Buscar

Exercícios Sia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

xercício: CCJ0152_EX_A1_201204087407_V3 
	Matrícula: 201204087407
	Aluno(a): ALINE RODRIGUES JACQUES 
	Data: 16/10/2017 16:41:32 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201204180539)
	Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	EXAME DE ORDEM Assinale a opção correta em relação ao Estatuto da OAB
	
	
	 
	Uma Caixa de Assistência aos Advogados não tem personalidade própria, mas o Conselho Seccional a que ela se vincula, sim. 
	 
	Uma seccional pode abranger um ou mais estados da Federação
	 
	Juntamente com a eleição do Conselho Seccional e da Subseção, os advogados elegem diretamente o Conselho Federal da OAB. 
	 
	Nenhuma das opções de respostas
	 
	Uma subseção pode abranger um ou mais municípios e, ainda, partes de município. 
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201204180531)
	Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	EXANME DE ORDEM Sobre o Conselho Federal da OAB, é CORRETO afirmar que: 
	
	
	 
	é competente para criar as Subseções e a Caixa de Assistência dos Advogados; 
	 
	é competente para decidir os pedidos de inscrição nos quadros de advogados e estagiários nas Seccionais; 
	 
	nenhuma das opções de respostas
	 
	é competente para editar e alterar o Regulamento Geral, o Código de Ética e Disciplina, e os Provimentos que julgar necessário; 
	 
	é competente para fixar, alterar e receber contribuições obrigatórias, preços de serviços e multas dos advogados e estagiários. 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201204960876)
	Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	A intervenção nas Subseções do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil poderá ocorrer por deliberação:
	
	
	 
	De 2/3 dos membros das Caixas de Assistência.
	 
	Da maioria dos membros do Conselho Seccional, referendada pelo Conselho Federal;
	 
	De 2/3 dos membros do Conselho Seccional;
	 
	De 2/3 dos membros do Conselho Federal;
	 
	Da maioria dos membros do Conselho Federal;
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201205152748)
	Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	Embora o legislador tenha estabelecido no inciso I, art. 1 o , da Lei n o 8.906/94, que "são atividades privativas de advocacia a postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais", acolhendo a ADIn n o 1.127-8, o Supremo Tribunal Federal excluiu, preventivamente, algum tipo de postulação. Nesse sentido, a exclusividade não vigora com relação à
	
	
	 
	postulação na Justiça do Trabalho e na Justiça de Paz, bem como quanto à impetração de habeas data.
	 
	postulação nos Juizados Especiais Civeis, na Justiça do Trabalho, na Justiça de Paz e impetração de habeas corpus.
	 
	postulação na Justiça do Trabalho, Juizados Federais Criminais, Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.
	 
	postulação nos Juizados Especiais Criminais, na Justiça de Paz e impetração de habeas corpus.
	 
	impetração de habeas corpus e/ou habeas data, postulação na Justiça de Paz, ou nos Juizados de Pequenas Causas.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201205075231)
	Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	(2010/Exame Unificado OAB/ADAPTADA) - Prescinde-se de constituição de advogado regularmente inscrito na OAB para o ajuizamento de ação na 1.ª instância da justiça do trabalho, ação, no valor de até vinte salários mínimos, no juizado especial cível,
	
	
	 
	mandado de segurança.
	 
	habeas data e mandado de injunção.
	 
	habeas corpus e ação popular
	 
	habeas corpus e mandado de segurança
	 
	habeas corpus
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201205153589)
	Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	Sobre o Estado Democrático de Direito, analise as proposições a seguir: 
I - O Estado é democrático no sentido de salvaguardar aos cidadãos o exercício efetivo dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.
II - Com o advento do Estado e o monopólio da jurisdição, a autotutela foi restringida. Assim, para obter a tutela jurídica estatal, surgiu a necessidade do processo judicial.
III - O advogado tem o papel de intermediar a relação entre juiz, Estado e cidadão na busca de uma prestação jurisdicional justa (artigo 2º da lei nº 8.906/1994 c/c a norma constitucional).
IV - O profissional do Direito que efetua a defesa e a interpretação do ordenamento jurídico. Por isso, ele deve pugnar pelos direitos fundamentais e humanos, pela justiça social, entre outros elementos presentes no EOAB.
Estão corretas somente as seguintes proposições:
 
	
	
	 
	I, II e IV.
	 
	I, II, III e IV.
	 
	II e IV.
	 
	I, II e III
	 
	I e II.
	Exercício: CCJ0152_EX_A2_201204087407_V8  Matrícula: 201204087407 Aluno(a): ALINE RODRIGUES JACQUES Data: 20/10/2017 15:30:42 (Finalizada) 
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201205089760) Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (1) O artigo 1.º do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (EOAB) prevê que é atividade privativa da advocacia a ¿consultoria, assessoria e direção jurídicas¿. Dentre as opções abaixo, marque a incorreta. 
 Certo A gerência de setor jurídico de empresa de qualquer natureza somente pode ser ocupada por pessoa não inscrita na OAB com permissão expressa do Conselho Seccional respectivo. Qualquer pessoa pode comunicar à OAB situação de violação à norma referida. Consultoria, assessoria e direção jurídicas somente podem ser anunciadas por advogado(a) regularmente inscrito(a) nos quadros da OAB. O gestor do setor jurídico de empresa de qualquer natureza deve estar regularmente inscrito nos quadros da OAB, sob pena de exercício irregular de atividade profissional. Empresas privadas, públicas e paraestatais estão sujeitas à norma do art. 1º do EOAB. 
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201204180550) Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (1) EXAME DE ORDEM A intervenção nas Subseções do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil poderá ocorrer por deliberação 
 Certo de 2/3 dos membros do Conselho Seccional. da maioria dos membros do Conselho Federal. de 2/3 dos membros do Conselho Federal. da maioria dos membros do Conselho Seccional, referendada pelo Conselho Federal. 
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201205153584) Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (1) 
"O Exame de Ordem será regulamentado por Provimento editado pelo Conselho Federal".
Sobre o Exame de Ordem, assinale a alterntativa incorreta:
 O artigo 8° do EOAB (c/c o provimento nº 144/2011) elenca todas as condições necessárias para o pedido de inscrição como advogado. Certo Os magistrados ou membros do Ministério Público (quando aposentados) podem solicitar sua inscrição nos quadros da OAB, cumprindo todos os demais requisitos, inclusive o Exame de Ordem. Após obter aprovação no Exame de Ordem, o indivíduo deve verificar os demais incisos do artigo 8° do EOAB. Um dos requisitos para o ingresso nos quadros da OAB é a aprovação no Exame de Ordem. Há uma falsa ideia do senso comum segundo a qual o sucesso nesse exame resultaria em uma suposta inscrição automática nos quadros da OAB. 
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201205089843) Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (1) Advogados estrangeiros, via de regra, podem atuar profissionalmente no território nacional desde que cumpram todas as exigências previstas no Provimento 91/2000 e exclusivamente com a finalidade de 
 Certo prestar consultoria em direito estrangeiro. emitir parecer para instituição na qualidade de amicus curiae. atuar em Organizações Não Governamentais (ONGs). representar clientes perante cartórios extrajudiciais. defesa judicial de representações diplomáticas. 
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201204180545) Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (1) EXAME DE ORDEM Sobre as Caixas de Assistência dos Advogados, é incorreto afirmar: 
 Certo em caso de sua extinção,
tem seu patrimônio revertido ao Conselho Federal da OAB. em benefício dos advogados, a Caixa pode promover a seguridade complementar. possuem personalidade jurídica própria, destinando-se a prestar assistência aos inscritos no Conselho Seccional a que se vincule. pode sofrer intervenção, mediante deliberação do Conselho Seccional a que se vincule. 
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201205152746) Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (1) O requerente à inscrição principal no quadro de advogados presta o seguinte compromisso perante o Conselho Seccional, a Diretoria ou o Conselho da Subseção: Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Esse compromisso solene e personalíssimo é imposto pelo 
 Certo Regulamento Geral da Ordem dos Advogados do Brasil Provimento 144/2011. Código de Ética e Disciplina da OAB. Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil. Regimento Interno dos Conselhos Seccionais. 
 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201205047621) Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (1) (XX Exame Unificado - Reaplicação Salvador/BA - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Preliminar (Prova aplicada em 14/08/2016/ADAPTADA) - As advogadas Juliana e Patrícia, iniciando carreira na advocacia, acreditam que seja necessária a divulgação de seus serviços, para se tornarem conhecidas. Assim, decidem realizar publicidade de sua atuação, mediante as seguintes medidas: primeiramente, publicam um anúncio, em jornal de grande circulação, onde constam seus nomes, números de inscrição na OAB e endereço de atuação. Além disso, anunciam no rádio suas qualificações profissionais, bem como expedem correspondências a seus clientes e a colegas advogados, contendo boletim informativo e comentários à legislação. Sobre a situação apresentada, assinale a opção correta. 
 As três medidas de publicidade adotadas por Juliana e Patrícia violam o disposto no Código de Ética e Disciplina da OAB, pois é vedado ao advogado anunciar seus serviços profissionais de forma a alcançar uma coletividade de pessoas. Se realizadas com razoabilidade, nenhuma das medidas adotadas viola o Código de Ética e Disciplina da OAB, porque o advogado pode anunciar seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, desde que observadas moderação e discrição quanto ao conteúdo, forma e dimensões. Apenas a expedição de correspondências contendo boletim informativo e comentários à legislação configura violação ao previsto no Código de Ética e Disciplina da OAB, já que é vedada a comunicação do advogado por correspondências, salvo aquelas destinadas a informar os clientes de seus interesses. Certo Se realizadas com discrição e moderação, as publicações no jornal e as correspondências expedidas não representam infração ética, porém a veiculação do anúncio no rádio viola o Código de Ética e Disciplina da OAB As medida adotadas estão de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, e não há que se falar em captação de clientela. 
 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201205153573) Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (1) Assinale a alternativa que não se configura como requisitos para inscrição nos quadros da OAB: 
 Aprovação no Exame de Ordem é condição única para o exercício da advocacia. Diploma obtido em Instituição de Ensino Superior (IES). Não exercício de atividade incompatível com a advocacia. Aprovação em Exame de Ordem. Idoneidade moral. 
	
	Exercício: CCJ0152_EX_A3_201204087407_V2 
	Matrícula: 201204087407
	Aluno(a): ALINE RODRIGUES JACQUES 
	Data: 16/10/2017 17:07:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201204180557)
	Fórum de Dúvidas (7)       Saiba (0) 
	
	EXAME DE ORDEM Sobre a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, é correto afirmar: 
	
	
	 
	Admite-se o licenciamento por doença mental curável, assim reconhecida por sentença judicial em processo de interdição; 
	 
	A indicação do número de inscrição na OAB em documento elaborado pelo advogado no exercício de sua atividade é substituível pela indicação do número de sua identidade civil ou de inscrição no CPF/MF; 
	 
	Permite-se ao ex-advogado inscrever-se novamente na OAB, sem restaurar, entretanto o número da inscrição anterior. 
	 
	O advogado tem direito adquirido ao exercício da advocacia após aperfeiçoada sua inscrição, que é insuscetível de cancelamento mesmo diante de prova de inidoneidade moral superveniente;
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201204958476)
	Fórum de Dúvidas (7)       Saiba (0) 
	
	As Subseções X e Y da OAB, ambas criadas pelo Conselho Seccional Z, reivindicam a competência para desempenhar certa atribuição. Não obstante, o Conselho Seccional Z defende que tal atribuição é de sua competência. Caso instaurado um conflito de competência envolvendo as Subseções X e Y e outro envolvendo a Subseção X e o Conselho Seccional Z, assinale a opção que relaciona, respectivamente, os órgãos competentes para decidir os conflitos.
	
	
	 
	O conflito de competência entre as subseções deve ser decidido, em única instância, pelo Conselho Seccional Z. O conflito entre a Subseção X e o Conselho Seccional Z será decidido, em única instância, pelo Conselho Federal da OAB.
	 
	O conflito de competência entre as subseções deve ser decidido pelo Conselho Seccional Z, cabendo recurso ao Conselho Federal da OAB. Já o conflito entre a Subseção X e o Conselho Seccional Z será decidido, em única instância, pelo Conselho Federal da OAB.
	 
	Ambos os conflitos de competência serão decididos, em única instância, pelo Conselho Federal da OAB.
	 
	O conflito de competência entre as subseções deve ser decidido pelo Conselho Seccional Z, cabendo recurso ao Conselho Federal da OAB. Do mesmo modo, o conflito entre a Subseção X e o Conselho Seccional Z será decidido pelo Conselho Seccional Z, cabendo recurso ao Conselho Federal da OAB.
	 
	Nenhuma das alternativas anteriores 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201205153600)
	Fórum de Dúvidas (1 de 7)       Saiba (0) 
	
	A respeito da conduta ilibada e sigilo profissional, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	 
	O advogado que atua para a constituição de determinado ato jurídico não pode, após constituído o ato, impugnar-lhe a validade ou legitimidade, uma vez que tal ato iria de encontro a sua atuação anterior, violando o próprio sigilo da relação mantida anteriormente.
	 
	A conduta do advogado que muda de endereço inviabilizando contado do constituinte e deixa o cliente em desamparo, sem realizar ato algum processual. Esta situação difere daquele que por esquecimento não informa o novo endereço, mas continua diligente realizando atos necessários para o andamento processual.
	 
	O prazo mínimo entre a extinção do mandato e a possibilidade de advogar contra ex-cliente é de no mínimo 3 a 4 anos.
	 
	É dever do advogado revelar circunstâncias ao ser procurado, portanto, declinando seu impedimento ético.
	 
	Os princípios da conduta ilibada e do sigilo profissional expressos no art. 21 e 22 do CED observam a hipótese de sigilo profissional ao postular em nome de terceiros, contra ex-cliente ou ex-empregador.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201205152732)
	Fórum de Dúvidas (7)       Saiba (0) 
	
	Assinale a única alternativa correta sobre a figura da renúncia do mandato advocatício:
	
	
	 
	se o advogado notificar o mandante da renúncia do mandato, no nono dia a contar da efetiva renúncia, este terá prazo de um dia para nomear substituto;
	 
	se o mandante constituir novo advogado nos autos, após cinco dias a contar da cientificação da renúncia, ambos os advogados permanecerão
representando o mandante pelos cinco dias restantes;
	 
	o advogado não pode renunciar ao mandato antes do trânsito em julgado da decisão do processo.
	 
	o mandante tem prazo de dez dias para nomeação de outro advogado, a contar da data em que foi cientificado da renúncia;
	 
	o advogado não poderá renunciar sem o prévio consentimento do cliente.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201204289084)
	Fórum de Dúvidas (7)       Saiba (0) 
	
	VII Exame de Ordem Unificado 
Mévio é advogado, especializado em causas cíveis, exercendo a profissão por longos anos, tendo sobressaído na defesa dos seus clientes e percebendo, como remuneração, os seus honorários. Sendo figura conhecida no município, onde exerce a profissão e possui domicílio, é convidado a ministrar palestra em estabelecimentos de ensino, divulgando a atuação do advogado e sua posição na sociedade. Um dos aspectos abordados está relacionado à atividade do advogado como indispensável à administração da justiça. Nesses limites, consoante as normas estatutárias, é correto afirmar que 
	
	
	 
	atua na defesa de interesses patrimoniais privados, com função pública.
	 
	exerce ministério privado, exercendo função social.
	 
	o advogado exerce função pública.
	 
	no seu ministério privado, deixa de exercer função social.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201205007744)
	Fórum de Dúvidas (7)       Saiba (0) 
	
	(XVII Exame Unificado/2015/ADAPTADA) - Patrícia foi aprovada em concurso público e tomou posse como Procuradora do Município em que reside. Como não pretendia mais exercer a advocacia privada, mas apenas atuar como Procuradora do Município, pediu o cancelamento de sua inscrição na OAB. A partir da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
	
	
	 
	Patrícia não agiu corretamente, pois os advogados públicos estão obrigados à inscrição na OAB para o exercício de suas atividades.
	 
	Patrícia não agiu corretamente, pois deveria ter requerido apenas o licenciamento do exercício da advocacia e não o cancelamento de sua inscrição.
	 
	Patrícia poderia ter pedido o licenciamento do exercício da advocacia, mas nada a impede de pedir o cancelamento de sua inscrição, caso não deseje mais exercer a advocacia privada.
	 
	Patrícia agiu corretamente, pois, uma vez que os advogados públicos não podem exercer a advocacia privada, estão obrigados a requerer o cancelamento de suas inscrições. 
	 
	Patrícia não agiu corretamente, pois como é advogada pública está impedida de exercer a advogacia em qualquer hipótese.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201205153624)
	Fórum de Dúvidas (7)       Saiba (0) 
	
	O artigo 6º e seu parágrafo único do EOAB ressalta o princípio constitucional da isonomia e independência que visam garantir o efetivo exercício profissional da advocacia.
Devemos combiná-los com os artigos 133, CR/88, art. 2°, 27 e 28, CED que tratam da importante atuação do advogado na administração da justiça e do seu dever de urbanidade.
Tendo em vista o que foi afirmado acima, assinale a aletrnativa incorreta:
	
	
	 
	O advogado observará, nas suas relações com os colegas de profissão, agentes políticos, autoridades, servidores públicos e terceiros em geral, o dever de urbanidade, tratando a todos com respeito e consideração, ao mesmo tempo em que preservará seus direitos e prerrogativas, devendo exigir igual tratamento de todos com quem se relacione. 
	 
	O dever de urbanidade há de ser observado, da mesma forma, nos atos e manifestações relacionados aos pleitos eleitorais no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil.
	 
	As autoridades, os servidores públicos e os serventuários da justiça devem dispensar ao advogado, no exercício da profissão, tratamento compatível com a dignidade da advocacia e condições adequadas a seu desempenho.
	 
	No caso de ofensa à honra do advogado ou à imagem da instituição, adotar-se-ão as medidas cabíveis, instaurando-se apenas processo ético-disciplinar.
	 
	O advogado tem o dever de urbanidade, ou seja, deve tratar a todos com respeito e consideração, ao mesmo tempo em que preservará seus direitos e prerrogativas, devendo exigir igual tratamento de todos com quem se relacione.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201205153599)
	Fórum de Dúvidas (7)       Saiba (0) 
	
	Sobre a prestação de contas, assinale a alternativa descontextualizada com o que está expresso no art. 12 do CED.
	
	
	 
	A parcela dos honorários paga pelos serviços até então prestados não se inclui entre os valores a ser devolvidos.
	 
	A prestação de contas é um dever e direito do advogado, sob pena de ação de exigir contas, na forma do art. 550 a 553, do CPC, sem prejuízo das sanções disciplinares perante a OAB, prevista no art. 34, inciso XXI do EOAB.
	 
	Se a prestação do serviço advocatício chegou ao fim, deve-se restituir os documentos, prestar contas de eventuais valores recebidos em seu nome, despesas realizadas no curso do processo, sem prejuízo de outros esclarecimentos.
	 
	Nem sempre o advogado deverá prestar contas, uma vez que isso dependerá de cada causa trabalhada.
	 
	A conclusão ou desistência da causa, tenha havido, ou não, extinção do mandato, obriga o advogado a devolver ao cliente bens, valores e documentos que lhe hajam sido confiados e ainda estejam em seu poder, bem como a prestar-lhe contas, pormenorizadamente, sem prejuízo de esclarecimentos complementares que se mostrem pertinentes e necessários.
	
	Exercício: CCJ0152_EX_A4_201204087407_V2 
	Matrícula: 201204087407
	Aluno(a): ALINE RODRIGUES JACQUES 
	Data: 19/10/2017 14:16:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201205153610)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (1) 
	
	Considerando os requisitos para quebra da inviolabilidade do escritório de advogado, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	 
	Competência exclusiva da autoridade judiciária em decisão motivada
	 
	Possibilidade de busca e apreensão de documento de clientes do advogado 
	 
	Mandado de busca e apreensão específico e pormenorizado
	 
	presença de representante da OAB para o cumprimento da diligência
	 
	Hipótese de advogado formalmente investigado por prática de crime.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201204180577)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (1) 
	
	EXAME DE ORDEM Assinale a afirmativa incorreta. 
	
	
	 
	O substabelecimento do mandato sem reserva de poderes não exige o prévio e inequívoco conhecimento do cliente. 
	 
	A renúncia ao patrocínio pelo patrono constituído, independentemente do pagamento da verba honorária pendente, desobriga o novo advogado a solicitar autorização do colega para receber procuração daquele cliente inadimplente.
	 
	O advogado não pode aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, sem prévio conhecimento deste, salvo por motivo justo ou para adoção de medidas judiciais urgentes e inadiáveis. 
	 
	Ao advogado substabelecido com reserva de poderes é vedada a cobrança de honorários do cliente sem a intervenção do colega substabelecente
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201204180579)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (1) 
	
	EXAME DE ORDEM Em obediência ao que dispõe o Estatuto da Advocacia e da OAB, o advogado que, por motivos pessoais, não mais deseje continuar patrocinando determinada causa deve: 
	
	
	 
	renunciar ao mandato e continuar representando seu cliente por trinta dias, salvo se este constituir novo advogado antes do término do prazo. 
	 
	comunicar ao cliente a renúncia ao mandato e funcionar no processo nos dez dias subsequentes, caso outro advogado não se habilite antes. 
	 
	comunicar ao cliente a desistência do mandato e indicar outro advogado para a causa, o qual deve ser, obrigatoriamente, contratado pelo cliente. 
	 
	fazer um substabelecimento sem reservas
de poderes para outro advogado e depois comunicar o fato ao cliente. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201204289088)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (1) 
	
	VII Exame de Ordem Unificado 
Esculápio, advogado, deseja comprovar o exercício da atividade advocatícia, pois inscreveu‐se em processo seletivo para contratação por empresa de grande porte, sendo esse um dos documentos essenciais para o certame. Diante do narrado, à luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, o efetivo exercício da advocacia é comprovado pela participação anual mínima em 
	
	
	 
	três participações em audiências.
	 
	seis petições iniciais civis.
	 
	quatro peças defensivas gerais.
	 
	cinco atos privativos de advogado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201204275126)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (1) 
	
	V EXAME DE ORDEM UNIFICADO 
Alcides, advogado de longa data, resolve realizar concurso para o Ministério Público, vindo a ser aprovado em primeiro lugar. Após os trâmites legais, é designada data para a sua posse, circunstância que acarreta seu requerimento para suspender sua inscrição nos quadros da OAB, o que vem a ser indeferido. No caso em comento, em relação a Alcides, configura-se situação de 
	
	
	 
	incompatibilidade, podendo atuar, como advogado, em determinadas situações.
	 
	cancelamento da inscrição por assunção de cargo incompatível.
	 
	suspeição enquanto permanecer no cargo.
	 
	suspensão da inscrição até a aposentadoria do membro do Ministério Público.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201204286850)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (1) 
	
	VI Exame de Ordem Unificado
Caio, próspero comerciante, contrata, para prestação de serviços profissionais de advocacia, Mévio, que se apresenta como advogado. O cliente outorga a devida procuração com poderes gerais para o foro. Usando o referido instrumento, ocorre a propositura de ação judicial em face de Trácio. Na contestação, o advogado do réu alega vício na representação, uma vez que Mévio não possui registro na OAB, consoante certidão que apresenta nos autos judiciais. Diante de tal circunstância, é correto afirmar que 
	
	
	 
	os atos praticados por Mévio são nulos, pois foram praticados por pessoa não inscrita na OAB.
	 
	os atos praticados pelo suposto advogado não ofendem qualquer dispositivo legal.
	 
	verificada a ausência de inscrição profissional, deverá ser outorgado prazo para sua regularização.
	 
	a declaração de nulidade dos atos processuais esgota o rol de atos sancionatórios.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201204286687)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (1) 
	
	V Exame de Ordem Unificado
Crésio é procurado por cliente que já possui advogado constituído nos autos. Prontamente recusa a atuação até que seu cliente apresente a quitação dos honorários acordados e proceda à revogação dos poderes que foram conferidos para o exercício do mandato. Após cumpridas essas formalidades, comprovadas documentalmente, Crésio apresenta sua procuração nos autos e requer o prosseguimento do processo. À luz das normas aplicáveis, é correto afirmar que 
	
	
	 
	a revogação do mandato exime o cliente do pagamento de honorários acordados.
	 
	o advogado deve, antes de assumir mandato, procurar a ciência e autorização do antecessor.
	 
	permite-se o ingresso do advogado no processo mesmo que atuando outro, sem sua ciência.
	 
	a verba de sucumbência deixa de ser devida após a revogação do mandato pelo cliente.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201205152750)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (1) 
	
	O advogado conhecedor de fatos que lhe foram confidenciados por seu cliente, em razão de seu ofício, deverá
	
	
	 
	não os revelar quando chamado a depor em Juízo, ainda que autorizado pelo cliente.
	 
	revelá-los quando chamado a depor em Juízo, com autorização do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB
	 
	revelá-los quando chamado a depor em Juízo, desde que autorizado pelo cliente.
	 
	revelá-los quando chamado a depor em Juízo, ainda que não autorizado pelo cliente, desde que para elucidar fato criminoso.
	 
	revelá-los quando chamado a depor em Juízo.
	
	Exercício: CCJ0152_EX_A5_201204087407_V1 
	Matrícula: 201204087407
	Aluno(a): ALINE RODRIGUES JACQUES 
	Data: 19/10/2017 14:17:46 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201205152749)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	Visando a diminuir custos operacionais e ampliação do campo de atuação, advogados de várias áreas de especialização do direito resolveram estabelecer sociedade de advogados incluindo sócios de outras atividades correlatas, como administrador de empresas, economistas e auditores. Esse tipo de sociedade
	
	
	 
	deverá ser registrado apenas na Registro Civil das Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo.
	 
	deverá permitir apenas o ingresso de corretores e contadores.
	 
	exige registro antecipado na Comissão de Sociedade de Advogados da OAB
	 
	não é admitido pela OAB.
	 
	terá de obter aprovação prévia do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201205096034)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	(VII Exame Unificado/2012/ADAPTA) - Esculápio, advogado, deseja comprovar o exercício da atividade advocatícia, pois inscreveu‐se em processo seletivo para contratação por empresa de grande porte, sendo esse um dos documentos essenciais para o certame. Diante do narrado, à luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, o efetivo exercício da advocacia é comprovado pela participação anual mínima em:
	
	
	 
	três participações em audiências.
	 
	quatro peças defensivas gerais.
	 
	cinco atos privativos de advogado
	 
	cinco participações mínimas, mensais, em atos privativos do advogado.
	 
	seis petições iniciais civis.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201204180604)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	O que acontecerá a um Advogado, regularmente inscrito na OAB-RJ, que passou a exercer a atividade de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro? 
	
	
	 
	Continuará inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia normalmente, sem qualquer restrição; 
	 
	Terá sua inscrição na OAB-RJ cancelada e, consequentemente, não poderá mais exercer a advocacia, salvo se fizer nova inscrição na OAB. 
	 
	Será licenciado pela OAB-RJ e, consequentemente, não poderá exercer a advocacia durante o tempo em que for Conselheiro do Tribunal de Contas - RJ; 
	 
	Continuará inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, ficando, porém impedido de advogar contra a Fazenda Pública que o remunera; 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201205153674)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba (0) 
	
	No art. 39 do CED de 2015, encontramos a observação segundo a qual a publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve priorizar a discrição e sobriedade da profissão, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão. Este Capítulo VIII do Código de Ética que trata dos artigos 39 a 46 devem ser lidos em conjunto com o Provimento 94/2000.
Com base no que foi mencionado, o que não deverá conter na publicidade informativa:
I - Dimensões ou estrutura do escritório.
II - Informações errôneas/enganosas.
III - Título acadêmico não conhecido.
IV - Ofertas de serviços/convocação em relação a casos concretos.
Estão corretas:
 
	
	
	 
	Somente I e II
	 
	I, II, III e IV
	 
	Somente I, II e IV
	 
	Somente II e III
	 
	Somente I, II e III
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201205163907)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba (0) 
	
	Nas recomendações do Código de Ética para a publicidade
feita por advogados, permite-se:
	
	
	 
	a menção a cargo público anteriormente exercido.
	 
	o uso de pequena fotografia, desde que acompanhada do símbolo da OAB.
	 
	o uso de frases de efeito para captação de clientela.
	 
	o uso de ilustrações e desenhos com cores discretas.
	 
	o uso de um conteúdo com finalidade informativa, contendo os títulos e qualificações do profissional.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201205152728)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	A reunião de advogados para a constituição de uma Sociedade de advogados é admitida desde que:
	
	
	 
	utilize títulos de crédito para a cobrança de honorários.
	 
	haja um segundo registro da Sociedade na Junta Comercial.
	 
	O ato constitutivo seja depositado no CNJ.
	 
	o ato constitutivo seja registrado nos tribunais superiores.
	 
	seja constituída somente por advogados, admitindo-se a sociedade entre cônjuges independente do regime de casamento.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201204180587)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	EXAME DE ORDEM Um Advogado inscrito na OAB-RJ e Professor foi eleito Diretor da Faculdade de Direito de uma Universidade Pública. Pergunta-se: Como fica a situação deste advogado junto à OAB-RJ e quanto ao exercício da advocacia? 
	
	
	 
	Continuará inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, ficando, porém, impedido de advogar contra a Fazenda Pública que o remunera; 
	 
	Terá sua inscrição na OAB-RJ cancelada e, consequentemente, não poderá mais exercer a advocacia, salvo se fizer nova inscrição na OAB. 
	 
	Será licenciado pela OAB-RJ e, consequentemente, não poderá exercer a advocacia durante o tempo em que for Diretor da Faculdade de Direito da UFRJ; 
	 
	Continuará inscrito na OAB-RJ e exercendo plenamente a advocacia, sem qualquer restrição; 
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201204286654)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	V Exame de Ordem Unificado
Alcides, advogado de longa data, resolve realizar concurso para o Ministério Público, vindo a ser aprovado em primeiro lugar. Após os trâmites legais, é designada data para a sua posse, circunstância que acarreta seu requerimento para suspender sua inscrição nos quadros da OAB, o que vem a ser indeferido. No caso em comento, em relação a Alcides, configura-se situação de 
	
	
	 
	suspensão da inscrição até a aposentadoria do membro do Ministério Público.
	 
	cancelamento da inscrição por assunção de cargo incompatível.
	 
	suspeição enquanto permanecer no cargo.
	 
	incompatibilidade, podendo atuar, como advogado, em determinadas situações.
	Exercício: CCJ0152_EX_A6_201204087407_V1 
	Matrícula: 201204087407
	Aluno(a): ALINE RODRIGUES JACQUES 
	Data: 19/10/2017 14:36:18 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201204289082)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	VII Exame de Ordem Unificado Aparecida, advogada da autora no âmbito de determinada ação indenizatória, bastante irritada com o conteúdo de sentença que julgou improcedente o pedido formulado, apresenta recurso de apelação em cujas razões afirma que o magistrado é burro e ignora as leis aplicáveis ao caso em exame. Disse ainda que tal sentença não poderia ter outra explicação, senão o fato de o magistrado ter recebido vantagem pecuniária da outra parte. A respeito da conduta de Aparecida, é correto afirmar:
	
	
	 
	Aparecida praticou o crime de injúria, ao afirmar que o magistrado é burro e ignora as leis aplicáveis ao caso e o de calúnia, quando afirmou que o magistrado prolatara a sentença em questão por ter recebido dinheiro da outra parte. Além disso, por todas as ofensas irrogadas, violou dispositivo do Código de Ética e Disciplina da OAB, que impõe ao advogado o dever de urbanidade.
	 
	Aparecida violou dispositivo do Código de Ética e Disciplina da OAB, por desrespeitar o dever de urbanidade e praticou o crime de calúnia ao afirmar que o magistrado prolatara a sentença em questão por ter recebido dinheiro da outra parte. Não praticou crime quando afirmou que o magistrado é burro e ignora as leis aplicáveis ao caso, pois tem imunidade profissional, não constituindo injúria punível qualquer manifestação de sua parte, no exercício de sua atividade, em juízo ou fora dele.
	 
	Aparecida violou apenas dispositivo do Código de Ética e Disciplina da OAB, por desrespeitar o dever de urbanidade, mas não praticou crime, uma vez que tem imunidade profissional, não constituindo injúria, difamação ou calúnia puníveis qualquer manifestação de sua parte, no exercício de sua atividade, em juízo ou fora dele.
	 
	Aparecida não praticou crime nem conduta antiética, pois fez tais afirmações no exercício da profissão, devendo atuar sem receio de desagradar ao magistrado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201204180638)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	A quebra de sigilo profissional da advocacia poderá ocorrer quando: 
	
	
	 
	houver intimação da autoridade pública para depoimentos judiciais ou não; 
	 
	nenhuma das hipóteses anteriores autoriza a quebra de sigilo profissional. 
	 
	o advogado tiver que depor como testemunha, apenas em causa onde tenha atuado; 
	 
	o próprio cliente fizer por escrito solicitação nesse sentido ao advogado; 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201204180642)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	A comunicação do advogado com o cliente deverá ser de forma pessoal, reservada e: 
	
	
	 
	dependendo do entendimento do delegado ou autoridade correspondente, poderá ser restringida à comunicação escrita. 
	 
	pode ser proibida se o cliente estiver preso; 
	 
	é direito do advogado mesmo que o cliente esteja preso e incomunicável; 
	 
	quando o cliente estiver preso, deverá ser acompanhada por um agente policial que anotará o teor da conversa; 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201204286658)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	v Exame de Ordem Na Secretaria Municipal de Fazenda, tramita procedimento administrativo relacionado à imposição do IPTU em determinada área urbana. O proprietário do imóvel contrata o advogado Juliano para solucionar a questão. Portando mandato extrajudicial, o advogado dirige-se ao local e, em face dos seus conhecimentos pessoais, obtém o ingresso no recinto da secretaria e recebe as informações pertinentes, apresentando, por petição, os esclarecimentos necessários. Em um dos dias em que atuava profissionalmente, viu-se interpelado por um dos chefes de seção, que questionou sua permanência no local, proibida por atos regulamentares. Diante disso, é correto afirmar que
	
	
	 
	as características especiais dos órgãos fazendários limitam os direitos dos advogados.
	 
	o advogado não pode ter acesso a procedimentos administrativos, salvo com autorização da autoridade competente.
	 
	a questão em tela está vinculada à proteção do sigilo profissional.
	 
	o ingresso em quaisquer recintos de repartições públicas, no exercício da profissão, é direito dos advogados.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201204286683)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	V Exame de Ordem Tício é advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB e conhecido pela energia e vivacidade com que defende a pretensão dos seus clientes. Atuando em defesa de um dos seus clientes, exalta-se em audiência, mas mantém, apesar disso, a cortesia com o magistrado presidente do ato e com o advogado da parte contrária. Mesmo assim, sofreu representação perante o órgão disciplinar da OAB. Em relação a tais fatos, é correto afirmar que
	
	
	 
	a defesa do cliente deve ser pautada pelo dirigente da audiência, o magistrado.
	 
	no processo judicial, os atos do advogado constituem múnus privado.
	 
	inexistindo atividade injuriosa,
os atos do advogado são imunes ao controle disciplinar.
	 
	a atuação de Tício desborda os limites normais do exercício da advocacia.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201204180636)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Tendo em vista que os Advogados gozam de imunidade profissional no exercício de sua atividade, o que pode acontecer ao Advogado do réu que, numa Audiência de Instrução e Julgamento na 11ª Vara Cível do Rio de Janeiro, quando fazia a sustentação oral, ofendeu o Juiz que a presidia? 
	
	
	 
	Será apenas advertido pelo Juiz, que oficiará à OAB para a medida disciplinar que esta entender cabível; 
	 
	Responderá a processo criminal, por desacato ao Juiz, e a processo disciplinar na OAB; 
	 
	Não sofrerá qualquer punição, face à imunidade profissional.
	 
	Será apenas processado pela OAB, pelas ofensas proferidas contra o Juiz; 
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201204289085)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	VII Exame de Ordem Unificado O escritório Alpha, Beta e Gama Advogados Associados, especializado em advocacia criminal, foi alvo de medida cautelar de busca em apreensão, determinada por juiz criminal, no âmbito de ação penal em que diversos clientes do escritório figuravam como acusados. O magistrado fundamentou a decisão de deferimento da medida de busca e apreensão apontando a gravidade dos crimes atribuídos pelo Ministério Público aos acusados, clientes do escritório em questão, bem como a impossibilidade de obtenção, por outros meios, de prova dos crimes por eles praticados. Considerando o que dispõem as normas aplicáveis à hipótese, assinale a alternativa correta: 
	
	
	 
	A inviolabilidade de escritórios de advocacia é absoluta, sendo ilegal e inconstitucional, em qualquer hipótese, a realização de medida de busca e apreensão em seu interior.
	 
	A inviolabilidade de escritórios de advocacia é relativa, podendo‐se determinar medida de busca e apreensão em seu interior quando houver indícios de autoria e materialidade da prática de crime por parte de advogado que ali trabalhe, sendo, no entanto vedada a utilização de documentos pertencentes a clientes do advogado investigado, quando os mesmos não estejam, por sua vez, sob formal investigação.
	 
	A inviolabilidade de escritórios de advocacia é relativa, podendo‐se determinar medida de busca e apreensão em seu interior quando houver certeza de que serão encontradas provas do crime praticado pelo cliente do advogado que ali trabalhe.
	 
	A inviolabilidade de escritórios de advocacia é relativa, podendo‐se determinar medida de busca e apreensão em seu interior quando houver indícios de autoria e materialidade da prática de crime por parte de advogado que ali trabalhe. Neste caso, a garantia da inviolabilidade resta absolutamente afastada, não havendo limites para a realização da medida.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201204286660)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	V Exame de Ordem A empresa Frios e Gelados S.A. promove ação de responsabilidade civil em face da empresa Calor e Chaud Ltda. No curso do processo, surge decisão judicial, atacada por recurso apresentado pelo representante judicial da empresa autora, o advogado Lúcio. Tal recurso não tem previsão legal de sustentação oral. Apesar disso, o advogado comparece à sessão de julgamento e requer ao tribunal o tempo necessário para a sustentação referida. Nos termos das normas estatutárias, é correto afirmar que
	
	
	 
	o direito à sustentação oral será por trinta minutos.
	 
	a sustentação oral dependerá do relator do recurso.
	 
	é direito do advogado a sustentação oral em todos os recursos.
	 
	o direito à sustentação oral está vinculado à sua previsibilidade recursal.
	Exercício: CCJ0152_EX_A7_201204087407_V1 
	Matrícula: 201204087407
	Aluno(a): ALINE RODRIGUES JACQUES 
	Data: 19/10/2017 15:15:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201205165535)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Na hipótese de falecimento ou incapacidade civil do advogado, os honorários em cumprimento de sentença: 
	
	
	 
	poderão ser recebidos por seus sucessores, se estabelecido em cláusula no contrato de mandato.
	 
	poderão ser integralmente recebidos por seus sucessores.
	 
	poderão ser recebidos por seus sucessores, de forma proporcional ao trabalho realizado.
	 
	Somente o advogado que ingressar na lide poderá recebê-los.
	 
	não poderão ser recebidos por seus sucessores.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201205153685)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 5)       Saiba (0) 
	
	O prazo prescricional da ação de cobrança de honorários é de cinco anos, coincidindo com o Código Civil. O termo inicial para contagem do prazo segue a regra processual.
Tendo em vista o que foi afirmado, analise a regra processual a seguir:
I - vencimento do contrato;
II - trânsito em julgado quando arbitrado judicialmente;
III - ultimação da atividade extrajudicial;
IV - desistência, transação, renúncia ou revogação do mandato (o termo inicial é o dia útil seguinte).
Estão corretas:
	
	
	 
	Somente I, II e III.
	 
	Somente II e III.
	 
	Somente I e IV.
	 
	Somente I e II.
	 
	I, II, III e IV.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201204180674)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Acerca do que dispõe o Código de Ética e Disciplina da OAB a respeito das relações do advogado com seus clientes, julgue os itens a seguir. 
I - Sobrevindo conflitos de interesse entre constituintes e não estando acordes os interessados, deve o advogado, com a devida prudência e discernimento, optar por um dos mandatos, renunciando aos demais, resguardado o sigilo profissional. 
II - O advogado, ao postular, judicial e extrajudicialmente, em nome de terceiros, contra ex-cliente ou ex-empregador, deve resguardar o segredo profissional e as informações reservadas ou privilegiadas que lhe tenham sido confiadas. 
III - Os advogados integrantes da mesma sociedade profissional ou reunidos em caráter permanente para cooperação recíproca podem representar em juízo clientes com interesses opostos quando houver compatibilidade de interesses.
 IV - O advogado deve abster-se de patrocinar causa contrária à ética, à moral e aos bons costumes, bem como atuar em demandas coletivas que questionem as autoridades constituídas ou a validade de ato jurídico em que tenha colaborado, orientado ou conhecido em consulta; da mesma forma, deve declinar seu impedimento ético quando tenha sido convidado pela outra parte, se esta lhe houver revelado segredos ou obtido seu parecer. 
Estão certos apenas os itens 
	
	
	 
	II e III. 
	 
	III e IV. 
	 
	I e II. 
	 
	I e IV. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201204180663)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	O advogado André Souza, OAB/RJ, foi procurado por um cliente para ingressar com uma ação de reparação por danos morais em face de uma prestadora de serviço público. Analisando a situação o advogado André Souza entendeu não ser cabível tal ação. De acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB qual o procedimento a ser adotado pelo advogado André Souza?
	
	
	 
	Informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das consequências que poderão advir da demanda, e caso o cliente insista na demanda, ingressar com a referida ação. 
	 
	Substabelecer o mandato, com reservas de poderes, para outro advogado que ingressará com ação de reparação por danos morais. 
	 
	Substabelecer o mandato, sem reservas de poderes, para outro advogado que ingressará com ação de reparação por danos morais. 
	 
	Ingressar com a referida ação, sem nada informar ao cliente, mesmo entendendo que seu cliente não logrará êxito. 
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201204180681)
	 Fórum
de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Júlio e Lauro constituíram o mesmo advogado para, juntos, ajuizarem ação de interesse comum. No curso do processo, sobrevieram conflitos de interesse entre os constituintes, tendo Júlio deixado de concordar com Lauro com relação aos pedidos. Nessa situação hipotética, deve o advogado 
	
	
	 
	assumir, com a cautela que lhe é peculiar, o patrocínio de ambos, em ações individuais. 
	 
	optar, com prudência e discernimento, por um dos mandatos, e renunciar ao outro, resguardando o sigilo profissional. 
	 
	designar, com prudência e cautela, por substabelecimento com reservas, um advogado de sua confiança. 
	 
	manter com os constituintes contrato de prestação de serviços jurídicos no interesse da causa, resguardando o sigilo profissional. 
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201204286662)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	V Exame de Ordem Manoel, empresário, promove ação de separação judicial litigiosa em face de Maria, sua esposa, alegando graves violações aos deveres do casamento, entre as quais abandono material e moral das duas filhas do casal. Anexa documento comprovando que sua esposa deixara as menores em casa para comparecer a festas em locais distantes, o que lhes causou riscos à saúde física e mental. Apesar de as normas sobre o tema determinarem o sigilo, o processo tramita como se fosse público. O advogado do autor comunica o fato ao juiz que preside o processo e ao escrivão que chefia o cartório judicial. Baldados foram os seus esforços. Em relação ao caso acima, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que
	
	
	 
	não pode reclamar para outra autoridade, já tendo apresentado a primeira ao juiz da causa.
	 
	a reclamação deve ser escrita.
	 
	a publicidade do processo constitui mera irregularidade, infensa a medidas de qualquer naipe.
	 
	o advogado atuou corretamente ao reclamar do descumprimento de lei.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201204180654)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Assinale a assertiva incorreta segundo o Código de Ética e Disciplina da OAB. 
	
	
	 
	É direito e dever do advogado assumir a defesa criminal, sem considerar sua própria opinião sobre a culpa do acusado. 
	 
	O substabelecimento do mandato sem reserva de poderes não exige o prévio e inequívoco conhecimento do cliente. 
	 
	É defeso ao advogado funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente. 
	 
	O substabelecimento do mandato com reserva de poderes é ato pessoal do advogado da causa.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201204180669)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Paulo, advogado regularmente inscrito na OAB/PR, descobriu que seu potencial cliente João omitira-lhe o fato de já ter constituído o advogado Anderson para a mesma causa. Na situação apresentada, supondo-se que não se trate de medida judicial urgente e inadiável nem haja motivo justo que desabone Anderson, Paulo deve 
	
	
	 
	denunciar Anderson ao Tribunal de Ética da OAB por omissão culposa. 
	 
	denunciar João ao Conselho Federal por litigância de má-fé. 
	 
	recusar o mandato, de acordo com imposições éticas, haja vista a existência de outro advogado já constituído
	 
	notificar Anderson por intermédio da Comissão de Ética e Disciplina da OAB para que este se manifeste no prazo de quinze dias corridos e, caso Anderson não se manifeste, continuar defendendo os interesses de João em consonância com os preceitos éticos da advocacia. 
	
	Exercício: CCJ0152_EX_A8_201204087407_V4 
	Matrícula: 201204087407
	Aluno(a): ALINE RODRIGUES JACQUES 
	Data: 20/10/2017 14:53:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201205166157)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba (1 de 1) 
	
	Impedimento
Além da incompatibilidade, que significa proibição total, o impedimento é a proibição parcial ao exercício da advocacia. Como o legislador não foi muito feliz na definição do termo impedimento, podemos dizer, para uma melhor compreensão, que o impedido advoga, mas o faz com restrições. Por isso, poderá se inscrever nos quadros da OAB, tornando-se advogado, todavia com restrições. A semelhança que encontramos entre as duas figuras está no fato de que tanto o incompatível quanto o impedido, no âmbito do impedimento, não advogam, nem em causa própria. A proibição do impedido é restrita apenas a determinadas causas, sendo livre para advogar em outras áreas. Aqui temos que observar os tipos de impedimentos que encontramos: o impedimento atinente aos advogados públicos que se vinculam à própria função e o impedimento do servidor público e dos parlamentares.
A respeito do impedimento e incompatibilidade, avalie as afirmações a seguir.
 
	O impedimento permite o exercício da advocacia dentro de certos limites como acontece na advocacia pública, exercida pelos integrantes da Advocacia Geral da União, da Defensoria Pública, Procuradorias, consultorias jurídicas dos entes da federação, autarquias, fundações públicas, obrigando-se à inscrição na OAB para o exercício de suas funções; 
 
	No artigo 30 do EOAB, são impedidos de exercer a advocacia, ou seja, advogam com restrição: I - os servidores da administração direta, indireta e fundacional, contra a Fazenda Pública que os remunere ou à qual seja vinculada a entidade empregadora; 
 
	O parlamentar que ocupa a mesa diretora de sua casa legislativa deixa de ser impedido e se torna incompatível pelo artigo 28, inciso I, do EOAB. 
 
	No artigo 30, parágrafo único, do EOAB, encontramos a exceção para os professores de direito das universidades públicas e segundo a regra: não se incluem nas hipóteses do inciso I, logo estão liberados para advogar mesmo contra a fazenda que os remunere. Mesmo se não for professor de disciplina jurídica, alocado no curso de Direito da universidade pública. 
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	 
	II e III, apenas.
	 
	I e IV, apenas.
	 
	II, III e IV, apenas.
	 
	I, III e IV, apenas.
	 
	I, II e III, apenas.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201205163873)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba (1 de 1) 
	
	Das afirmativas abaixo, assinale aquela que apresenta uma afirmativa INCORRETA sobre o EOAB:
	
	
	 
	Os Deputados Federais e Estaduais sofrem impedimentos no exercício da advocacia.
	 
	O Vereador, Presidente da Câmara Municipal, sofre impedimento para o exercício da advocacia.
	 
	Os fiscais de trânsito, com atribuição inclusive de aplicar multas, estão incompatibilizados com o exercício da advocacia.
	 
	O Procurador Geral do Estado está exclusivamente legitimado para o exercício da advocacia vinculada à função que exerce.
	 
	O chefe do executivo e seus substitutos legais sofrem incompatibilidade para o exercício da advocacia.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201205153687)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba (1 de 1) 
	
	A respeito dos dispositivos do Estatuto que versam sobre incompatibilidades e impedimentos para o exercício da advocacia, analise as proposições a seguir:
I - As hipóteses de incompatibilidades e de impedimentos com a advocacia estão elencadas nos artigos 28 a 30 do EOAB. Inicia-se com a leitura do artigo 27 do EOAB, que contém a definição para os conceitos de incompatibilidade e impedimento.
II - A incompatibilidade implica a proibição total de advogar ao Bacharel em Direito que exerça ou passe a exercer cargos ou funções que o Estatuto expressamente indica como proibidos de serem cumulados.
III - A proibição é total, mas pode ser permanente ou temporária, dependendo do exercício ou da natureza do cargo ou da função. 
IV - A incompatibilidade é sempre total e absoluta: não existe qualquer possibilidade de exercício da advocacia.
Estão corretas:
	
	
	 
	Somente I e II.
	 
	Somente
I, II e IV.
	 
	Somente II e IV.
	 
	I, II, III e IV.
	 
	Somente I, II e III
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201205075418)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba (1 de 1) 
	
	Charles é presidente de certo Conselho Seccional da OAB. Não obstante, no curso do mandato, Charles vê-se envolvido em dificuldades no seu casamento com Emma, e decide renunciar ao mandato, para dedicar-se às suas questões pessoais. Sobre o caso, assinale a afirmativa correta 
	
	
	 
	O sucessor de Charles deverá ser eleito pelo Conselho Federal da OAB, dentre os membros da Caixa de Assistência dos Advogados. 
	 
	O sucessor de Charles deverá ser eleito pelo Conselho Federal da OAB, dentre os membros do Conselho Seccional respectivo. 
	 
	O sucessor de Charles deverá ser eleito pela Subseção respectiva, dentre seus membros. 
	 
	O sucessor de Charles deverá ser eleito pelo Conselho Seccional respectivo, dentre seus membros. 
	 
	O sucessor de Charles deverá ser eleito por votação direta dos advogados regularmente inscritos perante o Conselho Seccional respectivo. 
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201205165531)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba (1 de 1) 
	
	O servidor de uma fundação pública está impedido de exercer a advocacia? 
	
	
	 
	Sim. Está impedido de exercer a advocacia contra as Fazendas Públicas municipais, estaduais, distrital e federal. 
	 
	Sim. Está impedido de exercer a advocacia contra a Fazenda Pública que o remunera ou à qual esteja vinculada a entidade empregadora. 
	 
	Não. A condição de servidor de fundação pública, por si só, não implica impedimento para exercer a advocacia.
	 
	Sim. Está impedido de exercer a advocacia, mas apenas contra a fundação pública que o remunera, se não o faz em causa própria. 
	 
	Não. Ele está incompatibilizado com a advocacia por ser servidor público.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201205153686)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba (1 de 1) 
	
	Nos termos do Estatuto da Advocacia, são impedidos de exercer a advocacia:
	
	
	 
	membros que exerçam função de julgamento em órgãos de deliberação coletiva da administração pública direta e indireta. 
	 
	ocupantes de cargos ou funções vinculados direta ou indiretamente a qualquer órgão do Poder Judiciário e os que exercem serviços notariais e de registro. 
	 
	os membros do Poder Legislativo, em seus diferentes níveis, contra ou a favor das pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, entidades paraestatais ou empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público.
	 
	ocupantes de cargos ou funções de direção em Órgãos da Administração Pública direta ou indireta, em suas fundações e em suas empresas controladas ou concessionárias de serviço público. 
	 
	membros de órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas, dos juizados especiais, da justiça de paz, juízes classistas, bem como de todos os que exerçam função de julgamento em órgãos de deliberação coletiva da administração pública direta e indireta. 
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201205163870)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba (1 de 1) 
	
	Se um advogado é eleito Prefeito de seu município:
	
	
	 
	ficará impedido para o exercício da advocacia contra os órgãos municipais.
	 
	ficará incompatibilizado para o exercício da advocacia, salvo no período em que se licenciar temporariamente do cargo. 
	 
	ficará incompatibilizado, porém, não impedido para o exercício da advocacia.
	 
	ficará incompatibilizado para o exercício da advocacia, mesmo que deixe de exercer temporariamente o cargo.
	 
	ficará suspenso do exercício da advogacia durante o mandato.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201205166169)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba (1 de 1) 
	
	Na hipótese de o profissional se tornar incompatível, estará proibido de exercer a advocacia judicial ou extrajudicial, mesmo que em causa própria. A proibição cessará por ocasião de aposentadoria, de falecimento, de renúncia ou exoneração da função incompatível. Atente-se que, se o titular do cargo público for posto em disponibilidade remunerada, permanecerá incompatível. O artigo 28 do EOAB observa, então, que a advocacia é incompatível (proibição total), mesmo em causa própria, com as seguintes atividades, a saber:
Com relação ao artigo 28 do EOAB observa, então, que a advocacia é incompatível (proibição total), avalie os itens abaixo.
 
 
	Ocupantes de cargos ou funções vinculados indiretamente a atividade policial de qualquer natureza; 
	Ocupantes de cargos ou funções vinculados direta ou indiretamente a qualquer órgão do Poder Judiciário e os que exercem serviços notariais e de registro; 
	Militares de qualquer natureza, na ativa; (Exército, Marinha e Aeronáutica, como também os Militares Estaduais que integram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros); 
	Chefe do Poder Executivo e membros da Mesa do Poder Legislativo e seus substitutos legais; 
	Ocupantes de cargos ou funções de direção em órgãos da Administração Pública direta ou indireta, em suas fundações e em suas empresas controladas ou concessionárias de serviço público; 
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	 
	I, III, IV e V, apenas.
	 
	II, III, IV e V, apenas.
	 
	III e V, apenas.
	 
	I, II e III, apenas.
	 
	I, II, III e IV, apenas.
	
	
	Exercício: CCJ0152_EX_A9_201204087407_V2 
	Matrícula: 201204087407
	Aluno(a): ALINE RODRIGUES JACQUES 
	Data: 20/10/2017 15:05:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201204286864)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	VI Exame de Ordem Unificado
No caso de arbitramento judicial de honorários, pela ausência de estipulação ou acordo em relação a eles, é correto afirmar, à luz das regras estatutárias, que 
	
	
	 
	a tabela organizada pela OAB não é relevante para essa forma de fixação.
	 
	havendo acordo escrito, poderá ocorrer o arbitramento judicial de honorários.
	 
	a fixação dos honorários levará em conta o valor econômico da questão.
	 
	Nenhuma das respostas
	 
	os valores serão livremente arbitrados pelo juiz, sem parâmetros, devendo o advogado percebê-los.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201205165143)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba (0) 
	
	Sobre os prazos nos processos perante a OAB é correto afirmar:
	
	
	 
	Todos os prazos necessários à manifestação de advogados, estagiários e terceiros, nos processos em geral da OAB, são de oito dias, inclusive para interposição de recursos. 
	 
	Todos os prazos necessários à manifestação de advogados, estagiários e terceiros, nos processos em geral da OAB, são de quinze dias, salvo para a interposição de recursos, quando serão observados, para cada recurso, os prazos fixados na legislação processual civil. 
	 
	Nenhuma das alternativas acima está correta.
	 
	Todos os prazos necessários à manifestação de advogados, estagiários e terceiros, nos processos em geral da OAB, são de quinze dias, inclusive para interposição de recursos. 
	 
	Todos os prazos necessários à manifestação de advogados, estagiários e terceiros, nos processos em geral da OAB, são de dez dias, salvo para a interposição de recursos, que é de quinze dias. 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201205153692)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba (0) 
	
	Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa descontextualizada a respeito da conduta do Tribunal de Ética com relação à suspensão preventiva:
	
	
	 
	A primeira fase do processo disciplinar poderá ocorrer em uma subseção, mas o julgamento somente perante o Tribunal de Ética e Disciplina, na sede da Seccional da OAB.
	 
	A jurisdição disciplinar exclui
a comum e, quando o fato constituir crime ou contravenção, deve ser comunicado às autoridades competentes (artigo 71 do EOAB).
	 
	Cabe ao Tribunal de Ética e Disciplina, do Conselho Seccional competente, julgar os processos disciplinares, instruídos pelas Subseções ou por relatores do próprio Conselho (artigo 70 do EOAB). 
	 
	O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração, salvo se a falta for cometida perante o Conselho Federal (artigo 70 do EOAB).
	 
	Cabe ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED), do Conselho Seccional competente, julgar os processos disciplinares, instruídos pelas Subseções ou por relatores do próprio Conselho, consultas em tese e litígios entre advogados.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201205153691)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba (0) 
	
	Art. 40 do EOAB. Na aplicação das sanções disciplinares, são consideradas, para fins de atenuação, as seguintes circunstâncias, entre outras:
I - falta cometida na defesa de prerrogativa profissional;
II - ausência de punição disciplinar anterior;
III - exercício assíduo e proficiente de mandato ou cargo em qualquer órgão da OAB;
IV - prestação de relevantes serviços à advocacia ou à causa pública.
Estão corretas:
	
	
	 
	Somente I, II e III.
	 
	I, II, III e IV.
	 
	Somente I, II e IV.
	 
	Somente II e IV.
	 
	Somente I e III.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201205163660)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba (0) 
	
	O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração, salvo se a falta for cometida perante o Conselho Federal (artigo 70 do EOAB). Cabe ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED), do Conselho Seccional competente, julgar os processos disciplinares, instruídos pelas Subseções ou por relatores do próprio Conselho, consultas em tese e litígios entre advogados.
Assinale a alternativa que esteja descontextualizada ao que foi afirmado:
	
	
	 
	O processo disciplinar tramita em sigilo, até o seu término, só tendo acesso às suas informações as partes, seus defensores e a autoridade judiciária competente (artigo 72, parágrafo 1º, do EOAB).
	 
	A representação será endereçada ao Presidente do Conselho Seccional ou ao Presidente da Subseção, por escrito ou verbalmente (artigo 56 do CED). Podendo, também, ser dirigida ao Tribunal de Ética e Disciplina para instaurar o processo ético-disciplinar e, neste caso, a representação poderá ser dirigida ao seu Presidente (artigo 56, parágrafo único, do CED).
	 
	O processo disciplinar tramita em sigilo, até o seu término, só tendo acesso às suas informações as partes, seus defensores e a autoridade judiciária competente (artigo 72, parágrafo 1º, do EOAB).
	 
	A representação não poderá ser anônima (artigo 55, parágrafo 2º, do CED).
	 
	A representação deverá conter a identificação do representante, com a sua qualificação; a narração dos fatos; os documentos e a indicação de outras provas a ser produzidas, bem como, se for o caso, o rol de testemunhas, até o máximo de cinco; a assinatura do representante ou a certificação de quem a tomou por termo, na impossibilidade de obtê-la (artigo 57 do CED). 
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201205075412)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	Michael foi réu em um processo criminal, denunciado pela prática do delito de corrupção passiva. Sua defesa técnica no feito foi realizada pela advogada Maria, que, para tanto, teve acesso aos comprovantes de rendimentos e extratos da conta bancária de Michael. Tempos após o término do processo penal, a ex-mulher de Michael ajuizou demanda, postulando, em face dele, a prestação de alimentos. Ciente de que Maria conhecia os rendimentos de Michael, a autora arrolou a advogada como testemunha. Considerando o caso narrado e o disposto no Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a afirmativa correta. 
	
	
	 
	Maria deverá depor como testemunha, mesmo que isto prejudique Michael, uma vez que não é advogada dele no processo de natureza cível, mas terá o direito e o dever de se calar apenas quanto às informações acobertadas pelo sigilo bancário de Michael. 
	 
	Maria deverá depor como testemunha, prestando compromisso de dizer a verdade, e revelar tudo o que souber, mesmo que isto prejudique Michael, uma vez que não é advogada dele no processo de natureza cível. 
	 
	Maria deverá recursar-se a depor como testemunha, ainda que Michael expressamente lhe autorize ou solicite que revele o que sabe. 
	 
	Em nenhuma hipótese, Maria não deverá recusar-se a depor como testemunha. 
	 
	Maria deverá recursar-se a depor como testemunha, exceto se Michael expressamente autorizá-la, caso em que deverá informar o que souber, mesmo que isto prejudique Michael. 
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201205163889)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	NÃO se inclui no conceito de ¿conduta incompatível com a advocacia¿, que caracteriza infração disciplinar:
	
	
	 
	prática reiterada de jogo de azar, não autorizado por lei;
	 
	incontinência pública e escandalosa;
	 
	toxicomania habitual
	 
	violar, sem justa causa, sigilo profissional.
	 
	embriaguez habitual.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201205163857)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	Segundo o Estatuto, o advogado que é condenado em processo disciplinar, em razão da falta de prestação de contas para seu cliente
	
	
	 
	será excluído pelo prazo mínimo de trinta dias a doze meses, perdurando até a satisfação integral da dívida.
	 
	será suspenso pelo prazo mínimo de trinta dias a doze meses, perdurando até a satisfação integral da dívida, inclusive com a correção monetária.
	 
	será suspenso pelo prazo mínimo de trinta dias a doze meses, pena que será revogada antes de fluir integralmente tal prazo, se comprovar a satisfação integral da dívida, inclusive com a correção monetária.
	 
	será suspenso pelo prazo mínimo de trinta dias a doze meses, período durante o qual dever satisfazer da dívida, sob pena de exclusão.
	 
	será suspenso pelo prazo mínimo de trinta dias a doze meses, sem qualquer prorrogação.
	Exercício: CCJ0152_EX_A10_201204087407_V1 
	Matrícula: 201204087407
	Aluno(a): ALINE RODRIGUES JACQUES 
	Data: 20/10/2017 15:07:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201204286680)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	V Exame de Ordem Unificado
O advogado Antônio é convocado para prestar depoimento como testemunha em ação em que um dos seus clientes é parte. Inquirido pelo magistrado, passa a tecer considerações sobre fatos apresentados pelo seu cliente durante as consultas profissionais, mesmo sobre estratégias que havia sugerido para a defesa do seu cliente. Não omitiu quaisquer informações. Posteriormente à audiência, foi notificado da abertura de processo disciplinar pelo depoimento prestado. Em relação ao caso acima, com base nas normas estatutárias, é correto afirmar que 
	
	
	 
	inquirido pelo magistrado, o advogado não pode se escusar de depor e prestar informações.
	 
	a quebra do sigilo profissional, ainda que judicialmente, como no caso, é infração disciplinar.
	 
	o sigilo profissional é uma faculdade do advogado.
	 
	no caso em tela, houve justa causa, capaz de permitir a revelação de dados sigilosos.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201204286859)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	VI Exame de Ordem Unificado
Mévio, advogado recém-formado com dificuldades de iniciar sua atividade profissional, propõe a colegas de bairro e de escola a participação percentual nos honorários dos clientes que receber para consultas ou que pretendam ajuizar ações judiciais.
Consoante as normas aplicáveis, assinale a alternativa correta em relação à conduta de Mévio. 
	
	
	 
	É possível, desde que conste em contrato escrito entre as partes.
	 
	Desde que os serviços advocatícios sejam prestados por Mévio, inexiste infração disciplinar.
	 
	Caracteriza agenciamento de causas com participação dos honorários.
	 
	O agenciamento de clientela é admitido em situações peculiares como essa.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201204289081)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	VII Exame de Ordem Unificado 
Determinado advogado, valendo‐se dos poderes para receber, que lhe foram outorgados pelo autor de certa demanda, promove o levantamento da quantia depositada pelo réu e não presta contas ao seu cliente, apropriando‐se dos valores recebidos. Por tal infração disciplinar, qual a sanção prevista no Estatuto da Advocacia e da OAB? 
	
	
	 
	Exclusão.
	 
	Suspensão pelo prazo de 30 (trinta) dias a 12 (doze) meses, perdurando a suspensão até que o advogado satisfaça integralmente a dívida.
	 
	Censura, com possibilidade de conversão em advertência, caso o advogado infrator preste contas ao seu cliente antes do fim do processo disciplinar instaurado na OAB.
	 
	Suspensão pelo prazo máximo de 30 (trinta) dias.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201205153693)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Com relação às atribuições do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	 
	Compete ao Conselho Federal representar, com exclusividade, os advogados brasileiros nos órgãos e eventos internacionais da advocacia.
	 
	Compete ao Conselho Federal julgar, em grau de recurso, as questões decididas pelos Conselhos Seccionais, nos casos previstos no estatuto da OAB e no regulamento geral. 
	 
	Compete ao Conselho Federal adotar medidas para assegurar o regular funcionamento dos Conselhos Seccionais.
	 
	Compete ao Conselho Federal elaborar seu regimento e os regimentos dos Conselhos Seccionais. 
	 
	Compete ao Conselho Federal velar pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da advocacia.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201204286843)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	VI Exame de Ordem Unificado
Mévio é advogado empregado de empresa de grande porte atuando como diretor jurídico e tendo vários colegas vinculados à sua direção. Instado por um dos diretores, escala um dos seus advogados para atuar em processo judicial litigioso, no interesse de uma das filhas do referido diretor. À luz das normas estatutárias, é correto afirmar que 
	
	
	 
	a atuação do advogado empregado nesses casos pode ocorrer voluntariamente, sem relação com o seu emprego.
	 
	a relação de emprego retira do advogado sua independência profissional, pois deve defender os interesses do patrão.
	 
	a defesa dos interesses dos familiares dos dirigentes da empresa está ínsita na atuação profissional do advogado empregado.
	 
	em casos de dedicação exclusiva, a jornada de trabalho máxima do advogado será de quatro horas diárias e de vinte horas semanais.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201204286667)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	V Exame de Ordem Unificado
José foi condenado criminalmente, com sentença transitada em julgado, e, paralelamente, punido também em processo disciplinar perante a OAB em função dos mesmos atos que resultaram naquela condenação criminal. Nos termos das normas estatutárias, é correto afirmar que 
	
	
	 
	é pressuposto da reabilitação à OAB o deferimento da criminal.
	 
	a reabilitação administrativa é pressuposto da criminal.
	 
	ambas as reabilitações podem tramitar paralelamente.
	 
	a reabilitação administrativa independe da criminal.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201204289080)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	VII Exame de Ordem Unificado 
Lara é sócia de determinada sociedade de advogados com sede no Rio de Janeiro e filial em São Paulo. Foi convidada a integrar, cumulativamente e também como sócia, os quadros de outra sociedade de advogados, esta com sede em São Paulo e sem filiais. Aceitou o convite e rapidamente providenciou sua inscrição suplementar na OAB/SP, tendo em vista que passaria a exercer habitualmente a profissão nesse estado. 
	
	
	 
	Lara agiu corretamente e sequer era necessário que promovesse sua inscrição suplementar, pois passaria a exercer a profissão em São Paulo na qualidade de sócia e não de advogada empregada da sociedade em questão.
	 
	Lara agiu corretamente, pois, considerando‐se que passaria a atuar em mais do que cinco causas por ano em São Paulo, era necessário que promovesse sua inscrição suplementar nesse estado.
	 
	Lara não agiu corretamente, pois é vedado ao advogado integrar mais de uma sociedade de advogados com sede ou filial na mesma área territorial do respectivo Conselho Seccional.
	 
	Lara não agiu corretamente, pois é vedado ao advogado integrar mais de uma sociedade de advogados dentro do território nacional.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201205163890)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Sobre as Caixas de Assistência dos Advogados, é INCORRETO afirmar: 
	
	
	 
	pode sofrer intervenção, mediante deliberação do Conselho Seccional a que se vincule.
	 
	possuem personalidade jurídica própria, destinando-se a prestar assistência aos inscritos no Conselho Seccional a que se vincule. 
	 
	em caso de sua extinção, tem seu patrimônio revertido ao Conselho Federal da OAB.
	 
	possui diretoria composta de 5 ( cinco) membros.
	 
	em benefício dos advogados, a Caixa pode promover a seguridade complementar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando