Calor de Dissolução
O calor de dissolução representa a variação de entalpia que resulta da formação de uma solução de concentração especificada, a partir de 1 g/mol e do composto, e o número de g/mol de água líquida. 
Com estes dados pode-se calcular o calor total de formação de uma substância dissolvida. O estudo da medição do calor de dissolução indica que há dois calores de dissolução. O calor integral de dissolução e o calor diferencial de dissolução. O calor integral de dissolução define-se como o valor absorvido ou libertado quando um mol de soluto se dissolve numa quantidade adequada de solvente para obter uma dissolução de determinada concentração. 
O calor diferencial de dissolução define-se como calor absorvido quando um mol de soluto se dissolve numa quantidade de dissolução, o tal que não produza modificação apreciável da concentração. 
Calor de Neutralização
O calor de reação entre um ácido e uma base é denominado calor de neutralização. Em solução aquosa, os ácidos e as bases fortes encontram-se completamente dissociados, e o calor de neutralização é numericamente igual ao calor de dissociação da água com sinal contrário.

Continue navegando