Buscar

citologia Farmácia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - Explicar os tipos de transporte que acontecem na membrana, exemplificando-as.
Transporte pela Membrana Plasmática
A passagem de substâncias através das membranas celulares envolve vários mecanismos, entre os quais podemos citar:
Transporte passivo
Osmose: A água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica.
Difusão simples: É a passagem do soluto atraves da bicamada de lipídios da membrana plamática.
Difusão facilitada: A passagem de soluto do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, atraves das proteinas da membrana plamática. 
Transporte ativo
Bomba de sódio e potássio: Provoca diferenças de concentração entre um meio intracelular e extracelular, favorencendo o transporte passivo. 
Endocitose e exocitose
Fagocitose: Os glóbulos brancos utilizam este processo para envolver materiais estranhos como bactérias ou até células danificadas. Dentro da célula fagocítica, enzimas citoplasmáticas são secretadas para a vesícula e degradam o material até este ficar com uma forma inofensiva.
Pinocitose: Processo semelhante ao da fagocitose, pelo qual certas células ingerem líquidos ou pequenas partículas através de minúsculos canais que se formam em sua membrana plasmática. Quando as bordas desse canal se fecham, contendo o alimento em seu interior, forma-se uma bolsa membranosa chamada de pinossomo.
	A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substâncias e não por outras define sua permeabilidade em uma solução, encontram-se o solvente (meio líquido dispersante) e o soluto (partícula dissolvida). Classificam-se as membranas, de acordo com a permeabilidade, em 4 tipos:
Permeável: permite a passagem do solvente e do soluto;
Impermeável: não permite a passagem do solvente nem do soluto;
Semipermeável: permite a passagem do solvente, mas não do soluto;
Seletivamente permeável: permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto.
Nessa última classificação se enquadra a membrana plasmática.
	A passagem aleatória de partículas sempre ocorre de um local de maior concentração para outro de concentração menor (a favor do gradiente de concentração). Isso se dá até que a distribuição das partículas seja uniforme. A partir do momento em que o equilíbrio for atingido, as trocas de substâncias entre dois meios tornam-se proporcionais.
	
2 - Falar sobre os componentes do glicocálix e suas funções.
Glicocalix
	Se isolássemos uma célula de nosso corpo, notaríamos que ela esta envolta por uma espécie de malha feita de moléculas de glicídios (carboidratos) frouxamente entrelaçadas. Esta malha protege a célula como uma vestimenta: trata-se do glicocálix (do gregoglykys, doce, açúcar, e do latim calyx, casca envoltório).
	Diversas funções têm sido sugeridas para o glicocálix. Acredita-se que, além de ser uma proteção contra agressões físicas e químicas do ambiente externo, ele funcione como uma malha de retenção de nutrientes e enzimas, mantendo um microambiente adequado ao redor de cada célula. Confere às células acapacidade de se reconhecerem, uma vez que células diferentes têm glicocálix formado por glicídios diferentes e células iguais têm glicocálix formado por glicídios iguais.
3 - Descrever os tipos de especialização desenvolvida pela membrana plasmatica, destacando as caracteristicas e a composição de cada uma.	
	A membrana plasmática possui mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias.
	Dizemos que a membrana plasmática seleciona a passagem destas substâncias e que ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camada fosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida (maleável) e permite a passagem de substâncias diretamente através dela.
	Outras funções estão atribuídas á membrana plasmática, como conservar a forma das células, auxiliarem no deslocamento e transportação.
	A mambrana plasmática é denominada uma das superfícies da célula, e essa superfície precisa de especializações da membrana, e são elas:
Microvilosidades: mais comuns no revestimento da mucosa intestinal., e age na superfície celuar fazendo crescer ainda mais a absorção da célula.
Interdigitações: faz com que haja um melhor agrupamento das células entre si.
Desmossomos: são responsáveis por uma maior fixação de uma célula às outras. Os Desmossomos contém duas partes divididas chamadas de hemidesmossomos.
Cilios e Flagelos: são expansões celulares finas e altamente móveis que contribuem para a movimentação celular.
Referencia: 
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito3.php
http://www.colegioweb.com.br/membrana-plasmatica/as-funcoes-da-membrana-plasmatica.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais