Buscar

Anotações de Ação Social junto a criança e o adolescente Und I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ação Social junto à Criança, Adolescente e Terceira Idade – Unidade I
Video 1
Desenvolvimento do Estado de Bem-Estar Social e Contrarreforma Neoliberal e também as ações desenvolvidas no âmbito da assistência social.
As formas primitivas de socorro aos pobres:
- Na Antiguidade havia as Confrarias do Deserto e também a caridade privada.
- Surgimento do Cristianismo tivemos o estímulo às práticas de caridade – São Tomás de Aquino.
- O Estado atuava no âmbito da legislação, sendo exemplos dessa prática: 
1349: na Inglaterra temos o Estatuto dos Trabalhadores que definia que todos os trabalhadores com menos de 60 anos deveriam trabalhar.
1351: na Grã-Bretanha, o Rei Eduardo III determinou que todos os que recebessem ajuda da caridade deveriam devolvê-la por meio do trabalho.
1601: Lei dos Pobres Elisabetanos – definição de pobres válidos e inválidos para o trabalho e sua nova versão em 1834.
- Seguros sociais de Bismarck, na Alemanha, em 1815. Era comum nessas práticas que a “ajuda” recebida deveria ser “paga” com trabalho. Muitos atuavam por meio das poor-houses, workhouses.
O Estado de Bem-Estar Social ou Welfare State: Surgiu no século XIX, na Europa, e ganhou grande aceitação após a Segunda GM, relacionado à crise capitalista da década de 1930. Os teóricos como Keynes, Marshall e Beveridge como principais representantes. Passam a propor a intervenção do Estado na regulação econômica e nas expressões da questão social.
- No Welfare State, temos as reformas propostas pelos fabianos, na Grã-Bretanha, e também o New Deal, nos Estados Unidos de Roosevelt, e o Welfare State sueco.
- Categorias foram elaboradas por Titmuss que era um socialista fabiano, sendo essas: Bem-Estar Social – surgimento do direito social; Bem-Estar Fiscal – isenção de impostos e Bem-Estar Ocupacional – serviços voltados para a classe trabalhadora.
- Modelos apontados são os seguintes: residual (Estado intervém apenas quando mercado e família falham), baseado no desempenho e na performance industrial (necessidades devem ser contempladas pelo mercado) e modelo institucional redistributivo (bem-estar é compreendido como principal tipo de proteção social- Justiça social).
Resposta: d) Vimos que suas indicações eram orientadas à superação da crise capitalista.
Video 2
Neoliberalismo: É um reavivamento no liberalismo, porém sob novas bases. Seu surgimento está relacionado a Hayek que no ano de 1944 escreveu o livro “O Caminho da Servidão”, em que criticava o padrão de Estado de Bem-Estar Social. Hayek também criou a Sociedade de Mont Pèlerin, em 1947, que era composta por vários teóricos que também se contrapunham ao Estado de Bem-Estar Social. As colocações de Hayek só tiveram aceitação pelo mundo na década de 1970. Foi influente termos tido uma grande crise capitalista na década de 1970, houve o desmonte da Bem-Estar Social, abrindo mão de muitos direitos sociais alcançados.
Principais argumentos da corrente neoliberal:
Os gastos sociais geravam um déficit no Estado.
O Estado interventor inibe o mercado.
A proteção social do Estado estimula os atendidos a não economizarem seus recursos.
Há necessidade da manutenção de um nível de desemprego e inflação.
O Estado era o grande responsável pela crise capitalista.
Os exemplos mais emblemáticos que tiveram foram: o governo de Margaret Thatcher, na Inglaterra, no ano de 1979; o governo dos Estados Unidos, com Reagan, e na América Latina teve o governo de Pinochet, no Chile. Em 1989, teve o Consenso de Washington. Dificuldade dos países subdesenvolvidos, que precisavam se adequar ao neoliberalismo para receber empréstimos e auxílio para o desenvolvimento do país.
Resposta: a) Manutenção de um nível de desemprego.
Video 3
O Estado de Bem-Estar Social no Brasil: Tivemos ações do Estado junto aos segmentos mais vulneráveis da população brasileira. O Brasil não o alcançou de forma plena.
-Até a década de 1930 não teve no Brasil ações organizadas em prol dos segmentos mais empobrecidos por parte do Estado.
- Nesse período, as ações eram organizadas pela caridade privada de pessoas particulares e também pela caridade vinculada à Igreja Católica.
- Nesse estágio, nossa economia estava assentada na agricultura com início do capitalismo sobretudo na década de 1920. (República do café com leite).
- Criação de leis para Crianças e Adolescentes e para acidentes de trabalho (responsabilidade do empregador)
- Na década de 1930 houve no Brasil a mudança da organização política que deixou de ser oligárquico e assumiu o formato militar (governou até a década de 80). Era Vargas (1930-1945) – consolidação do sistema capitalista com base industrial, investiu na classe trabalhadora. 
- A partir da década de 1930, houve ações voltadas à classe trabalhadora: A constituição da Carteira de Trabalho e do Ministério do Trabalho e a ampliação das CAPS- caixa de socorro, para momentos em que o trabalhador não pudesse trabalhar.
- No ano de 1941 tivemos a criação do SAM (Atendimento ao menor) e, em 1942, foi criada a LBA (Assistência) e também o SENAI.
- Vargas buscava capacitar a classe trabalhadora para a indústria nascente. No entanto, tivemos poucas ações voltadas para atender as expressões da pobreza. (Atender uma necessidade capitalista)
- No ano de 1946, com o presidente Dutra, houve o surgimento de outras instituições como o SESI, o SENAC e a Fundação Leão XIII. Também nesse período houve uma predominância das ações voltadas para a classe trabalhadora e não para a população pobre.
Resposta: e)SENAC
Video 4
Na década de 1960, tivemos outras ações em política social no nosso país. Unificação das CAPS por meio das IAPS e a criação da FUNABEM (Hoje Fundação Casa). No ano de 1977 foi criado o Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social (SINPAS). Na década de 1970 tivemos a distensão política que culminou na democratização do país na década de 1980. (Movimentos populares nas ruas e de artistas)
Constituição de 1988: tivemos no Brasil a definição do Sistema de Seguridade Social composto pelas políticas sociais de Saúde, Previdência e Assistência Social- era atendido quem contribuiu. Após estes movimentos estas políticas foram ampliadas para toda população na parte teórica. No entanto, não tivemos nos presidentes que seguiram intenção clara de pôr em prática os dispositivos constitucionais. Vejamos abaixo as principais ações organizadas de acordo com o presidente:
- José Sarney – apenas o Programa do Leite.
- Collor – apenas a LBA e início da adesão ao neoliberalismo no Brasil. (Impeachment)
- Itamar – Programa de Combate à Miséria e à Fome pela Vida. – Maior envolvimento da sociedade e pouco envolvimento direto do governo
- FHC – Programa Comunidade Solidária e Programa Bolsa Escola (transferência de renda) – ênfase no ideário neoliberal. - Maior envolvimento da sociedade e pouco envolvimento direto do governo
- Governo Lula – ampliação da Assistência Social, Programa Bolsa Família.
- Governo Dilma – manutenção do padrão de Lula e Brasil Carinhoso
Mesmo nos governos Lula e Dilma também temos o ideal neoliberal, mas foi no governo FHC que tivemos a maior ampliação dos ideais neoliberais.
Hoje ainda temos a influência do neoliberalismo junto a política social brasileira, porém temos a garantia da política social por meio da Constituição de 1988.
Resposta: b) Governo do Collor

Continue navegando