Buscar

Linguagem e Jornalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702786617)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Ao ler o jornal, escolhemos alguns fragmentos colocados abaixo, todos com erros de regência nos verbos 'chegar' e 'atender'. Indique, entre as proposições, a única corrigida corretamente na sequência das frases.
I - "Chegou apressado na chapelaria com a missão de antecipar ao presidente da Casa..."
II - " Delator diz que negociou pagamento a Palocci por contrato com Petrobras...Camargo disse ter atendido o pedido do petista uma única vez..."
		
	
	em - ao.
	
	a - ao.
	
	à - ao.
	
	a - a.
	
	em - a.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703050841)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	"É comum, no Brasil, a prática de tortura contra presos. A tortura é imoral e constitui crime. Embora não exista ainda nas leis penais a definição do 'crime de tortura', torturar um preso ou detido é abuso de autoridade somado à agressão e lesões corporais, podendo qualificar-se como homicídio, quando a vítima da tortura vem a morrer. Como tem sido denunciado com grande frequência, policiais incompetentes, incapazes de realizar uma investigação séria, usam a tortura para obrigar o preso a confessar um crime. Além de ser um procedimento covarde, que ofende a dignidade humana, essa prática é legalmente condenada. A confissão obtida mediante tortura não tem valor legal e o torturador comete crime, ficando sujeito a severas punições."
Pode-se afirmar que esse trecho é uma dissertação porque:
		
	
	consegue construir um protesto persuasivo com uma linguagem conotativa, construída sobre metáforas e metonímias esparsas, bem como com a predominância de orações subordinadas, próprias de uma linguagem formal, natural para esse contexto.
	
	apresenta, em todos os períodos, substantivos abstratos, que representam as ideias discutidas, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o encadeamento lógico da denúncia;
	
	apresenta uma organização temporal em função do pretérito, jogando os acontecimentos denunciados para longe do momento em que fala, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o prolongamento de ideias repudiadas;
	
	consegue fazer uma denúncia contundente, usando, entre outros recursos, a ênfase, por meio da repetição de um substantivo abstrato em todos os períodos, bem como a predominância de orações coordenadas sindéticas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas;
	
	apresenta, em todos os períodos, personagens individualizadas, movimentando-se num espaço e num tempo terríveis, denunciados pelo narrador, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam sequência dos acontecimentos;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702786532)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo: O gerente visa_____ cheque do cliente. A equipe visa______ primeiro lugar no campeonato. Não podendo lutar, preferiu morrer _____ viver. Assistimos ____ inauguração do estádio. 
		
	
	ao, ao, do que, a
	
	ao, o, à, à
	
	ao, o, que, à
	
	o, ao, a, à
	
	o, o, que, a
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703069513)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Entre o fato e a notícia
      A decantada objetividade jornalística tem, na verdade, duas faces: se de um lado toda notícia deve se prender originalmente a um fato cuja ocorrência seja inquestionável, por outro lado ela implica sempre uma dose de interpretação desse fato. O espaço concedido, o estilo empregado, o ângulo adotado, as ênfases (intencionais ou inconscientes), tudo isso traz para a matéria jornalística uma certa conformação subjetiva. Por isso, um dos requisitos do bom leitor de jornais ou revistas está na atenção que ele saiba dar não apenas ao fato relatado, mas ao modo como o foi.
        Ao se transformar em linguagem, todo fato torna-se, também, um fato linguístico; é com a linguagem que se produz uma notícia, é por meio de palavras que entramos em contato com a base de realidade de um acontecimento. Nesse sentido, não há, e nem pode haver, jornalismo inteiramente inocente, ainda quando se trate do mais honesto dos profissionais. Por isso, também o leitor deve recusar a ingênua credulidade de quem acha que uma notícia não é uma imagem construída, mas a materialidade mesma do fato ocorrido. (Celso de Oliveira)
Ao afirmar, referindo-se à notícia jornalística, que todo fato torna-se, também, um fato linguístico, o autor fornece um argumento para a seguinte tese:
 
 
		
	
	O jornalismo competente é aquele em que a plena transparência da linguagem garante a transparência da realidade mesma do fato.
	
	A leitura crítica não se prende apenas ao fato que gerou a notícia, mas à forma pela qual esta forçosamente o interpreta.
	
	Cabe ao leitor, entre o fato gerador da notícia e o fato relatado, escolher de que lado está a verdade.
	
	É da realidade mesma de um fato que a matéria jornalística depende, se quiser ser inteiramente objetiva.
	
	A ocorrência de um fato e a sua divulgação jornalística são realidades em si mesmas contraditórias.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702773890)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O trecho em destaque foi extraído de um endereço eletrônico referente à cidade de Olinda. Leia-o e marque a opção que NÃO apresenta características relativas à tipologia que predomina neste trecho.
"Mercado Eufrásio Barbosa
Localização: Av. Joaquim Nabuco, s/n - Varadouro
Fone: (81) 3429-3599
O edifício da antiga Fábrica de Doces Amorim Ltda. foi construído em 1894, no local onde existiu a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco, no Varadouro, que funcionou nos séculos XVII e XVIII. A fábrica funcionou até 1960 e foi desapropriada anos depois pela prefeitura. Possui uma planta retangular, em piso único, em alvenaria de tijolos. A fachada principal apresenta aberturas em arcos plenos e frontão triangular. Apesar de o prédio original ter recebido acréscimos, não foi descaracterizado. Dispõe de teatro e área para exposições e apresentações folclóricas."
http://www.olinda.pe.gov.br/guia-turistico/monumentos#.VfVjDtJViko
		
	
	Demonstra características do mercado.
	
	As informações permite ao leitor imaginar o local.
	
	Predomina o objetivo de apresentar fatos em uma sequência cronológica.
	
	Apresenta atributos do local.
	
	Inclui dados sobre a história do local.

Outros materiais