Buscar

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703276081)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com as regras de regência verbal estabelecidas pela norma-padrão da Língua Portuguesa, o elemento destacado está adequadamente empregado em:
		
	
	Os comerciantes elogiaram aos Bancos às medidas tomadas a favor de seus empreendimentos.
	
	Vários executivos procuram realizar cursos de especialização porque cobiçam aos estágios mais avançados da carreira.
	
	Os inadimplentes infringem aos regulamentos estabelecidos pelas financeiras ao deixar de cumprir os prazos dos empréstimos.
	
	Algumas grandes empresas responsáveis pelas redes sociais ludibriam aos princípios estabelecidos por lei ao permitir postagens agressivas.
	 
	Os funcionários mais graduados das grandes empresas aspiram aos melhores cargos tendo em vista o aumento de seu poder aquisitivo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703023332)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia a letra de música de Tiririca, "Florentina", e informe que tipo de coesão textual é predominante: "Florentina, Florentina / Florentina de Jesus / Não sei se tu me amas, / Pra que tu me seduz / Graças a Deus, desde este dia pra cá nunca mais eu / cantei esse negócio de / Florentina, Florentina / Florentina de Jesus / Não sei se tu me amas, / Pra que tu me seduz / Chega de tanta.../ Florentina, Florentina / Florentina de Jesus / Não sei se tu me amas,/ Pra que tu me seduz" Fonte:
		
	 
	coesão recorrencial
	
	coesão lexical
	
	coesão sequencial
	
	coesão referencial catafórica
	
	coesão referencial anafórica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703132975)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	 Leia com atenção o texto abaixo.
 
Várias pesquisas apontam as deficiências de compreensão e o escasso hábito de leitura entre universitários como responsáveis, em grande parte, pelo baixo desempenho acadêmico desses estudantes, já que a escolarização em nível superior pressupõe uma considerável quantidade de trabalho intelectual, exigido principalmente em atividades de leitura, compreensão e expressão (por meio de apresentações orais ou textos escritos) de conteúdos complexos. Assim, os alunos, sem ter desenvolvido o hábito da leitura e da escrita, encontram dificuldades para cumprir as tarefas propostas e o seu desempenho acadêmico fica comprometido. (SAMPAIO, Isabel S. Leitura e redação entre universitários.
In: MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produção de textos. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 65-67. Adaptação.)
 
Considerando o modo de organização desse texto, pode-se afirmar que nele predomina a seguinte tipologia textual
		
	 
	 Argumentação
	
	 Regência
	
	Narração
	
	Injunção
	
	 Descrição
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703272491)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa que corresponda à predominância do tipo textual no excerto abaixo e justifique sua resposta.
Eu morava com minha tia em um condomínio muito pacato, desses nos quais todos os vizinhos se conhecem e sabem da vida uns dos outros. Um dia surgiu ali uma pessoa que, por seu comportamento, acabou destoando dessa característica local.
Era a nova vizinha; e era muito, muito bonita. Alta, curvilínea e loura, possuía uma pele de veludo. Tia a fala doce e vestia-se sempre com roupas justas. Vivia só e não gastava conversa com ninguém dali.
A rotina era sempre a mesma: por volta das vinte horas, iniciava-se a chegada de vários rapazes em seu apartamento. Em seguida, luzes começavam a piscar de forma irregular, pessoas conversavam e faziam todo tipo de barulho. Minha tia, de sua janela, ia ficando cada dia mais intrigada.
Um dia, muito incomodada, minha tia fez para uma viatura da polícia, e pediu que fizessem alguma coisa, já que para ela o apartamento da vizinha era um bordel clandestino.
Entretanto, para surpresa de minha tia, os policiais descobriram que a moça, na verdade, estudava moda à tarde e, durante a noite, tirava fotografias de modelos masculinos. E ainda disseram para minha tia que se ela achasse isso algo vergonhoso ou imoral, que ligasse não para a polícia, mas para um psicólogo.
(http://www.letraseeartes.com.br/2011/01.html. Texto adaptado)
		
	
	dissertativo-narrativo.
	
	narrativo-argumentativo.
	
	injuntivo-descritivo.
	 
	narrativo-descritivo.
	
	dissertativo-argumentativo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703162198)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto abaixo: "A descrição faz uma representação verbal de um objeto por meio da indicação de seus aspectos mais característicos, dos seus atributos, dos pormenores que o individualizam, que o distinguem. Além disso, a finalidade da descrição é transmitir a impressão que a coisa vista desperta em nossa mente, mediante os sentidos." Considerando o contexto que apresenta a descrição, analise as afirmativas seguintes:
I. Ao produzirmos um texto descritivo, a utilização de nossos sentidos é fundamental, pois é a partir deles que percebemos o mundo ao nosso redor.
II. As palavras (ou classes gramaticais) mais usadas na descrição são os adjetivos, além dos verbos, sobretudo os de ligação (ser, estar, continuar, ficar, parecer etc.). Por isso, os textos descritivos, frequentemente, sugerem ausência de movimento, mostram-se mais estáticos.
III. A descrição não confere veracidade ao que se narra, pois as imagens mais vivas e detalhadas ao que se expõe não são relevantes.
IV. A descrição pode ser objetiva se busca aproximação da realidade, ou seja, sem impressões nem avaliações do observador. Também pode ser subjetiva se apresenta visão do observador por meio de juízos de valor.
As afirmativas CORRETAS são:
		
	
	I - II - IV
	
	II e IV, apenas
	
	I e III, apenas
	
	I - II - III
	 
	II - III - IV

Outros materiais