Buscar

PROJETO GENOMA HUMANO

Prévia do material em texto

PROJETO GENOMA HUMANO 
Os responsáveis pelo projeto acreditavam que a descoberta da posição de cada gene, além de sua composição, seria valiosa para diagnóstico e a cura de muitas doenças, como cancro, obesidade, diabetes, doenças autoimunes e hipertensão. Os críticos do projeto, no entanto, alertavam para o perigo do uso indevido das informações genéticas. Candidatos a emprego, por exemplo, poderiam ser recusados com base em testes capazes de revelar predisposição genética para certas doenças, como o alcoolismo 
Diferentes abordagens: sector público e sector privado 
O PGH, conduzido pelos órgãos do governo obteve dados de alta qualidade e precisão - inclusive para as porções do DNA que não contêm gene. Por esse setor foi usada a tecnologia de Whole Genome Sequencing. 
A iniciativa privada, formada pela empresa Celera Genomics e liderada por Craig Venter, juntou-se ao projeto em vista do potencial de lucro que as pesquisas poderiam trazer, especialmente para as indústrias farmacêuticas. A rapidez na obtenção de resultados, que podem ser transformados em patentes, tornou-se crucial para elas. Então optaram por um método mais objetivo: sequenciamento por Shotgun (whole genome shotgun sequencing), é uma abordagem mais rápida, evidentemente, embora menos precisa.
Os riscos mais imediatos referem-se tanto ao uso científico como à sua aplicação na sociedade. Os primeiros a beneficiar serão os países ricos, e neles os mais ricos. As grandes empresas de engenharia genética e de farmácia não deixarão de explorar este novo filão para acumularem lucros. Mas não só. É provável que as empresas, venham a implantar mecanismos de discriminação dos seus trabalhadores em função do seu material genético. As companhias de seguros a exigirem análises deste tipo, antes de fazerem qualquer seguro.
Por outro lado, não podemos fechar os olhos para os progressos consequentes deste projeto, apenas pelo receio de que este seja direcionado para fins maléficos. É o risco que se corre toda vez que surge uma nova descoberta ou um novo avanço da ciência. Como todas as consequências de inovações tecnológicas ou científicas de grande impacto, que se estendem dentro e além do âmbito da ciência, as realizações do Projeto Genoma carecem de mais estudos quanto as questões éticas, sociais e legais, advindas do seu progresso.

Continue navegando